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de Castro Garcia Coelho Dias, Paulo Jorge

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  • O impacto socioeconômico da implementação do programa jovem aprendiz a partir da inclusão laboral dos jovens aprendizes atendidos pelo instituto federal de brasília - campus estrutural
    Publication . Silva, Priscila de Fátima; Dias, Paulo Coelho; Póvoas, Francisco
    Este artigo trata de uma pesquisa realizada com jovens ex alunos do Curso de Jovem Aprendiz Auxiliar de Mecânico de Autos do Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural, no Brasil. O objetivo da investigação foi analisar o impacto da aprendizagem profissional (Programa Jovem Aprendiz), a partir da inclusão socioeconômica e profissional dos jovens aprendizes atendidos no período entre 2013 e 2015. Metodologicamente, a realização da pesquisa de campo focou-se numa abordagem complementar entre procedimentos quantitativos e qualitativos. A população amostral foi composta por dez jovens, sendo duas mulheres e oito homens, e de um professor do IFB. O Plano de Observação para o levantamento dos dados primários pautou-se pelo uso da técnica de inquérito por entrevistas não estruturadas e semiestruturadas. Em termos de Resultados, constatouse, com base na técnica de análise de conteúdo, que a maioria dos jovens recebeu proposta de emprego ao concluir a aprendizagem. Na visão dos que não receberam (minoria), os fatores que contribuíram para não terem recebido uma proposta estão relacionados à desaceleração econômica, à questão de gênero e à política da empresa. Ambos os grupos reconheceram melhorias socioeconômicas pessoais e familiares pela participação no Programa. Por fim, os resultados obtidos evidenciaram a relevância que a aprendizagem profissional tem, como uma política pública voltada para inserção laboral de jovens, por englobar, pelo menos, duas dimensões fundamentais à inclusão social do público juvenil que são o trabalho e a educação.
  • Estratégias de estudo dos alunos no âmbito dos processos de socialização
    Publication . Dias, Paulo Coelho
    Neste artigo analisamos o tempo que uma amostra de alunos de Lisboa dos 5º, 7º e 12º anos, dedicam às mais importantes fontes de informação disponíveis para o estudo das ciências: o manual escolar, os apontamentos, o visionamento de documentários científicos (BBC Vida Selvagem, National Geographic, Discovery Channel, etc.), o uso da Internet e CD-ROM, filmes e vídeos e/ou livros e revistas científicos. Neste âmbito, é problematizada a influência familiar e do professor, por um lado; e a motivação para ciências e o género dos alunos, por outro. Os resultados evidenciam que as estratégias de estudo dos alunos são fundamentalmente influenciadas pela família comparativamente à influência do professor. Fica claro, que as referidas estratégias de estudo dos alunos variam em função da sua origem social, do género e do ano de estudo (5º, 7º ou 12º ano).
  • TIC no ensino secundário: usos e mediações
    Publication . Dias, Paulo Coelho; Almeida, Nuno; Abrantes, Pedro; Rodrigues, Carla
    A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.
  • Os determinantes da eficácia organizacional na resposta social Centro de Dia, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas – Uma abordagem multistakeholder
    Publication . Isidoro, Anabela Santos; Dias, Paulo Coelho; Leal, Susana
    O papel das organizações de Economia Social (ES) é cada vez mais importante nas sociedades ocidentais e um pouco por todo o mundo. Neste domínio, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) são um dos grupos de entidades de Economia Social com maior expressão em Portugal. Atendendo que (a) o envelhecimento da população determina que o número de pessoas beneficiárias dos serviços prestados pelas organizações de ES em geral, e das IPSS em particular, seja crescente e que, (b) cada vez mais, ganham importância as questões atinentes à sustentabilidade e à eficácia destas entidades, interessa investigar quais os determinantes da eficácia organizacional nas IPSS. É precisamente este o objetivo geral desta investigação. Como objetivo específico visa-se identificar os determinantes da eficácia organizacional, de acordo com uma abordagem multistakeholders, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas (CBESZA).Quanto à metodologia, dado que nos interessa conhecer em profundidade uma realidade concreta e restrita, optámos pelo estudo de caso. Assim, os dados foram recolhidos e tratados através de metodologias qualitativas por recurso a entrevistas e análise de documentos. Após a seleção dos stakeholders relevantes para a organização em estudo, selecionou-se uma amostra representativa destes (6 clientes, 5 colaboradores, 6 familiares de clientes e 3 membros da direção) aos quais se efetuaram entrevistas semiestruturadas com vista a identificar os determinantes da eficácia organizacional. Após a análise de conteúdo das respostas, por tipo de stakeholder, categorizou-se os determinantes da eficácia organizacional, identificaram-se as subcategorias e identificou-se a importância relativa de cada categoria e subcategoria. Este estudo proporcionou um maior conhecimento acerca da organização e permitiu concluir que os determinantes da eficácia organizacional variam em função dos interesses dos diferentes stakeholders. Os resultados desta investigação permitem, em trabalho futuro, desenvolver um modelo de avaliação da eficácia organizacional do serviço em estudo.
  • Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacional
    Publication . Pires, Carlos; Dias, Paulo Coelho; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Machado, Joaquim; Formosinho, João; Colaço, Susana; Cardona, Maria João
    Esta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que visam refletir diferentes questões da atualidade através da apresentação de pesquisas significativas para refletir a influência de questões politicas e institucionais que condicionam as práticas educativas dos estabelecimentos de ensino dos vários níveis de ensino. Pretende-se que este livro seja o primeiro de uma coleção que integre pesquisas de seminários realizados no âmbito do Mestrado ou de relevância para as problemáticas abordadas no âmbito do curso; assim como a publicação dos trabalhos finais realizados pelos formandos e formandas, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Refletir a dimensão política e institucional é o ponto de partida que orienta os diferentes textos deste livro que serviram, ou vão servir de base ao trabalho formativo e de pesquisa realizado. As temáticas são diversas, as metodologias de estudo seguidas também, mas têm em comum a sua atualidade e pertinência no atual contexto socioeducativo. Começando pelo estudo da Escola a Tempo Inteiro em Portugal, realizado por Carlos Pires, no âmbito da Administração Educacional, parte de um mapeamento dos principais estudos realizados sobre esta temática analisando as suas características e fundamentos a nível teórico e metodológico e reflete aspetos que carecem de ser aprofundados. No segundo texto, Paulo Coelho Dias analisa a problemática: Tipo de professor e tipo de turma apresentando um estudo realizado em Portugal no âmbito do ensino básico e analisa, entre outros aspetos, a organização das turmas e a necessidade da contextualização relacional da eficácia pedagógica do professor. Se a variável tipo de professor é fundamental esta variável interage com o tipo de turma, não podendo a eficácia do professor ser desligada das características da turma com a qual trabalha. Sónia Galinha, baseando-se na disciplina que leciona no mestrado apresenta diferentes perspetivas sobre o estudo da Psicossociologia das instituições educativas. 7 O quarto texto, escrito pelos professores Joaquim Machado e João Formosinho abordam as atuais características e a evolução que está subjacente à formação especializada em administração e gestão escolar em Portugal, colocando questões sobre as perspetivas futuras a que esta deve obedecer para dar resposta às questões que na atualidade afetam os estabelecimentos educativos. Susana Colaço e Maria João Cardona, com base na sua experiência como docentes do mestrado refletem questões relativamente à forma como a formação para a investigação em administração educacional é abordada, dando um particular destaque ao trabalho realizado no âmbito e uma parceria estabelecida com o Instituto Federal de Brasilia. Neste texto para além de serem destacadas algumas das metodologias de formação seguidas, são analisadas as principais temáticas que têm vindo a ser escolhidas pelos formandos e formandas para os trabalhos finais do mestrado. Por ultimo é apresentado o trabalho realizado no âmbito da formação de diretores de escolas do ensino básico, no âmbito do Projeto RIQUEB - Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, projeto desenvolvido em São Tomé e Príncipe, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com uma equipa de trabalho designada pelo Ministério da Educação deste país, entre 2013 e 2016. É com muito orgulho que apresentamos o primeiro número desta nova coleção que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém inicia sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
  • Autonomia das escolas no âmbito da autonomia autárquica. Autonomia ou antinomia?
    Publication . Dias, Paulo Coelho
    Resumo. Analisamos neste artigo os principais processos estruturantes ligados à autonomização das escolas em Portugal. Neste âmbito, centramo-nos, especificamente, na relação algo ambígua que se estabelece entre a autonomia autárquica e a autonomia escolar. Essencialmente, propugnamos uma legislação urgente para regular, de forma consistente, a articulação institucional entre a escola e a autarquia.
  • Os determinantes da eficácia organizacional numa organização de economia social:um estudo de caso
    Publication . Isidoro, Anabela Santos; Dias, Paulo Coelho; Leal, Susana
    Este trabalho investiga os determinantes da eficácia organizacional de uma organização do setor da Economia Social (Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas, Portugal) seguindo uma abordagem multistakeholder. Através de vinte entrevistas semiestruturadas realizadas aos clientes, familiares de clientes, colaboradores e Direção identificam-se os fatores que mais relevam para a eficácia organizacional: (a) capacidade de gestão e liderança da Direção e Direção Técnica; (b) qualidade, acessibilidade, diversidade das instalações (adequadas aos fins a que se destinam); (c) adequação e diversidade das atividades de animação/ocupação; (d) qualidade, diversidade e adequação da alimentação; (e) competências pessoais e técnicas dos colaboradores; (f) satisfação e bem-estar dos stakeholders; (g) motivação e gestão das equipas de trabalho; (h) sustentabilidade financeira
  • Pedagogia da alternância e o papel do educador social (professores e gestores) frente aos desafios de implantação da educação do campo no instituto federal de brasília – campus planaltina
    Publication . Cruz, Davi Lucas Macedo Neves; Dias, Paulo Coelho
    É cada vez mais reconhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho decorre de um estudo que teve como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo e da Educação Profissional na execução do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância que foi desenvolvido exclusivamente a assentados da Reforma Agrária na Superintendência Regional – 28 no Brasil. Este estudo analisou a implementação e execução do projeto sob o prisma da prática pedagógica do professor, das experiências dos alunos e da gestão. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativo, apresentada com a utilização de questionários semiestruturados aplicados aos professores, gestores e alunos vinculados ao curso. Após analisar os resultados com uma triangulação dos dados, percebemos que a utilização da Pedagogia da Alternância não é unânime entre os professores para sua execução. Dessa maneira, apesar de o Instituto ter planejado uma Pedagogia da Alternância Integrativa ou Formativa acabou executando uma Pedagogia da Alternância Justapositiva, o que não atende, pelo menos por completo, aos anseios do que foi planeado.
  • Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
    Publication . Silva, Juana; Dias, Paulo Coelho; Silva, Maria Cristina da
    Este estudo refere-se à apresentação dos resultados definitivos de uma investigação desenvolvida no âmbito de uma Dissertação de mestrado centrada no estudo do cenário de evasão e eficiência dos cursos técnicos subsequentes em Eventos, Informática e Serviços Públicos do Campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, com destaque para os possíveis fatores que levam os estudantes à evasão escolar. Metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica do tema no contexto da educação profissional; Paralelamente, foi feito um levantamento de dados por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação (SISTEC) e por meio do Registro Acadêmico do Campus Brasília; posteriormente, procedemos à tabulação dos mesmos de forma a traçar o panorama dos cursos para posteriormente procedermos a aplicação de uma metodologia mista com a aplicação de questionários e entrevistas a evadidos e concluintes dos cursos estudados. Constatou-se que a capacidade de resiliência e de permanência dos estudantes, construída por meio de suportes sociais e pedagógicos no ambiente escolar e familiar, são fatores de forte influência para a permanência do estudante e que fatores relacionados a questões socioeconômicas, desde logo, a necessidade de trabalhar em detrimento de estudar influencia significativamente na alta taxa de evasão/abandono escolar. Percebe-se que é necessária a adoção de uma nova postura de pesquisadores, educadores, gestores e comunidade em geral que considere a sua corresponsabilidade nos resultados escolares, e na adoção de uma postura ativa e humana de enfrentamento do problema de forma global.
  • ICT in portuguese secondary schools: from resistance to innovation
    Publication . Abrantes, Pedro; Alves, Nuno; Dias, Paulo Coelho; Rodrigues, Carla
    El artículo adopta una perspectiva organizacional los modos e intensidades diferentes de implementación de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en doce escuelas secundarias portuguesas. Un ambicioso Plan Tecnológico para la Educación ha generado cambios significativos en las escuelas públicas en los últimos años. Sin embargo, las respuestas de directores, docentes y alumnos en estas escuelas, complementados por los informes de evaluación externa, demuestran que los recursos, estrategias y usos pedagógicos de las TIC varían enormemente entre escuelas, desafiando el principio constitucional de la igualdad de oportunidades. La investigación ha identificado tres categorías de escuelas con relación a este dominio: innovadoras, ambivalentes y tradicionales. Liderazgo, coordinación tecnológica, identidad de escuela, cooperación entre departamentos y acuerdos con organizaciones del entorno son señalados como factores clave para explicar el alto grado de diversidad. El artículo concluye con una perspectiva de las implicaciones de estos resultados, tanto para la investigación como para las políticas públicas.