Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sustainability Education in the School of Education of Polytechnic Institute of Santarém

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

The School of Education of Polytechnic Institute of Santarém (PISantarém) is a teacher education institution with more than 40 years of experience, dedicated to the training of kindergarten educators (0 to 5 years old children) and elementary school teachers (6 to 12 years old students). Sustainability Education (SE) and Sustainability are strongly embedded in the programs and activities of the institution. In fact, we recognize that our goal is to achieve the development of our students’ sustainability competences trough SE, following the goals of this educational process as presented by Bianchi et al. (2022): “provide learners with sustainability competences in order to reflect and embrace sustainability in their daily lives as students, consumers, producers, professionals, activists, policymakers, neighbours, employees, teachers and trainers, organisations, communities, and society at large.” (p. 13). Some examples of how the institution carries out sustainability education are presented in this poster.
A sustentabilidade em geral, e a educação ambiental em específico, são temas fundamentais da formação realizada na Escola Superior de Educação no Instituto Politécnico de Santarém (ESE│IPSantarém). Um dos objetivos dessa formação é o desenvolvimento das competências de sustentabilidade dos estudantes do ensino superior, o que vai ao encontro das orientações de Bianchi et al. (2022) no GreenComp (Quadro Europeu de Competências em Matéria de Sustentabilidade): “proporcionar aos aprendentes competências em matéria de sustentabilidade, a fim de refletir e integrar a sustentabilidade na sua vida quotidiana enquanto estudantes, consumidores, produtores, profissionais, ativistas, decisores políticos, vizinhos, trabalhadores, professores e formadores, organizações, comunidades e sociedade em geral" (p. 13). Este poster foca o modo como a sustentabilidade se expressa no currículo de diferentes cursos da ESE│IPSantarém e em que medida a investigação realizada sobre esta temática e, em particular, os resultados da participação da escola no Teacher Academy Project – Teaching Sustainability (TAP-TS; Figura 1), proporciona o desenvolvimento das competências para a sustentabilidade dos futuros professores. O projeto TAP-TS tem como objetivo envolver futuros professores, professores, e formadores de professores na cocriação de comunidades de aprendizagem profissional sobre o ensino da sustentabilidade, através da sua participação numa rede internacional de participantes provenientes de sete países europeus. O poster apresenta as dinâmicas de formação e alguns recursos educativos desenvolvidos no enquadramento do projeto, no ano letivo 2022/23, na ESE|IPSantarém. A formação envolve a participação de professores da instituição de ensino superior, estudantes em formação inicial de professores, estudantes de cursos de educação ambiental e professores cooperantes de escolas da região em eventos online e eventos híbridos. Os recursos educativos produzidos pela ESE|IPSantarém destinam-se ao trabalho com alunos do 1.º Ciclo e organizam-se sob o mote One Earth! My actions!, numa perspetiva de promover a ação individual e também coletiva, para a sustentabilidade. Tanto a formação como os recursos educativos refletiram os valores e as perspetivas de sustentabilidade baseados na investigação sobre a educação para a sustentabilidade e o desenvolvimento profissional de professores. Um dos objetivos do projeto é que os professores e os futuros professores adaptem os recursos educativos e os mobilizem para o ensino da sustentabilidade com os seus alunos.

Description

Keywords

educação ambiental ensino formação de professores sustentabilidade

Citation

Cavadas,B., Branco,N., Colaço, S. & Linhares,E. (2023-julho 17-19). Sustainability Education in the School of Education of Polytechnic Institute of Santarém [poster presentation]. Aveiro, VIII Encontro Internacional da Casa das Ciências

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Casa das Ciências