Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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- Gestão e organização do ambiente educativo na promoção da leitura: estudo exploratório no 1º CEB e no 2º CEBPublication . Pereira, Carla Maria Neves; Novo, CristinaO presente trabalho enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que compõe este Mestrado em Ensino no 1º Ciclo de Ensino Básico e no Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo de Ensino Básico centrando-se no enfoque da intervenção educativa levada a cabo nos estágios realizados nos respetivos contextos, na questão que emergiu da prática pedagógica, a partir da qual foi realizada a investigação referente à organização do ambiente educativo na promoção da leitura. O presente estudo tem como objetivo aprofundar conhecimentos acerca da importância da organização do ambiente educativo na promoção da leitura. No decorrer deste percurso foram realizadas várias pesquisas recorrendo a autores de referência pedagógica que sustentam o percurso de desenvolvimento profissional e a investigação realizada, que integram este relatório.
- Do Português Língua Não Materna (PLNM) ao uso de tecnologias. Um contributo para uma aprendizagem da oralidade, por falantes chinesesPublication . Henriques, Jéssica Tomás; Teixeira, Madalena; Novo, CristinaA apresentação do presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à sua finalização. Nele é apresentado um estudo realizado em alunos de 2.º Ciclo, com nacionalidade chinesa. Tendo em conta as caraterísticas dos alunos, foi possível definir uma problemática que orientou o estudo aqui apresentado, centrada no Português Língua Não Materna (PLNM) e no contributo das tecnologias na aprendizagem da oralidade, por falantes chineses. Assim, a partir do estudo desenvolvido pretendeu-se compreender de que forma a utilização de recursos educativos digitais nas aulas de Português vão ao encontro dos interesses dos alunos, aumentam a motivação e influenciam a participação, o empenho e os resultados nos alunos. A metodologia considerada para o estudo aproxima-se do paradigma da metodologia de investigação-ação, tendo a possibilidade de ser um estudo-caso e o teórico relativo à importância da oralidade e à relevância do uso das tecnologias para uma melhor aprendizagem: i) conhecer a importância da língua portuguesa para falantes chineses; ii) identificar as principais dificuldades, na língua portuguesa, para os falantes chineses; iii) realizar uma pesquisa, após a concretização do objetivo anterior, com enfoque no domínio da oralidade; iv) desenvolver um protótipo de ferramenta digital que contribua para a melhoria das aprendizagens, tendo em conta as dificuldades diagnosticadas. Em relação aos resultados obtidos, determinou-se que a utilização de recursos, que vão ao encontro dos interesses e gostos dos alunos, na disciplina de Português Língua não Materna, apresentam potencialidades, sendo elas: (i) aumentar a motivação dos alunos; (ii) aumentar os níveis de participação nas aulas; (iii) melhorar os resultados. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas a esta estratégia, podem dar um contributo relevante ao processo de ensino-aprendizagem.
- Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolarPublication . Pinto, Joana Ribeiro; Tagarro, MartaO presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
- Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades específicasPublication . Martinho, Adelaide Sofia Diogo; Novo, CristinaEste relatório tem dois capítulos. No primeiro relatamos as experiências e as aprendizagens que a Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Secções como a Reflexão tornam-no fulcral para a realização do capítulo que se segue visto foi nela que encontrámos o mote para a investigação. No segundo apresentamos uma pesquisa que diz respeito ao estudo da avaliação das aprendizagens dos alunos com Necessidades Específicas. Nele quisemos saber de que forma é que o papel do professor se repercute na avaliação dos alunos. Sublinhamos o nível de subjetividade do estudo e refutamos o objetivo de saber se os profissionais participantes são competentes no processo de avaliação dos alunos com NE. Pretendemos conhecer e compreender a complexidade que enfrentam ao desenvolver o dito processo, os seus problemas e a forma como os superam.
- Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursivaPublication . Chambel, Ana Filipa dos Santos; Catela, DavidO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. No que concerne à primeira parte, é apresentado uma análise e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa. Esta investigação teve como objetivo identificar no 1.º e 4.º ano de escolaridade dificuldades na escrita cursiva, detetáveis por megalografia, inconstância espacial, substituições ou imprecisão de traço, inversões, trocas ou ausências. Pretendemos aplicar e avaliar o efeito de um programa de estimulação motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. Os dados foram recolhidos, tendo por base um pré-teste e um pós-teste a um total de 120 crianças do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao grupo experimental pertenceram 9 crianças do 1.º e 4.º ano, emparelhado a um grupo de controlo, por idade, género e sala. As sessões de intervenção, demonstraram que o grupo experimental beneficiou da intervenção a nível de redução de espaço, altura das letras e tempo, aproximando-se do grupo de controlo, e ultrapassando-o em determinados parâmetros.
- Conceções das crianças do ensino básico sobre a identidade "mouro" decorrentes do ensino do período da reconquista cristãPublication . Ferreira, Henrique Aguiar; Tavares, Teresa ClaúdiaNo primeiro, documento a contribuição dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Primeiro Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no Segundo Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento e obtenção de competências profissionais e pessoais. No segundo, apresento uma pesquisa-intervenção referente às conceções das crianças do Ensino Básico sobre a identidade “mouro” decorrentes do ensino do período da Reconquista Cristã. A pesquisa-intervenção questionou em que medida o ensino sobre o período da Reconquista Cristã a crianças portuguesas de uma comunidade de maioria cristã influencia a conceção destas sobre a identidade “mouro” e sobre a sua própria identidade de portuguesas. A investigação baseou-se na interação da análise da documentação curricular pertinente com a observação de dinâmicas de aula, uma intervenção em que as crianças ilustraram personagens e eventos de um conto que retratava um conflito mouro/cristão e a análise de respostas a um inquérito em linha sobre esse mesmo conto. Embora o caráter introdutório desta investigação, a reduzida amostra de crianças do 1.º CEB e a ainda mais reduzida do 2.º CEB impeça a generalização dos resultados, estes levam a concluir que as crianças constroem a sua conceção de “mouro” a partir do que lhes é previamente ensinado na escola no conteúdo programático “Reconquista Cristã” e, no caso de não terem presentes os conteúdos deste ensino, a partir das representações de “mouro” que buscam e encontram na internet. O produto final deste ensino - que coincide com as representações da internet - é o “mouro” ser para estas crianças apenas o membro de um grupo que luta contra os membros de um outro grupo, o grupo dos cristãos, com o qual implicitamente se identificam. O “mouro” é para elas o “Outro”, o oponente. No terceiro e último capítulo reflito sobre o percurso cognitivo e pedagógico que efetuei durante a elaboração deste trabalho e sobre a influência deste processo de elaboração, em si, na minha formação para a docência.
- Implicações da compreensão textual na aprendizagem de História e Geografia de Portugal no 2.º CEBPublication . Lima, Catarina Isabel Francisco; Rauber, André Luiz; Freitas, PedroO presente Relatório de Estágio é realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau de mestre. Este reflete o trabalho realizado nas Práticas de Ensino Supervisionadas nas valências do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as aprendizagens adquiridas e as metodologias de ensinoaprendizagem desenvolvidas. Destacamos ainda o trabalho de pesquisa referente às implicações da compreensão textual na aprendizagem de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente os estudos realizados nesse âmbito e as metodologias propostas.