Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEM

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
atas_challenges2024-705-713.pdf278.1 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação sugere que o desenvolvimento de atividades que integrem conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (atividades integradas STEM), em contextos formais pode, não só, suscitar o interesse dos alunos por estas áreas, bem como, minorar a desigualdade de género evidenciada nestas áreas. Este estudo teve como objetivo analisar o efeito de atividades integradas STEM, desenvolvidas na disciplina de Química do 12.º ano de escolaridade, nas perceções dos alunos relativas ao interesse em seguir carreiras STEM. Adotou-se uma abordagem quantitativa com medidas de pré-teste e pós-teste, para uma amostra de conveniência, constituída por 191 alunos. Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significativa nas intenções dos rapazes de prosseguirem oportunidades educativas que poderiam conduzir a uma carreira nestas áreas, após a realização das atividades, enquanto os resultados do sexo feminino não apresentaram diferenças. Estes resultados realçam a importância das atividades integradas STEM no desenvolvimento e manutenção do interesse dos alunos pelo prosseguimento de estudos nestas áreas. Além disso, reforçam a necessidade destas atividades serem incorporadas em níveis de ensino inferiores e de forma
Research suggests that developing activities that integrate science, technology, engineering, and mathematics content (integrated STEM activities) into formal contexts can not only increase students' interest in these fields, but also reduce gender inequalities in these fields. This study aimed to analyse the impact of integrated STEM activities developed in a 12th grade chemistry class on students' perceptions of their interest in pursuing STEM careers. A quantitative approach was adopted with pre- and post-test measures for aconvenience sample of 191 students. The results showed a statistically significant difference in boys' intentions to pursue educational opportunities that could lead to careers in these fields after completing the activities, while the results for girls showedno difference. These findings highlight the importance of integrated STEM activities indeveloping and maintaining students' interest in studying these subjects. They also reinforce the need to integrate these activities at lower levels of education and in a more systematic way to increase girls' confidence in STEM.

Description

Keywords

alunos do ensino secundário atividades integradas STEM educação STEM interesse em carreiras STEM secondary school students integrated STEM activities STEM education interest in STEM careers

Citation

Ribeirinha, T., Baptista, M., & Correia, M. (2024). O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEM. In Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife (pp. 703-711). Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho

CC License