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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de
professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e
exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à
capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Sustenta-se a ideia de
letramento docente como leitura do mundo e da escola, e de capacidade de
intervenção crítica nessas esferas. O conceito é construído com base nos critérios de
construção do protagonismo do sujeito (dizer a sua palavra, no enfoque freiriano),
capacidade de leitura do mundo e da comunidade profissional em que atua (o que
implica um grau de desvelamento do mesmo) e perspectiva de colocar os
conhecimentos disciplinares em uma chave dialógica, em vez de monológica, na
atividade educativa. A perspectiva do letramento crítico rejeita a razão instrumental ou
técnica e sustenta-se na teoria da ação comunicativa de Habermas. - This paper is a study about the hypothesis that the teachers’ training can be
better understood through the concept of teacher’s literacy process. We depart from
the principle of the language as central component for the thinking organization and
exercise, discussing the access to its various forms and to the ability to use it
consciously as literacy. It is supported the idea of teacher’s literacy as world and school
reading, and also the ability of critical intervention at these spheres. The concept is
built based on the criteria of the construction the subjetc’s protagonism (to say his
word, in Freire’s approach), ability to read the world and the professional community in
which he/she works (what implies a degree of enlightening) and the perspective of
putting the disciplinary knowledge on a dialogic key, instead of a monologic one, in the
pedagogic activity. The perspective of critical literacy rejects the instrumental or
technical reason and supports itself at the Habermas’ communicative action theory.
Description
Docentes do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta
Grossa - Paraná - Brasil
Keywords
Letramento docente Formação de professores Ação comunicativa
Citation
Rosso,A.,Tozetto,A.,Brandt,C.,Freire,L.,Cerri,L.,Larocca,P. & Campos,S. (2011). Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Revista Interacções,17(7),114-134.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação