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Authors
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Abstract(s)
A maneira como os jovens apropriam-se das tecnologias de informação e de
comunicação (TIC) tem sido objeto tanto de críticas preconceituosas quanto de
pesquisas sistemáticas. As críticas alegam que – com a disseminação da internet – os
jovens reduziram a prática da leitura e se sujeitam a uma única e limitada forma de
expressão escrita, sem possibilidade de adaptação aos diferentes contextos e gêneros
discursivos. Mas pesquisas indicam que os jovens no Brasil, assim como em todo o
mundo, apropriam-se das TIC como meios para a constituição de identidades e para o
estabelecimento de formas de sociabilidades baseadas em novas e múltiplas formas
de comunicação. O presente artigo baseia-se em duas pesquisas. A primeira,
concluída em 2007, teve como objetivo analisar os efeitos do trabalho de produção de
conteúdo para blogs pessoais no processo de construção identitária e de configuração
de sociabilidades de jovens adolescentes. A segunda pesquisa – que teve sua
primeira etapa finalizada em 2009 – realiza um balanço do conhecimento sobre as
práticas digitais juvenis, buscando mapear as formas de uso da internet, fora do
contexto escolar. Tais estudos permitem indicar o papel formador das novas práticas
de narração de si, além de colocar em questão a idéia de um empobrecimento das
formas de expressão escrita dos jovens. - The way young people have taken over the technologies of information and
communication technology (ICT) has been as much the target of strongly biased criticism as it has been the object of systematic research. The critics argue that with the
spread of the Internet young people have reduced the practice of reading and
subjected themselves to a single, limited form of writing, incapable of adapting to
different contexts and genres of discourse. Polls indicate however, that young people in
Brazil and around the world have appropriated ICT as a means towards constructing
identities and establishing forms of sociability based on new and multiple types of
communication. This article is based on two pieces of research. The first, completed in
2007 aimed to analyze the effects of the work of producing content for personal blogs
on the processes of identity construction and configuration of sociability of young
adolescents. The second completed its first stage in 2009 and has constructed a
balance sheet of what is known about youth’s digital practices seeking to map out the
ways the Internet is used outside of the school environment. Such studies make it
possible to delineate the formative role of these new ways of self-narration and also to
cast doubt on the idea of their impoverishment of written forms of expression among
young people.
Description
Keywords
Práticas digitais juvenis Internet Comunicação em rede Expressão escrita
Citation
Peixoto,J. (2011). Escritas de si:práticas juvenis de comunicação em rede. Revista Interacções,17(7),135-150.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação