Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
502.84 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo analisamos o tempo que uma amostra de alunos de Lisboa dos 5º, 7º e 12º anos, dedicam às mais importantes fontes de informação disponíveis para o estudo das ciências: o manual escolar, os apontamentos, o visionamento de documentários científicos (BBC Vida Selvagem, National Geographic, Discovery Channel, etc.), o uso da Internet e CD-ROM, filmes e vídeos e/ou livros e revistas científicos. Neste âmbito, é problematizada a influência familiar e do professor, por um lado; e a motivação para ciências e o género dos alunos, por outro.
Os resultados evidenciam que as estratégias de estudo dos alunos são fundamentalmente influenciadas pela família comparativamente à influência do professor. Fica claro, que as referidas estratégias de estudo dos alunos variam em função da sua origem social, do género e do ano de estudo (5º, 7º ou 12º ano).
Description
Keywords
aprendizagem em ciências estratégias de ensino aprendizagem televisão
Citation
Dias, Paulo (2011). Estratégias de estudo dos alunos no âmbito dos processos de socialização. Sociologia, Problemas e Práticas,66,71-94. ISBN - 0873-6529