Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumosPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
- Sustainability Education in the School of Education of Polytechnic Institute of SantarémPublication . Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteThe School of Education of Polytechnic Institute of Santarém (PISantarém) is a teacher education institution with more than 40 years of experience, dedicated to the training of kindergarten educators (0 to 5 years old children) and elementary school teachers (6 to 12 years old students). Sustainability Education (SE) and Sustainability are strongly embedded in the programs and activities of the institution. In fact, we recognize that our goal is to achieve the development of our students’ sustainability competences trough SE, following the goals of this educational process as presented by Bianchi et al. (2022): “provide learners with sustainability competences in order to reflect and embrace sustainability in their daily lives as students, consumers, producers, professionals, activists, policymakers, neighbours, employees, teachers and trainers, organisations, communities, and society at large.” (p. 13). Some examples of how the institution carries out sustainability education are presented in this poster.
- HANDBOOK do Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 2018-2020Publication . Potes Barbas, Maria; Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Rodrigues, Ana; Cavadas, Bento; Novo, Cristina; Linhares, Elisabete; Hamido, Gracinda; Helena, Luis; Piscalho, Isabel; Samartinho, João; Soares, José; Dias, José; Teixeira, Madalena; José, Mário; Uva, Marta; Silva, Miguel; Lopes, Nádia; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, Pedro; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Colaço, Susana; DA SILVA, AnaO presente Relatório reúne um conjunto de informações sobre a 1.a Edição do Curso em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LD_MT).
- Inovação no ensino da matemática e das ciênciasPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Clara Martins, Maria; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | 2019, realizado nos dias 15 e 16 de março de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, surgiu do trabalho que tem vindo a ser realizado pelos professores do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da instituição. Esse trabalho originou um projeto, designado CreativeLab_Sci&Math, centrado na inovação pedagógica em Matemática e Ciências na formação de educadores e professores em Matemática e Ciências. O projeto assenta num forte trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os professores da Escola Superior de Educação, mas também com docentes de outras instituições de ensino superior e de jardins de infância e escolas. O encontro apresentou-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências.
- Teaching sustainability for primary schoolPublication . Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteThe increasing concern on sustainability and sustainability education led to the development of the European sustainability competence framework (GreenComp). One aim of GreenComp is to promote sustainability education for the European citizens, developing their competencies and expecting they mobilize it in different contexts. This competence development is relevant for in-service teachers, future teachers or other higher education students that are coursing degrees related to environmental education. These key players in education have an important role in the teaching of young people and in the development of skills, attitudes, and values, which are necessary to deal with sustainability and the problems that harm it. Considering sustainability and environmental education as key issues for the professional development of educators, this poster aims to contribute to the goals of the conference theme “Perspectives and practices in teacher professional development”. The purpose of this poster is to present part of the work developed by ERASMUS Teacher Academy Project – Teaching Sustainability (TAP-TS), focusing teaching sustainability for primary schools and how this pedagogical approach was mobilized with in-service teachers and future teachers. The TAP-TS project aims to engage teachers, future teachers, and teacher educators to co-create professional learning communities, experiences, and materials, which reflect sustainability topics, values, and perspectives and research-based insights around teacher professional learning and education for sustainability. The work presented in this poster crossed one academic year and followed a qualitative research design, producing knowledge about the dynamics of collaboration of educators in the piloting of sustainability resources focused on primary schools. The process used and some of its results and resources produced are going to be described. The resources produced under the TAP-TS project for teaching sustainability and its focus on global sustainability education are, therefore, relevant to the goals of the ATEE winter conference.
- ITELab – Inovação na formação de professoresPublication . Colaço, Susana; Novo, Cristina; Branco, Neusa Cristina Vicente; Linhares, Elisabete; Correia, MarisaO poster apresenta o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação inicial de professores no âmbito do projeto Initial Teachers Education Lab - ERASMUS+Knowledge Alliance project (ITELab), coordenado pela European Schoolnet do qual a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém é parceira. Ao longo do ano de 2017 e de 2018 foi preparada e con-cretizada a versão piloto de um módulo de formação presencial e de um Massi-ve Open Online Course (MOOC) para futuros professores, tendo por base o referencial teórico Digital Competence for Educators. Com a implementação do módulo pretendia-se desenvolver nas futuras professoras a capacidade de planear o ensino-aprendizagem em torno de projetos interdisciplinares e com recurso às tecnologias digitais. O MOOC visava promover nos futuros profes-sores: o desenvolvimento de competências digitais; a aprendizagem de abor-dagens de ensino e aprendizagem ativas e colaborativas; a partilha de ideias com futuros professores de toda a Europa; e a construção de uma futura rede de aprendizagem profissional. O estudo exploratório envolveu estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Edu-cação Básica que participaram no módulo e estudantes dos mestrados que ha-bilitam para a docência (Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB – 2.º ano e em Ensino do 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB – 1.º ano) no MOOC. Apresentam-se como resultados as atividades planificadas para o 1.º CEB pelas estudantes da formação inicial, em ambien-tes inovadores de aprendizagem inspirados na Future Classroom Lab. Nos tra-balhos desenvolvidos evidencia-se a apropriação feita pelas futuras professo-ras das características dos ambientes inovadores de aprendizagem, de metodo-logias de aprendizagem ativas e das potencialidades da integração curricular das tecnologias digitais.
- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Cavadas, Bento; Colaço, Susana; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, Bento; Cavadas, Bento; Branco, Neusa; BrancoA biodiversidade é um conceito-chave em biologia, que engloba a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project-Teaching Sustainability, os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado: “One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”, que visa o desenvolvimento de competências de sustentabilidade expressas no GreenComp Framework. Este póster apresenta os resultados de uma tarefa exploratória realizada com seis alunos do 1.º ciclo do ensino básico, a quem foi solicitado para criarem individualmente um ecossistema com blocos de construção, identificar possíveis danos no ecossistema, as suas causas, e propor ações para o proteger ou recuperar. Esta tarefa visou trabalhar os domínios “incorporar valores de sustentabilidade” e “prever futuros sustentáveis”. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos desenvolverem valores de sustentabilidade, promoverem a natureza e a criatividade e o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.
- Sensibilizar para o desperdício alimentar : guião do professorPublication . Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Uva, Marta; Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, Susana; Gouveia, Valter
- Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade é um conceito chave em biologia que engloba toda a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project - Teaching Sustainability (TAP TS), os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”. Neste poster são apresentados os resultados de uma tarefa exploratória para alunos do 1 º Ciclo do Ensino Básico 1 º CEB) focada na biodiversidade e ecossistemas. Os seis alunos que participaram foram convidados a: ● Representar um ecossistema com blocos de construção e a descrevê-lo; ● Identificar possíveis danos no equilíbrio do ecossistema e as suas causas; ● Propor ações para proteger e recuperar o ecossistema. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos mobilizarem a sua criatividade, desenvolverem valores de sustentabilidade, bem como o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.