Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.04 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação desenvolvida no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência é
um contributo essencial para a inovação pedagógica e para a melhoria das práticas
educativas. Esta publicação Trajetórias Investigativas na Educação Pré-Escolar e Ensino
Básico, apresenta uma coleção de estudos que reflete o empenho de mestrando/as e
seus/suas orientadores/as em explorar questões emergentes e pertinentes nos contextos
educativos das primeiras idades, realizados na ESE | IPSantarém e em outras Instituições
de Ensino Superior.
A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pela Professora Maria de Fátima Pista
Calado Mendes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Organizada em capítulos que abordam temas diversos e atuais, este trabalho destaca-se
pela multiplicidade de perspetivas e pela aplicabilidade das propostas pedagógicas
apresentadas. A seguir, são introduzidos os temas e os respetivos autores, cujas
investigações formam o corpo desta publicação: A reflexão na formação inicial como
processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva – Ângela Silva
e Isabel Piscalho; A Coconstrução do Espaço Exterior: Fomentar Aprendizagens em
Contexto de Jardim de Infância com crianças de 3 anos – Bárbara Simões e Carla
Dionísio Gonçalves; Efeito de materiais naturais e manufaturados afuncionais, em
atividade não estruturada, no comportamento lúdico e social de crianças de 3-4 anos do
pré-escolar – Beatriz Esteves, Ana Serrão-Arrais e David Catela; Exploração do
Potencial das Entrevistas com Tarefa para a Promoção da Autorregulação da
Aprendizagem na Educação Pré-Escolar – Cátia Figueiredo e Isabel Piscalho; Impactos
da Pandemia na Aprendizagem Infantil: Oportunidades para a Educação para a Saúde
– Ana Gomes e Elisabete Linhares; Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo
do Ensino Básico – Beatriz Antunes e Maria João Cardona; A Gestão da Diversidade
Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores – Jéssica Santos
e Lia Pappámikail; A Literatura Infantil e a Interdisciplinaridade na Aprendizagem:
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Maria da Nazaré da
Silva Marques, Ana Margarida Mourato e Maria Inês Cardoso; Educação Ambiental e
ODS: Uma Abordagem Pedagógica para o JI e 1.º CEB – Márcia Pereira e Elisabete
Linhares; Estudo das alterações climáticas numa turma do 4.º ano de escolaridade –
Matilde Lima e Sílvia Ferreira; A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na
criatividade em crianças da Educação de Infância e do 1.º CEB – Ana Vitorino e Clara
Brito; As expressões artísticas na promoção da autorregulação da aprendizagem das
crianças – Rita Caixinha e Isabel Piscalho; Estereótipos de género no 2.º CEB: relato de
uma proposta pedagógica – Carolina Fontes e Susana Alexandre dos Reis; As Visitas de
Estudo Virtuais e o estudo do património local: uma proposta pedagógica no 3.º CEB –
Magda Reis e Susana Alexandre dos Reis.
Os capítulos, diversificados em temáticas e metodologias, refletem o compromisso com
a pesquisa aplicada e com a construção de práticas educativas inovadoras. Esta publicação convida à reflexão e à ação, oferecendo contributos valiosos para todos os que se dedicam
à educação nas primeiras idades.
Esperamos que gostem!
Description
Keywords
investigação mestrados que habilitam para a docência inovação pedagógica educação inclusiva coconstrução do espaço exterior educação ambiental e ODS: expressões artísticas
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Saúde de Santarém