Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Trajetórias investigativas na educação pré-escolar e ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação desenvolvida no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência é um contributo essencial para a inovação pedagógica e para a melhoria das práticas educativas. Esta publicação Trajetórias Investigativas na Educação Pré-Escolar e Ensino Básico, apresenta uma coleção de estudos que reflete o empenho de mestrando/as e seus/suas orientadores/as em explorar questões emergentes e pertinentes nos contextos educativos das primeiras idades, realizados na ESE | IPSantarém e em outras Instituições de Ensino Superior. A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pela Professora Maria de Fátima Pista Calado Mendes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Organizada em capítulos que abordam temas diversos e atuais, este trabalho destaca-se pela multiplicidade de perspetivas e pela aplicabilidade das propostas pedagógicas apresentadas. A seguir, são introduzidos os temas e os respetivos autores, cujas investigações formam o corpo desta publicação: A reflexão na formação inicial como processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva – Ângela Silva e Isabel Piscalho; A Coconstrução do Espaço Exterior: Fomentar Aprendizagens em Contexto de Jardim de Infância com crianças de 3 anos – Bárbara Simões e Carla Dionísio Gonçalves; Efeito de materiais naturais e manufaturados afuncionais, em atividade não estruturada, no comportamento lúdico e social de crianças de 3-4 anos do pré-escolar – Beatriz Esteves, Ana Serrão-Arrais e David Catela; Exploração do Potencial das Entrevistas com Tarefa para a Promoção da Autorregulação da Aprendizagem na Educação Pré-Escolar – Cátia Figueiredo e Isabel Piscalho; Impactos da Pandemia na Aprendizagem Infantil: Oportunidades para a Educação para a Saúde – Ana Gomes e Elisabete Linhares; Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico – Beatriz Antunes e Maria João Cardona; A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores – Jéssica Santos e Lia Pappámikail; A Literatura Infantil e a Interdisciplinaridade na Aprendizagem: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Maria da Nazaré da Silva Marques, Ana Margarida Mourato e Maria Inês Cardoso; Educação Ambiental e ODS: Uma Abordagem Pedagógica para o JI e 1.º CEB – Márcia Pereira e Elisabete Linhares; Estudo das alterações climáticas numa turma do 4.º ano de escolaridade – Matilde Lima e Sílvia Ferreira; A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na criatividade em crianças da Educação de Infância e do 1.º CEB – Ana Vitorino e Clara Brito; As expressões artísticas na promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças – Rita Caixinha e Isabel Piscalho; Estereótipos de género no 2.º CEB: relato de uma proposta pedagógica – Carolina Fontes e Susana Alexandre dos Reis; As Visitas de Estudo Virtuais e o estudo do património local: uma proposta pedagógica no 3.º CEB – Magda Reis e Susana Alexandre dos Reis. Os capítulos, diversificados em temáticas e metodologias, refletem o compromisso com a pesquisa aplicada e com a construção de práticas educativas inovadoras. Esta publicação convida à reflexão e à ação, oferecendo contributos valiosos para todos os que se dedicam à educação nas primeiras idades. Esperamos que gostem!

Description

Keywords

investigação mestrados que habilitam para a docência inovação pedagógica educação inclusiva coconstrução do espaço exterior educação ambiental e ODS: expressões artísticas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Saúde de Santarém