Volume 7 - 2011 - nº17
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Recenção de livro. Diálogos sobre a juventude:impactos da informação na construção de identidades e valoresPublication . Vasconcelos, IvarRecenção de livro. Diálogos sobre a juventude:impactos da informação na construção de identidades e valores - Spósito, Marília Pontes (org.). (2009). O estado da arte sobre juventude na pósgraduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm.
- Recensão de livro - Juventude como construção histórico-socialPublication . Lima, DiogoRecenção de livro: Juventude como construção histórico-social - Savage, J. (2009). A criação da juventude: como o conceito de teenage revolucionou o século XX. Rio, Rocco.
- Productive discussions for online collaborative creativityPublication . Ferreira, Deller; Santos, GilbertoActual research shows that important creative insights typically occur in collaborative groups, and highlight some collaborative processes that can further collective creations. However, it is necessary to have a better understanding of the processes whereby innovations emerge from groups. In order to have a deeper understanding of the multiple facets of collaborative creative processes in online discussion environments, it is discussed in this work a framework to analyze discourse in function of innovation, creativity, and knowledge production. Empirical data were qualitatively analyzed according to Hymes (1974) ethnography of communication. Qualitative content analysis evidenced that creative collaborative process is transactional and intertwines the divergent and convergent thinking. Despite it involves the generation of new ideas or the recombination of known elements into something new that relies on imagination, the divergent thinking, the random and considers multiple solutions and alternatives, it also involves the convergent thinking, that depends on a systematic search for solution and multiple evaluative actions. - Pesquisas atuais mostram que a criatividade tipicamente ocorre em grupos em colaboração e destacam alguns processos colaborativos que podem promover criações coletivas. Contudo, é necessário ter-se um melhor entendimento de processos grupais pelos quais inovações emergem. Neste trabalho é discutido um framework para analisar o discurso em função da inovação, criatividade e produção do conhecimento, com o intuito de obter-se um entendimento mais aprofundado das múltiplas facetas de processos criativos e colaborativos em ambientes de discussão online. Dados empíricos foram qualitativamente analisados de acordo com a etnografia da comunicação de Hymes (1974). Uma análise qualitativa de conteúdo evidenciou que o processo criativo colaborativo é transacional e entrelaça os pensamentos divergente e convergente. Apesar do mesmo envolver a geração de novas idéias ou a recombinação de elementos conhecidos em algo novo baseado na imaginação, o pensamento divergente, o randômico, e considera múltiplas soluções e alternativas, ele também envolve o pensamento convergente, que depende de uma busca sistemática para uma solução e múltiplas ações avaliativas.
- Novas linguagens e sociabilidades: como uma juventude vê novas tecnologiasPublication . Sousa, CarlosO trabalho apresenta as visões de jovens universitários sobre as novas tecnologias, especialmente a Internet, e sua relação com o desenvolvimento de uma sociedade democrática. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de postagens em um fórum virtual, com a participação de 38 jovens do curso de Ciência da Informação, na modalidade de ensino presencial, de uma instituição de educação superior privada do Distrito Federal do Brasil, no ano de 2008. A leitura das postagens nos permitiu constatar que para esses jovens as novas tecnologias, especialmente a Internet, são uma realidade irreversível na vida contemporânea, não obstante apresentarem aspectos contraditórios para a construção de relações sociais justas e igualitárias em vista da democracia. Os dados mostram um posicionamento que vê na sociabilidade virtual e suas linguagens formas de interações passageiras, frágeis e descartáveis e novas formas de exclusão e preconceitos, em suma, geralmente negativas; por outro lado, os dados patenteiam uma visão otimista, de possibilidade de personalização, ampliação dos contatos com o Outro, e o destaque à sua dimensão utilitária, prática, ágil e de acesso direto. Tais visões têm notórias implicações na vida social juvenil contemporânea, com a criação de novas linguagens, sociabilidades e interesses, explicitando o fato de que, historicamente, o conhecimento e a tecnologia têm sido um trampolim para o acesso ao poder e ao seu exercício, democrático ou não.- New languages and sociabilities: how youth perceive new technologies. This paper aims to analyze perspectives on new technologies and its relationship with the development of a democratic society posted in a virtual forum. The population was composed by 38 undergraduate students in Computer Sciences, enrolled in a private higher education institution, located in Brazil’s capital city. The results of messages’ analysis show that these technologies are regarded as an irreversible part of reality, in particular the Web. They recognized their contradictory contributions to the construction of equalitarian and fair social relations, aiming democracy. The data reveal both positive and negative perceptions of the new technologies’ roles. On the one hand, virtual sociability and their inherent languages multiply fragile and temporary social interactions. Furthermore, they are vehicles for new prejudices and additional forms of social exclusion. On the other hand, the results show the perceptions of new alternatives for becoming a person, in social networks, as well as the importance of easy and direct access to persons and groups. The points of view expressed by students have significant implications for juvenile social life and political participation. As it is well recognized, knowledge and technologies have been valuable means for accessing and exercising political power, either democratic or authoritarian.
- Xingamentos entre adolescentes em Brasília: linguagem, gênero e poderPublication . Zanello, Valeska; Bukowitz, Bruna; Coelho, ElisaO xingamento é uma poderosa arma de controle social, pois aponta, no ato de seu uso, determinados lugares sociais que não devem ser ocupados pelos sujeitos. Aquilo que é julgado como indesejável varia de acordo com a cultura, com o momento histórico, com a faixa etária e depende de importantes papéis de gênero. O presente artigo teve como escopo estudar quais xingamentos seriam considerados como mais ofensivos, atribuíveis aos homens e às mulheres, por mulheres e homens adolescentes em Brasília. O objetivo foi analisar os valores de gênero nestas respostas e o controle social que os mesmos exercem no ato de xingar entre os adolescentes. Foram aplicados 380 questionários: 243 na escola privada (119 em homens, 124 em mulheres) e 137 na escola pública da periferia (59 em homens e 78 em mulheres). Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo (Bardin, 1997). Foi possível apreender, em geral, as seguintes categorias: comportamento sexual (ativo ou passivo), traços de caráter (relacional ou de auto-investimento), atributos físicos, atributos intelectuais, família, e pessoalidade. As categorias de xingamentos mais expressivas atribuíveis aos homens foram o comportamento sexual ativo e traços de caráter de autoinvestimento; já em relação às mulheres, destacaram-se o comportamento sexual passivo e traços de caráter relacionais. Os dados apontam que, apesar das mudanças sociais, os valores exigidos em relação aos homens e mulheres são bastante tradicionais. - Name calling is a powerful weapon of social control, since it points out, in the act of its use, certain social positions that should not be occupied by the individuals. However, what is considered as undesirable varies according to the culture, to the historic moment, to the age and depends on important gender roles. This article aimed to study which name calling would be considered more offensive, attributable to both men and women, for women and men adolescents in Brasilia. The objective was to analyze gender values in the responses as well as social control those responses exert in the act of name calling among adolescents. 380 questionnaires were administered: 243 in a private school (119 men, 124 women) and 137 in a public school (59 men and 78 women). The data was subjected to content analysis (Bardin, 1997). It was possible to apprehend in general the following categories: sexual behavior (active or passive), character traits (relational or self-investment), physical attributes, intellectual attributes, family, and personality. The most significant categories of name calling attributable to men were active sexual behavior and self-investment character traits; in relation to women, categories that stood out were passive sexual behavior and relational character traits. The data indicate that, despite the social changes, the values expected from men and women are still fairly traditional.
- Escritas de si:práticas juvenis de comunicação em redePublication . Peixoto, JoanaA maneira como os jovens apropriam-se das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) tem sido objeto tanto de críticas preconceituosas quanto de pesquisas sistemáticas. As críticas alegam que – com a disseminação da internet – os jovens reduziram a prática da leitura e se sujeitam a uma única e limitada forma de expressão escrita, sem possibilidade de adaptação aos diferentes contextos e gêneros discursivos. Mas pesquisas indicam que os jovens no Brasil, assim como em todo o mundo, apropriam-se das TIC como meios para a constituição de identidades e para o estabelecimento de formas de sociabilidades baseadas em novas e múltiplas formas de comunicação. O presente artigo baseia-se em duas pesquisas. A primeira, concluída em 2007, teve como objetivo analisar os efeitos do trabalho de produção de conteúdo para blogs pessoais no processo de construção identitária e de configuração de sociabilidades de jovens adolescentes. A segunda pesquisa – que teve sua primeira etapa finalizada em 2009 – realiza um balanço do conhecimento sobre as práticas digitais juvenis, buscando mapear as formas de uso da internet, fora do contexto escolar. Tais estudos permitem indicar o papel formador das novas práticas de narração de si, além de colocar em questão a idéia de um empobrecimento das formas de expressão escrita dos jovens. - The way young people have taken over the technologies of information and communication technology (ICT) has been as much the target of strongly biased criticism as it has been the object of systematic research. The critics argue that with the spread of the Internet young people have reduced the practice of reading and subjected themselves to a single, limited form of writing, incapable of adapting to different contexts and genres of discourse. Polls indicate however, that young people in Brazil and around the world have appropriated ICT as a means towards constructing identities and establishing forms of sociability based on new and multiple types of communication. This article is based on two pieces of research. The first, completed in 2007 aimed to analyze the effects of the work of producing content for personal blogs on the processes of identity construction and configuration of sociability of young adolescents. The second completed its first stage in 2009 and has constructed a balance sheet of what is known about youth’s digital practices seeking to map out the ways the Internet is used outside of the school environment. Such studies make it possible to delineate the formative role of these new ways of self-narration and also to cast doubt on the idea of their impoverishment of written forms of expression among young people.
- Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escolaPublication . Rosso, Ademir; Tozetto, Annaly; Brandt, Célia; Freire, Leila; Cerri, Luis; Larocca, Priscila; Campos, SandroO presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Sustenta-se a ideia de letramento docente como leitura do mundo e da escola, e de capacidade de intervenção crítica nessas esferas. O conceito é construído com base nos critérios de construção do protagonismo do sujeito (dizer a sua palavra, no enfoque freiriano), capacidade de leitura do mundo e da comunidade profissional em que atua (o que implica um grau de desvelamento do mesmo) e perspectiva de colocar os conhecimentos disciplinares em uma chave dialógica, em vez de monológica, na atividade educativa. A perspectiva do letramento crítico rejeita a razão instrumental ou técnica e sustenta-se na teoria da ação comunicativa de Habermas. - This paper is a study about the hypothesis that the teachers’ training can be better understood through the concept of teacher’s literacy process. We depart from the principle of the language as central component for the thinking organization and exercise, discussing the access to its various forms and to the ability to use it consciously as literacy. It is supported the idea of teacher’s literacy as world and school reading, and also the ability of critical intervention at these spheres. The concept is built based on the criteria of the construction the subjetc’s protagonism (to say his word, in Freire’s approach), ability to read the world and the professional community in which he/she works (what implies a degree of enlightening) and the perspective of putting the disciplinary knowledge on a dialogic key, instead of a monologic one, in the pedagogic activity. The perspective of critical literacy rejects the instrumental or technical reason and supports itself at the Habermas’ communicative action theory.
- Da criatividade do falar do jovem às práticas pedagógicas criadorasPublication . Romero, Márcia; Vóvio, ClaúdiaEste artigo, ao conferir um novo estatuto aos falares dos jovens, visa a mostrar que, como formas linguísticas que são, estes falares constituem, no ensino médio, uma excelente matéria-prima para o estudo de língua portuguesa direcionado, não só aos usos da língua, mas ao funcionamento de sua própria estrutura. Tais formas – caracterizadas, muitas vezes, como “desvios”, “linguagens marginais” ou “impróprias” – são, em nosso trabalho, reposicionadas como fruto de uma experimentação criativa dos estudantes autorizada pela língua em si, e, portanto, apreendidas como objetos produtivos de análise e reflexão, o que implica, do ponto de vista dos usos, a compreensão das identidades e subjetividades que lhes atravessam, e, do ponto de vista da estrutura, o abandono de uma concepção estanque de língua e do sentido das expressões. Essas questões apresentam-se em três seções: a primeira, em que se discutem as dinâmicas interativas e o processo de construção identitária vivificadas, na escola, pelos jovens; a segunda, em que se abordam os desafios pedagógicos e linguísticos de uma educação léxico-gramatical criadora e integrada ao uso, filiandonos, para isso, à Teoria das Operações Enunciativas de Antoine Culioli, perspectiva que permite observar, na sistematicidade e nas regras inerentes às construções enunciativas, a criatividade que faz destas mesmas sistematicidades e regras algo dotado de uma dinamicidade produtiva em termos de língua; a terceira, em que se retoma à necessária troca de lentes com as quais observamos os jovens, a escola e, especificamente, as aprendizagens e objetos de ensino de que se ocupam as aulas de português. - This article proposes a new status for youngsters’ speech in high schools. It sets out to demonstrate that their speech is not only a legitimate form of language, but constitutes excellent raw material for the study of Portuguese usage and the workings of its structure. The authors re-position these linguistic forms, often considered as “deviant”, “delinquent” or “improper” language, considering them to be in fact, the result of creative experimentation by the students, authorized by the very nature of language itself. Therefore, they are apprehended as productive objects worthy of analysis and reflection. That implies, from the point of view of their use, in the comprehension of the identities and subjectivities that pervade them; and in regard to their structure, abandoning immutable conceptions of language and of the meaning of expressions. These issues are presented in three sections: the first addresses interactive dynamics and the process of identity construction enlivened at school by the youngsters themselves; the second discusses the pedagogical and linguistic challenges of a creative lexical-grammatical education integrated to usage and based on the Enunciation Operations Theory proposed by Antoine Culioli – a perspective which allows for observation of the creativity that imbues the systematics and rules inherent to enunciation construction with a productive dynamicity, in terms of language; and the third re-addresses the necessary change of lenses through which we view youngsters, the school and, specifically, the learning process and teaching objects with which Portuguese classes concern themselves.
- Formação para formar o leitor jovem do século XXIPublication . Mafra, Núbio; Rezende, LucineaOs autores investigam a formação de professores em sua relação com a leitura e a cultura midiática, partindo de estudos feitos em uma universidade estadual do Norte do Paraná, Brasil, contemplando os cursos de Letras e Pedagogia. Uma parte destas investigações foi ampliada, tomando-se como referência um curso equivalente de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade da região do centro de Portugal. Estes estudos sinalizaram uma abordagem de leitura percebida como insatisfatória por parte dos alunos, bem como propostas curriculares distanciadas das demandas atuais na área da linguagem. O quadro teórico está fundamentado no campo da Leitura e Formação do Leitor, de Estudos Culturais e do Currículo. Neste contexto, os pesquisadores se propõem a discutir o processo formativo dos docentes com vistas a um trabalho proficiente no campo da leitura, em articulação com a linguagem do jovem leitor contemporâneo. - The authors investigate teacher education in relation to reading and midiatic culture beginning with studies conducted at a state university located in Northern Paraná, Brazil, focusing on Language Arts and Education courses. Part of these investigations was expanded taking as reference an equivalent course of teachers training in Basic Education at an university in the region of central part of Portugal. These studies showed that a reading approach was perceived as unsatisfactory by the students and curriculum proposals a long way off from the current demands in language, as well. The theoretical framework is based on the field of Reading and Reader Training, Cultural Studies and Curriculum. In this context, the researchers propose to discuss the teacher education process aiming to provide skills to these professionals Reading in conjunction with the language of contemporary young reader.
- Currículo e culturas escolares e juvenis: identidades hibridasPublication . Eyng, Ana; Scherer, DanielO estudo analisa a circulação, a articulação e o entrelaçamento de racionalidades e linguagens globais e locais que incidem na configuração da identidade e da diferença. As políticas e práticas curriculares, numa perspectiva histórica, têm se pautado em concepções de sujeitos, linguagens e racionalidades supostamente padronizadas. Assim a escola tem lidado com a diversidade estribada em referenciais hegemônicos. No contexto contemporâneo, o currículo escolar, numa perspectiva pós-crítica, configura-se como espaço de interação e construção de culturas e identidades. Nesse processo se constituem identidades marcadas por traços híbridos. As tensões entre as relações de saber e poder, entre a cultura escolar e as culturas juvenis provocam e ampliam a necessidade do diálogo intercultural na produção das identidades. Esse diálogo requer o entrelaçamento das diversas infâncias, adolescências, juventudes e suas culturas na cultura escolar. O estudo se referenda nos argumentos de Stuart Hall (1998), Stephen Ball (1994), Zygmunt Bauman (1999), Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Candau (2007), Michel Foucault (1997b), entre outros. - The study analyses the circulation and the linkage between rationalities, global languages, and places that result in the configuration of the identity and the difference.The syllabus policies and practice, in a historical perspective, is based on alleged people, language and rationalities standard conceptions. Therefore, the school has been dealing with the diversity found on hegemonic references. On the contemporary context, the educational syllabus, in a post-critical perspective, is a place of interaction and construction of cultures and identities. Identities branded by hybrid features are built on this process. The tension between the power-knowledge relations, educational and youthful cultures cause and amplify the needs of intercultural dialogue on the production of identities. This dialogue requires the connection between the several childhoods, adolescences, youths and their cultures in the educational culture. The study references are Stuart Hall (1998), Stephen Ball (1994), Zygmunt Bauman (1999), Antônio Flávio Barbosa Moreira and Vera Candau (2007), Michel Foucault’s (1997b) arguments, among others.