Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégias de estudo dos alunos no âmbito dos processos de socialização

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
7766-21843-1-SM.pdf502.84 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo analisamos o tempo que uma amostra de alunos de Lisboa dos 5º, 7º e 12º anos, dedicam às mais importantes fontes de informação disponíveis para o estudo das ciências: o manual escolar, os apontamentos, o visionamento de documentários científicos (BBC Vida Selvagem, National Geographic, Discovery Channel, etc.), o uso da Internet e CD-ROM, filmes e vídeos e/ou livros e revistas científicos. Neste âmbito, é problematizada a influência familiar e do professor, por um lado; e a motivação para ciências e o género dos alunos, por outro. Os resultados evidenciam que as estratégias de estudo dos alunos são fundamentalmente influenciadas pela família comparativamente à influência do professor. Fica claro, que as referidas estratégias de estudo dos alunos variam em função da sua origem social, do género e do ano de estudo (5º, 7º ou 12º ano).

Description

Keywords

aprendizagem em ciências estratégias de ensino aprendizagem televisão

Citation

Dias, Paulo (2011). Estratégias de estudo dos alunos no âmbito dos processos de socialização. Sociologia, Problemas e Práticas,66,71-94. ISBN - 0873-6529

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociologia, Problemas e Práticas

CC License