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- O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEMPublication . Ribeirinha, Teresa; Baptista, Mónica; Correia, MarisaA investigação sugere que o desenvolvimento de atividades que integrem conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (atividades integradas STEM), em contextos formais pode, não só, suscitar o interesse dos alunos por estas áreas, bem como, minorar a desigualdade de género evidenciada nestas áreas. Este estudo teve como objetivo analisar o efeito de atividades integradas STEM, desenvolvidas na disciplina de Química do 12.º ano de escolaridade, nas perceções dos alunos relativas ao interesse em seguir carreiras STEM. Adotou-se uma abordagem quantitativa com medidas de pré-teste e pós-teste, para uma amostra de conveniência, constituída por 191 alunos. Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significativa nas intenções dos rapazes de prosseguirem oportunidades educativas que poderiam conduzir a uma carreira nestas áreas, após a realização das atividades, enquanto os resultados do sexo feminino não apresentaram diferenças. Estes resultados realçam a importância das atividades integradas STEM no desenvolvimento e manutenção do interesse dos alunos pelo prosseguimento de estudos nestas áreas. Além disso, reforçam a necessidade destas atividades serem incorporadas em níveis de ensino inferiores e de forma
- Atividades STEM no 1.º Ciclo – uma experiência na formação inicial de professoresPublication . Correia, Marisa; Clara Martins, Maria; Gonçalves Camacho, António GeorgeFace aos desafios globais do século XXI, tem-se defendido uma abordagem educativa que articule a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática (STEM), capaz de fomentar a literacia nestas áreas e de contribuir para o desenvolvimento de competências do século XXI: colaboração; pensamento crítico; criatividade; resolução de problemas; literacia digital. Contudo, vários desafios se colocam aos professores, nomeadamente, a integração dos conteúdos, a inclusão das práticas de engenharia e a utilização das tecnologias digitais sem ser como mero recurso. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, estes desafios são acrescidos. Pretendemos apresentar uma atividade envolvendo conteúdos da Matemática, das Ciências Físico-Naturais e das Ciências Sociais, para o 3.º ano, do 1.º Ciclo, desenvolvida na formação inicial de professores. A atividade de caráter investigativo, assente no Modelo dos 6E, parte de um problema real; envolve a experimentação, a recolha e a interpretação de dados; e inclui a construção de uma bússola e a exploração do Google Maps®. A reflexão que os futuros professores fazem sugere que estes identificam vantagens na articulação entre as áreas STEM, estando conscientes de que o papel do professor é muito mais desafiante.
- Outdoor STEAM Education: opportunities and challengesPublication . Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Paz-Beirante, David; Santos, Raquel; Simões Dias, Isabel; Luís, Helena; Catela, David; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Serrão-Arrais, Ana; Portelada, António; Pinto, Paula; Simões, Vera; Ferreira, Maria Regina; Franco, Susana; Clara Martins, MariaThere is a consensus that students should be involved in interdisciplinary activities that promote a solid education in STEAM subjects from an early age. The outdoor settings of schools present an advantageous context for STEAM education, allowing for a myriad of learning experiences. To understand how teachers perceive the pedagogical use of the school’s outdoor space, a study was carried out in a cluster of schools in a Portuguese city, including one middle school and 10 kindergarten and elementary schools. A mixed methods approach was used, combining a questionnaire for teachers (N = 49) with interviews (N = 8). The results indicate that teachers’ perceptions of the characteristics of their school’s outdoor spaces either facilitate or hinder the implementation of outdoor pedagogical activities. Most teachers concur that the outdoors provides contact with nature and encourages interdisciplinary and collaborative activities. However, the teachers surveyed admit to using the school’s outdoor spaces only occasionally, and this use decreases as the educational level at which they teach increases. The most common use of outdoor spaces is for physical and motor activities, promoting the well-being of children and youth. Although interdisciplinary activities in outdoor spaces are recognised, their implementation is limited and hampered by factors such as the length of curricula and the lack of training for teachers in these approaches. In this sense, there is an urgent need to train teachers in the interdisciplinary use of outdoor spaces to promote a solid education in STEAM subjects.
- Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumosPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
- Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysisPublication . Cavadas, Bento; Correia, MarisaSeguindo as orientações de reconfiguração dos espaços de aprendizagem que surgiram da necessidade de desenvolver competências do século XXI, um espaço de aprendizagemnuma instituição de ensino superior portuguesafoi alvo de intervenção, transformando-o num ambiente educativoinovador (AEI). Assim, este estudo preliminar tem como foco identificar as perceções dos alunos sobre os atributos deste AEI, emtrês dimensões: espaço físico, tecnologia e pedagogia. Para tal, foi aplicado um questionário a estudantes de licenciaturaque utilizavam frequentemente o AEI. Os resultados mostraram que pelo menos 60% dos participantes avaliaram cada atributo do AEIe oimpacto dos atributos do AEIno seu desempenho com as classificações mais altas. Para além disso, mais de 75% dos estudantesatribuíram os valores mais elevados ao impacto na abordagem pedagógica experienciada em todosos atributosinquiridose mais de 80% consideraram o layout do AEIadequado para a interação com os outro
- Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadoresPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, InêsNeste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, designadamente no que concerne à problematização e disponibilização de instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva. Abordar-se-ão dois eixos fundamentais: i. produção de recursos de apoio à educação inclusiva, concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, mas no sentido da reflexão, da tomada de decisão consciente e da adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. reforço do investimento na capacitação de docentes - incluindo, naturalmente, os que presentemente desempenham funções de administração - em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas.
- Supporting the development of pre-service primary teachers PCK and CK through a STEM ProgramPublication . Correia, MarisaSTEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) education has received great attention in recent years not only for promoting interest and learning in these areas but also for encouraging children and young people to pursue careers in them. This research explored the effects of a STEM program in developing the primary pre-service teachers’ Content Knowledge (CK) and Pedagogical Content Knowledge (PCK) about sound. A qualitative and interpretative study analyzed the impact of a STEM program on the CK and PCK of 18 pre-service primary teachers that were attending a master’s degree program in a Portuguese higher education institution. The data was collected from their lesson plans, field notes, a focus group interview, and participants assignments throughout the STEM activities carried out. Findings revealed several scientific misconceptions and weaknesses in the participants’ PCK. Nevertheless, there was a clear positive impact on pre-service teachers’ CK and PCK, specifically regarding the principles underlying STEM integration that was proposed in the conceptual framework.
- Pedagogical innovation and distance education in higher education in the (post-) COVID eraPublication . Santos Silva, Perpétua; Correia, MarisaThe COVID-19 pandemic highlighted the urgent need for higher education institutions to promote pedagogical innovation. Although it is evident that distance learning is different from emergency remote teaching, this crisis response provided a good opportunity to acknowledge the benefits of distance education. However, for an effective and sustainable change it is essential to identify the key success factors of distance learning. This paper presents the main contributions of a research related to the transition from face-to-face to remote education, carried out in a Portuguese Higher Education School during the COVID-19 pandemic, that explored college students and teaching staff acceptance of emergency remote teaching. From a methodological point of view, we followed a quantitative approach with the application of two questionnaires, one to the students and the other to the teaching staff. We have identified some constraints faced by the respondents, but also a set of factors with a positive impact on distance education success: access to technological resources, digital skills, work conditions, heavy workload, and learning environment; flexibility, guidance, and interaction; assessment criteria and practices are some examples that will be discussed in this paper. Findings from this study enhance the discussion around dimensions such as pedagogical innovation and the development of teaching staff digital skills. Additionally, findings revealed openness of professors and students to adopt distance learning in the future. Finally, these conclusions contribute not only to improve institution's study programs, but also to pave the way for the creation of new ones in distance learning modalities (b-learning or e-learning).
- Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadoresPublication . Cavadas, Bento; Correia, MarisaEste trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.
- STEM Career Aspirations Among Portuguese Secondary School StudentsPublication . Ribeirinha, Teresa; Correia, Marisa; Baptista, MónicaThe main objective of this study was to investigate the Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) career interests of secondary school students in Portugal. Data were collected from a sample of 190 twelfth grade students, consisting of 106 females and 84 males, using the STEM Career Interest Survey. The results showed that interest in careers in engineering tended to be lower than interest in mathematics, science, and technology among secondary school students. The study also found a gender gap in students' interest in science, engineering, and technology careers. Female students were less interested in engineering and technology-related careers than their male counterparts, but more interested in science-related careers. These findings can inform education policy makers, curriculum developers, teachers, and researchers about the importance of STEM education in nurturing and cultivating students' interest in STEM fields.