Formação & Educação nas Primeiras Idades
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- Trajetórias investigativas na educação pré-escolar e ensino básicoPublication . Cardona, Maria João (coordenadora); Linhares, Elisabete (coordenadora)A investigação desenvolvida no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência é um contributo essencial para a inovação pedagógica e para a melhoria das práticas educativas. Esta publicação Trajetórias Investigativas na Educação Pré-Escolar e Ensino Básico, apresenta uma coleção de estudos que reflete o empenho de mestrando/as e seus/suas orientadores/as em explorar questões emergentes e pertinentes nos contextos educativos das primeiras idades, realizados na ESE | IPSantarém e em outras Instituições de Ensino Superior. A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pela Professora Maria de Fátima Pista Calado Mendes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Organizada em capítulos que abordam temas diversos e atuais, este trabalho destaca-se pela multiplicidade de perspetivas e pela aplicabilidade das propostas pedagógicas apresentadas. A seguir, são introduzidos os temas e os respetivos autores, cujas investigações formam o corpo desta publicação: A reflexão na formação inicial como processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva – Ângela Silva e Isabel Piscalho; A Coconstrução do Espaço Exterior: Fomentar Aprendizagens em Contexto de Jardim de Infância com crianças de 3 anos – Bárbara Simões e Carla Dionísio Gonçalves; Efeito de materiais naturais e manufaturados afuncionais, em atividade não estruturada, no comportamento lúdico e social de crianças de 3-4 anos do pré-escolar – Beatriz Esteves, Ana Serrão-Arrais e David Catela; Exploração do Potencial das Entrevistas com Tarefa para a Promoção da Autorregulação da Aprendizagem na Educação Pré-Escolar – Cátia Figueiredo e Isabel Piscalho; Impactos da Pandemia na Aprendizagem Infantil: Oportunidades para a Educação para a Saúde – Ana Gomes e Elisabete Linhares; Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico – Beatriz Antunes e Maria João Cardona; A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores – Jéssica Santos e Lia Pappámikail; A Literatura Infantil e a Interdisciplinaridade na Aprendizagem: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Maria da Nazaré da Silva Marques, Ana Margarida Mourato e Maria Inês Cardoso; Educação Ambiental e ODS: Uma Abordagem Pedagógica para o JI e 1.º CEB – Márcia Pereira e Elisabete Linhares; Estudo das alterações climáticas numa turma do 4.º ano de escolaridade – Matilde Lima e Sílvia Ferreira; A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na criatividade em crianças da Educação de Infância e do 1.º CEB – Ana Vitorino e Clara Brito; As expressões artísticas na promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças – Rita Caixinha e Isabel Piscalho; Estereótipos de género no 2.º CEB: relato de uma proposta pedagógica – Carolina Fontes e Susana Alexandre dos Reis; As Visitas de Estudo Virtuais e o estudo do património local: uma proposta pedagógica no 3.º CEB – Magda Reis e Susana Alexandre dos Reis. Os capítulos, diversificados em temáticas e metodologias, refletem o compromisso com a pesquisa aplicada e com a construção de práticas educativas inovadoras. Esta publicação convida à reflexão e à ação, oferecendo contributos valiosos para todos os que se dedicam à educação nas primeiras idades. Esperamos que gostem!
- Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadoresPublication . Cardona, Maria João (coordenadora); Linhares, Elisabete (coordenadora)Pensar a Formação e Educação nas Primeiras Idades remete-nos à Coleção com o mesmo nome, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, que já nos brindou com duas publicações: a primeira em 2020 e a segunda em 2022, ambas pondo a tónica na importância da investigação nos processos formativos. Honrando esse compromisso de raiz, este terceiro número é assim dedicado às práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, dando testemunho de trabalhos de pesquisa de mestrandos, devidamente acompanhados pelos respetivos orientadores, numa lógica de diálogo e parceria como importa no percurso de jovens investigadores. Mas, além do interesse que suscitam as temáticas de eleição das autoras e suas opções metodológicas, gostaria de realçar o papel fundamental que esta Coleção exerce, quando passa, mesmo que subliminarmente, a grande mensagem de que o professor/educador é um investigador. Ele não é apenas o técnico, ateórico e apolítico, que utiliza os melhores métodos e procedimentos com os seus alunos, executando com rigor determinações emanadas de outros patamares de decisão. Como verdadeiro profissional, ele deve investigar as suas práticas pedagógicas, num processo contínuo de reflexão-investigação ação.
- A investigação na formação inicial de professoresPublication . Cardona, Maria João (coordenadora); Linhares, Elisabete (coordenadora)É com muito gosto que apresentamos a publicação da coleção Formação & Educação nas Primeiras Idades que integra trabalhos realizados no âmbito de Mestrados que habilitam para a docência da ESE|IPSantarém e de outras Instituições de Ensino Superior. A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pelo Professor Pedro Reis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. De seguida, são apresentados os trabalhos realizados no âmbito dos Mestrados que habilitam para a docência de Carla Madeira, Ana Marta Santos, Marta Gomes, Jéssica Godinho e Sofia Guedes, Flávia Fernandes, Cristiana Silva, Sara Cabral, Vanessa Rodrigues, Abigail Magalhães, Vânia Ferro, Joana Chaby Nunes e Sara Guedes, devidamente enquadrados pelos seus orientadores e orientadoras, sobre os temas seguintes: Aprender a Ser Solidário. Uma Experiência Educativa no Jardim de Infância; O Envolvimento nas Rotinas e a Continuidade Educativa: Compromissos e Estratégias com a Família em Educação de Infância; A Promoção da Autorregulação da Aprendizagem das Crianças a partir do Diário de Grupo; Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes; Espaço Físico e Aprendizagem: Um Estudo em Contexto de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico; Os Medos em Crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico; Mindfulness na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um Estudo Exploratório; Desenvolvimento da Criatividade nas crianças em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; A Literatura para a Infância como Promotora das Aprendizagens de Estudo do Meio; Cidadania e bem-estar animal no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino básico: Estudos de caso com o modelo dos 7E; Desafios Matemáticos em Ensino Presencial e Online no 2.º Ciclo; Reflexão sobre Práticas de Educação Inclusiva no Contexto de Iniciação à Prática: Processo de Autoformação.
- Da prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básicoPublication . Cardona, Maria João; Linhares, ElisabeteEsta publicação é a primeira de uma coleção sobre Formação & Educação nas primeiras idades que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a organizar no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência com a finalidade de divulgar trabalhos de pesquisa de docentes e formandos/as. Enquadrada pelo processo de Bolonha, a componente investigativa dos planos de estudo destes mestrados tem permitido uma maior articulação entre os processos formativos e investigativos, capacitando o/as futuro/as profissionais a refletir de forma mais sistematizada procurando produzir conhecimento nas suas áreas de atuação, com o objetivo de resolver problemas, melhorar e compreender os contextos em que desenvolvem a sua intervenção. Os trabalhos apresentados refletem, deste modo, processos investigativos realizados em contextos de intervenção decorrentes da prática de ensino supervisionada, e constituem-se, como refere a Professora Lurdes Serrazina no prefácio, como relevantes no processo de desenvolvimento profissional deste/as futuro/as profissionais podendo ainda trazer importantes contributos na definição de trabalhos futuros. Nesta primeira publicação são apresentados alguns trabalhos de pesquisa realizados por formandas e devidamente enquadrados pelos/as docentes orientadores.