Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 40
  • The impact of student-curated exhibitions about socio-scientific issues on students’ perceptions regarding their competences and the science classes
    Publication . Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica; Linhares, Elisabete
    The IRRESISTIBLE Project (FP7, Grant 612367) had the aim of involving teachers, students, and the public in the discussion on Responsible Research and Innovation (RRI), promoting both the construction of knowledge on cutting-edge (and controversial) research topics and the discussion about the criteria that these research/innovation processes should respect in order to be considered as responsible. These criteria also represent a strong contribution to a more sustainable future for all. This quantitative research evaluates the impact of IRRESISTIBLE’s student-curated exhibitions–about the RRI dimensions of cutting-edge research topics (socio-scientific issues)–on students’ perceptions regarding their scientific competences and the science classes. A pre- and post-test questionnaire was developed, validated, and applied to students from 10 countries. The overall results of the statistical analysis indicate that students improved their perceptions regarding their competences in developing exhibitions in science classes as a way of creating awareness on topics relating to science, technology, and society. This activity reinforced students’ perceptions that in science classes they: (a) discuss current issues and how they impact their lives; (b) develop socially relevant projects; and (c) learn how to influence other citizens’ decisions about social issues related to science, technology, and the environment with the aim of assuring a more sustainable future.
  • Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básico
    Publication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Durão, Conceição; Moreira, Conceição; André, Joaquim; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Cavadas, Bento
    Este trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro de 2021. As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) e nas aprendizagens essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação do 2.º CEB. As propostas foram implementadas por estudantes da formação inicial de professores do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, nos respetivos contextos de estágio: Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano) e Escola Básica 2,3 D. João II (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira), em Santarém. Os alunos do 2.º CEB realizaram diferentes procedimentos de dobragem de papel com o apoio de guiões e dos recursos educativos digitais respetivos de duas propostas de trabalho - construção de um morcego e construção de uma estrela octogonal.
  • SOS Biodiversidade
    Publication . Linhares, Elisabete; Nobre, Sílvia; Neto, Beatriz; Cunha, Luísa; Mendes, Ema
    A presente oficina, dinamizada por estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza, procurou abordar a proteção da vida terrestre do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável -15, que visa a conservação, recuperação e gestão sustentável dos ecossistemas terrestres, combatendo desertificação, reduzindo degradação de habitats, integrando valores e biodiversidade no planeamento nacional/local e promovendo a reflorestação. Destaca-se a desflorestação, que resulta na perda de habitat e biodiversidade. A oficina procurou sensibilizar as crianças sobre as consequências dessa realidade, com o objetivo de consciencializar o público sobre estas problemáticas ambientais. O público-alvo foi formado por alunos do 3.º ano de uma escola pública do distrito de Santarém, com idades compreendidas entre os sete e oito anos de idade. A oficina consistiu na simulação de um episódio de desflorestação, através da realização do tradicional jogo das cadeiras adaptado à temática. Destaca-se a personagem do lenhador e a caracterização das espécies de aves e árvores autóctones. Foi possível verificar que as crianças foram bastante participativas, envolvendo-se no jogo realizado sobre a desflorestação e as consequências da mesma. Considera-se que o jogo promoveu uma interação positiva entre as crianças através das questões colocadas e pela partilha de situações do quotidiano vivenciadas com a família. A dinamização da oficina permitiu às estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza aprender a lidar com crianças desta faixa etária e a sair da zona de conforto. Concomitantemente, procurou-se educar o público-alvo em relação à problemática ambiental explorada na oficina. Concluise que esta dinâmica foi bastante importante, não só para quem dinamizou a oficina, mas também para as crianças aprenderem mais, e de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar o ambiente.
  • Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativas
    Publication . Cardona (coord.), Maria João; Linhares (coord.), Elisabete
    Esta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que divulgam alguns dos trabalhos finais realizados pelos/as formandos e formandas no âmbito do Mestrado, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Os textos reunidos nesta publicação refletem uma perspetiva integradora que resulta da parceria criada com o Instituto Federal de Brasília refletindo questões emergentes com as quais os profissionais da educação lidam diariamente. Estas pesquisas podem, assim, constituir-se como uma referência para as instituições educacionais, conforme enuncia o Professor Wilson Conciani no prefácio deste livro. Este é já o segundo livro de uma coleção que a ESE I IPSantarém irá continuar a publicar sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
  • A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos
    Publication . Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica; Linhares, Elisabete
    O Projeto IRRESISTIBLE teve como objetivo envolver professores, alunos e membros da comunidade na discussão sobre Investigação e Inovação Responsáveis (IIR), promovendo a construção de conhecimento sobre tópicos de investigação de ponta (e controversos) (Controvérsias Sociocientíficas - CSC) e a discussão sobre os critérios que os processos de investigação/inovação devem respeitar para serem considerados responsáveis. Este artigo apresenta resultados sobre o potencial educacional das exposições IRRESISTIBLE construídas pelos alunos sobre CSC e as suas dimensões de IIR. As exposições foram construídas pelos alunos em diferentes contextos - escolas, universidades, museus e locais públicos - e foram assumidas como uma estratégia de ativismo através da qual os alunos informaram a comunidade sobre a CSC que haviam investigado e desencadearam discussão sobre as condições necessárias para garantir práticas de IIR nessas áreas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos participantes de 10 países. Os resultados gerais indicam que os alunos melhoraram as suas perceções sobre as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados com ciência, tecnologia e sociedade. Esta atividade reforçou a perceção dos alunos de que nas aulas de ciências eles desenvolvem projetos socialmente relevantes e aprendem como influenciar as decisões de outros cidadãos sobre questões sociais relacionadas com ciência, tecnologia e ambiente, com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável.
  • Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumos
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
  • BioArte a partir de uma fábula: construção de uma cadeia alimentar em plasticina [Poster presentation].
    Publication . Nobre, Sílvia; Linhares, Elisabete; Casanova, Joana; Cíntia, Rosa; Pereira, Tomás
    As cadeias alimentares são representações gráficas que ilustram as relações alimentares entre diferentes organismos num ecossistema. Cada espécie desempenha um papel específico na cadeia, contribuindo para a regulação das populações, a distribuição eficiente de recursos e a resiliência do ecossistema diante de mudanças ambientais. O desequilíbrio dos ecossistemas ocorre quando algum dos seus elementos é reduzido em quantidades, adicionado ou subtraído. Estas mudanças podem originar efeitos na cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. A abordagem desta temática revela-se de grande importância na educação, formação e na sensibilização das crianças. Dada esta relevância, a dinamização de uma oficina com o 1.º CEB revelou-se como pertinente para sensibilizar e promover um entendimento em relação a estas problemáticas ambientais. Participaram da presente oficina 24 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública da cidade de Santarém. A oficina pedagógica envolveu a leitura de uma fábula cuja temática se centrou na abordagem do funcionamento de uma cadeia alimentar. Foi proposto aos alunos a construção de uma cadeia alimentar, como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos através da fábula, utilizando as personagens do conto construídas em plasticina, e setas exemplificativas das relações alimentares. A recolha de dados envolveu os registos efetuados pelas crianças, fotografias da atividade e vídeos. Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo pela atividade e as intervenções que realizaram permitiram verificar que compreenderam a importância da conservação dos seres vivos de cada nível trófico para que possa haver equilíbrio ecológico. No que respeita ao impacto desta atividade na formação dos futuros educadores ambientais, permitiu promover competências relacionadas com o planeamento, dinamização e avaliação de atividades orientadas para um determinado público-alvo.
  • Educação para a cidadania e bem-estar animal no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Ferro, Vânia; Linhares, Elisabete
    Com o objetivo de conhecer as conceções de alunos sobre o bem-estar animal e compreender o impacto de iniciativas de ativismo foi realizado um estudo de caso com uma turma do 1.º Ciclo. Os dados apontam para a prevalência de ideias biocêntricas e o desenvolvimento de competências de atuação
  • Impactos da pandemia na aprendizagem infantil: oportunidades para a educação para a saúde
    Publication . Gomes, Ana; Linhares, Elisabete
    A dimensão investigativa deste texto tem como foco a temática da educação para a saúde, com especial atenção à sua relevância no contexto pós-pandemia. O objetivo principal foi analisar as dificuldades e oportunidades de aprendizagem vivenciadas pelos participantes do estudo neste cenário, sendo esta pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educa ção Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste estudo, procurou se entender de que forma a pandemia impactou o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, ao mesmo tempo que se exploraram as perceções dos adultos sobre a pan demia e a importância da promoção da educação para a saúde nas instituições educativas, especialmente no contexto do ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo de natureza qualitativa e exploratória teve como propósito analisar a influência da pandemia no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças, além de explorar as per ceções dos adultos sobre o impacto da pandemia e a relevância de uma educação para a saúde. Complementarmente, foi realizado um estudo de caso para investigar as perceções das crianças acerca da pandemia e compreender de que forma as práticas de educação para a saúde podem contribuir para o desenvolvimento de competências, atitudes e valo res. O estudo revelou a existência de desafios no desenvolvimento das crianças, nomea damente a nível social, afetivo e linguístico. Por outro lado, identificaram-se como opor tunidades o reforço dos laços familiares e a adaptação a novas formas de trabalho. As atividades desenvolvidas permitiram às crianças compreender aspectos importantes sobre a propagação e prevenção de doenças, promovendo, assim, a aquisição de conhecimentos e comportamentos associados à saúde.
  • Oficina Pedagógica: ReciCircuitos
    Publication . Nobre, Sílvia; Linhares, Elisabete; Rodrigues, Miguel; Rodrigues, Carolina; Ramos, Maria
    A reciclagem é uma componente essencial nas práticas sustentáveis, ajuda na redução do impacto ambiental, na conservação de recursos naturais e na diminuição da poluição. A oficina foi realizada no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia na Escola Superior de Educação de Santarém e envolveu a dinamização e exploração de um jogo de tabuleiro. Explorar a reciclagem numa oficina pedagógica através do jogo oferece a oportunidade de discutir não apenas os processos de reciclagem, mas também o ciclo de vida dos materiais, a importância da separação de resíduos, a redução do desperdício e as possíveis consequências ambientais de não reciclar. Estes foram os conteúdos explorados através dos cartões do jogo pelos alunos de 4.º ano de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Santarém. O jogo tem como objetivo sensibilizar os alunos para a reciclagem de forma lúdica recorrendo aos robôs educativos da Clementoni®, funcionando como um jogo do tipo Quizz. Os robôs didáticos serviram como piões, ou seja, foram utilizados para percorrer as casas do jogo. Para a recolha de dados foram aplicadas as seguintes estratégias: observação, recolha de imagens e feedback dos participantes. A intervenção permitiu trabalhar os seguintes objetivos: reconhecer práticas de consumo responsável que visem a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos e sensibilizar para a adoção de comportamentos e práticas adequadas para a valorização dos diferentes tipos de resíduos. No decorrer da atividade, foi possível observar uma notória interação entre os estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza e os alunos do 4.º ano. Esta abordagem permitiu ainda aos estudantes da formação inicial em Educação Ambiental e Turismo de Natureza vivenciarem uma experiência pedagógica que envolveu como grupo-alvo crianças do 1.º CEB, percebendo a importância do planeamento de atividades, da adequação dos recursos e da linguagem à faixa etária, bem como do papel da avaliação.