Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
258.16 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os autores investigam a formação de professores em sua relação com a leitura
e a cultura midiática, partindo de estudos feitos em uma universidade estadual do
Norte do Paraná, Brasil, contemplando os cursos de Letras e Pedagogia. Uma parte
destas investigações foi ampliada, tomando-se como referência um curso equivalente
de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade da região do centro de
Portugal. Estes estudos sinalizaram uma abordagem de leitura percebida como
insatisfatória por parte dos alunos, bem como propostas curriculares distanciadas das
demandas atuais na área da linguagem. O quadro teórico está fundamentado no
campo da Leitura e Formação do Leitor, de Estudos Culturais e do Currículo. Neste
contexto, os pesquisadores se propõem a discutir o processo formativo dos docentes
com vistas a um trabalho proficiente no campo da leitura, em articulação com a
linguagem do jovem leitor contemporâneo. - The authors investigate teacher education in relation to reading and midiatic
culture beginning with studies conducted at a state university located in Northern
Paraná, Brazil, focusing on Language Arts and Education courses. Part of these
investigations was expanded taking as reference an equivalent course of teachers training in Basic Education at an university in the region of central part of Portugal.
These studies showed that a reading approach was perceived as unsatisfactory by the
students and curriculum proposals a long way off from the current demands in
language, as well. The theoretical framework is based on the field of Reading and
Reader Training, Cultural Studies and Curriculum. In this context, the researchers
propose to discuss the teacher education process aiming to provide skills to these
professionals Reading in conjunction with the language of contemporary young reader.
Description
Keywords
Formação de professores Leitura Cultura midiática Pedagogia Letras
Citation
Mafra, N. & Rezende, L. (2011). Formação para formar o leitor jovem do século XXI. Revista Interacções,17(7),96-113.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação