Atas e Resumos de Eventos Científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- CNaPPES 2019 – 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [Livro de Atas]Publication . Loureiro, Ana (ed.lit); Rocha, Dina (ed.lit); Cardona, Maria João (ed.lit); Lopes, Rui (ed.lit)Os artigos apresentam questões relativamente à organização do ambiente educativo assim como preocupações em promover uma pedagogia diferenciada que dê uma resposta efetiva e eficaz ao público cada vez mais diversificado que frequenta o ensino superior. Uma das grandes questões que emergiu nos debates do congresso e que se evidencia nesta publicação é a necessidade de uma cada vez melhor contextualização e flexibilidade das práticas educativas a nível organizacional e pedagógico que responda às preocupações com a qualidade e a diversidade. Com efeito, a urgência em refletir sobre a pedagogia do ensino superior de forma dialógica, diferenciada e flexível, por vezes entra em contradição com alguns constrangimentos a nível organizacional, ou com a imposição de uma certa uniformidade perante a crescente diversidade no ensino superior - na oferta formativa, na formação do corpo docente e nas características dos estudantes e das estudantes que o procuram. As constantes mudanças que experienciamos, a imprevisibilidade da atualidade, necessitam respostas mais contextualizadas e diferenciadas, o que por sua vez exige um maior investimento na formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Foi esta preocupação que originou a criação da rede CNAPPES e é esta preocupação que continua a fomentar o seu desenvolvimento.
- 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of proceedingsPublication . Loureiro, Ana (ed.lit); Rocha, Dina (ed.lit.); Messias, Inês (ed.lit.); Oliveira, Nuno Ricardo (ed.lit.); Lopes, Rui (ed.lit.)The 2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022) intends to promote literacy in different areas of knowledge as part of the right to education, as well as a foundation for individuals’ empowerment and inclusive development in low density and cross-borders territories, allowing a greater literacy of these populations, thus contributing to a positive differentiation of these territories. The ICCL2022 will provide an opportunity to rethink the fundamental importance of literacy as a booster to the development and integration of these populations in the challenges of the coming decades. Several themes will be addressed, namely: digital, financial, environmental, quantitative, scientific, and emotional literacies, as well as literacy in the fields of health and management, STEM, reading and libraries, cinema, media, education, and arts, but not limited to. The meeting will provide a forum for discussion and debate of ideas with interest to the scientific community in general. With this meeting new scientific collaborations among colleagues, namely new collaborations in master’s and PhD projects are expected.
- 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of abstractsPublication . Loureiro, Ana (ed.lit.); Rocha, Dina (ed.lit.); Messias, Inês (ed.lit.); Oliveira, Nuno Ricardo (ed.lit.); Lopes, Rui (ed.lit.)The 2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022) intends to promote literacy in different areas of knowledge as part of the right to education, as well as a foundation for individuals’ empowerment and inclusive development in low density and cross-borders territories, allowing a greater literacy of these populations, thus contributing to a positive differentiation of these territories. The ICCL2022 will provide an opportunity to rethink the fundamental importance of literacy as a booster to the development and integration of these populations in the challenges of the coming decades. Several themes will be addressed, namely: digital, financial, environmental, quantitative, scientific, and emotional literacies, as well as literacy in the fields of health and management, STEM, reading and libraries, cinema, media, education, and arts, but not limited to. The meeting will provide a forum for discussion and debate of ideas with interest to the scientific community in general. With this meeting new scientific collaborations among colleagues, namely new collaborations in master’s and PhD projects are expected.
- Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumosPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
- Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.