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Authors
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Abstract(s)
O trabalho apresenta as visÔes de jovens universitårios sobre as novas
tecnologias, especialmente a Internet, e sua relação com o desenvolvimento de uma
sociedade democrĂĄtica. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de postagens
em um fĂłrum virtual, com a participação de 38 jovens do curso de CiĂȘncia da
Informação, na modalidade de ensino presencial, de uma instituição de educação
superior privada do Distrito Federal do Brasil, no ano de 2008. A leitura das postagens
nos permitiu constatar que para esses jovens as novas tecnologias, especialmente a
Internet, sĂŁo uma realidade irreversĂvel na vida contemporĂąnea, nĂŁo obstante
apresentarem aspectos contraditórios para a construção de relaçÔes sociais justas e
igualitĂĄrias em vista da democracia. Os dados mostram um posicionamento que vĂȘ na
sociabilidade virtual e suas linguagens formas de interaçÔes passageiras, frågeis e
descartĂĄveis e novas formas de exclusĂŁo e preconceitos, em suma, geralmente
negativas; por outro lado, os dados patenteiam uma visĂŁo otimista, de possibilidade de
personalização, ampliação dos contatos com o Outro, e o destaque à sua dimensão
utilitĂĄria, prĂĄtica, ĂĄgil e de acesso direto. Tais visĂ”es tĂȘm notĂłrias implicaçÔes na vida
social juvenil contemporùnea, com a criação de novas linguagens, sociabilidades e
interesses, explicitando o fato de que, historicamente, o conhecimento e a tecnologia
tĂȘm sido um trampolim para o acesso ao poder e ao seu exercĂcio, democrĂĄtico ou
nĂŁo.- New languages and sociabilities: how youth perceive new technologies. This paper aims to analyze perspectives on new technologies and its relationship with the
development of a democratic society posted in a virtual forum. The population was
composed by 38 undergraduate students in Computer Sciences, enrolled in a private
higher education institution, located in Brazilâs capital city. The results of messagesâ
analysis show that these technologies are regarded as an irreversible part of reality, in
particular the Web. They recognized their contradictory contributions to the
construction of equalitarian and fair social relations, aiming democracy. The data reveal
both positive and negative perceptions of the new technologiesâ roles. On the one
hand, virtual sociability and their inherent languages multiply fragile and temporary
social interactions. Furthermore, they are vehicles for new prejudices and additional
forms of social exclusion. On the other hand, the results show the perceptions of new
alternatives for becoming a person, in social networks, as well as the importance of
easy and direct access to persons and groups. The points of view expressed by
students have significant implications for juvenile social life and political participation.
As it is well recognized, knowledge and technologies have been valuable means for
accessing and exercising political power, either democratic or authoritarian.
Description
Keywords
Juventude Tecnologia Sociabilidade Educação
Citation
Sousa,C. (2011). Novas linguagens e sociabilidades: como uma juventude vĂȘ novas tecnologias. Revista InteracçÔes,17(7),170-188.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação