Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
234.63 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo analisa a circulação, a articulação e o entrelaçamento de
racionalidades e linguagens globais e locais que incidem na configuração da
identidade e da diferença. As políticas e práticas curriculares, numa perspectiva
histórica, têm se pautado em concepções de sujeitos, linguagens e racionalidades
supostamente padronizadas. Assim a escola tem lidado com a diversidade estribada
em referenciais hegemônicos. No contexto contemporâneo, o currículo escolar, numa
perspectiva pós-crítica, configura-se como espaço de interação e construção de
culturas e identidades. Nesse processo se constituem identidades marcadas por
traços híbridos. As tensões entre as relações de saber e poder, entre a cultura escolar
e as culturas juvenis provocam e ampliam a necessidade do diálogo intercultural na
produção das identidades. Esse diálogo requer o entrelaçamento das diversas
infâncias, adolescências, juventudes e suas culturas na cultura escolar. O estudo se
referenda nos argumentos de Stuart Hall (1998), Stephen Ball (1994), Zygmunt
Bauman (1999), Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Candau (2007), Michel
Foucault (1997b), entre outros. - The study analyses the circulation and the linkage between rationalities, global
languages, and places that result in the configuration of the identity and the difference.The syllabus policies and practice, in a historical perspective, is based on alleged
people, language and rationalities standard conceptions. Therefore, the school has
been dealing with the diversity found on hegemonic references. On the contemporary
context, the educational syllabus, in a post-critical perspective, is a place of interaction
and construction of cultures and identities. Identities branded by hybrid features are
built on this process. The tension between the power-knowledge relations, educational
and youthful cultures cause and amplify the needs of intercultural dialogue on the
production of identities. This dialogue requires the connection between the several
childhoods, adolescences, youths and their cultures in the educational culture. The
study references are Stuart Hall (1998), Stephen Ball (1994), Zygmunt Bauman (1999),
Antônio Flávio Barbosa Moreira and Vera Candau (2007), Michel Foucault’s (1997b)
arguments, among others.
Description
Keywords
Políticas curriculares Identidades juvenis Hibridismo Educação intercultural
Citation
Eyng, A. & Scherer, D.(2011). Currículo e culturas escolares e juvenis: identidades hibridas. Revista Interacções,17(7),57-81.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação