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Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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  • Gestão e organização do ambiente educativo na promoção da leitura: estudo exploratório no 1º CEB e no 2º CEB
    Publication . Pereira, Carla Maria Neves; Novo, Cristina
    O presente trabalho enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que compõe este Mestrado em Ensino no 1º Ciclo de Ensino Básico e no Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo de Ensino Básico centrando-se no enfoque da intervenção educativa levada a cabo nos estágios realizados nos respetivos contextos, na questão que emergiu da prática pedagógica, a partir da qual foi realizada a investigação referente à organização do ambiente educativo na promoção da leitura. O presente estudo tem como objetivo aprofundar conhecimentos acerca da importância da organização do ambiente educativo na promoção da leitura. No decorrer deste percurso foram realizadas várias pesquisas recorrendo a autores de referência pedagógica que sustentam o percurso de desenvolvimento profissional e a investigação realizada, que integram este relatório.
  • Do Português Língua Não Materna (PLNM) ao uso de tecnologias. Um contributo para uma aprendizagem da oralidade, por falantes chineses
    Publication . Henriques, Jéssica Tomás; Teixeira, Madalena; Novo, Cristina
    A apresentação do presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à sua finalização. Nele é apresentado um estudo realizado em alunos de 2.º Ciclo, com nacionalidade chinesa. Tendo em conta as caraterísticas dos alunos, foi possível definir uma problemática que orientou o estudo aqui apresentado, centrada no Português Língua Não Materna (PLNM) e no contributo das tecnologias na aprendizagem da oralidade, por falantes chineses. Assim, a partir do estudo desenvolvido pretendeu-se compreender de que forma a utilização de recursos educativos digitais nas aulas de Português vão ao encontro dos interesses dos alunos, aumentam a motivação e influenciam a participação, o empenho e os resultados nos alunos. A metodologia considerada para o estudo aproxima-se do paradigma da metodologia de investigação-ação, tendo a possibilidade de ser um estudo-caso e o teórico relativo à importância da oralidade e à relevância do uso das tecnologias para uma melhor aprendizagem: i) conhecer a importância da língua portuguesa para falantes chineses; ii) identificar as principais dificuldades, na língua portuguesa, para os falantes chineses; iii) realizar uma pesquisa, após a concretização do objetivo anterior, com enfoque no domínio da oralidade; iv) desenvolver um protótipo de ferramenta digital que contribua para a melhoria das aprendizagens, tendo em conta as dificuldades diagnosticadas. Em relação aos resultados obtidos, determinou-se que a utilização de recursos, que vão ao encontro dos interesses e gostos dos alunos, na disciplina de Português Língua não Materna, apresentam potencialidades, sendo elas: (i) aumentar a motivação dos alunos; (ii) aumentar os níveis de participação nas aulas; (iii) melhorar os resultados. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas a esta estratégia, podem dar um contributo relevante ao processo de ensino-aprendizagem.
  • Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar
    Publication . Pinto, Joana Ribeiro; Tagarro, Marta
    O presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades específicas
    Publication . Martinho, Adelaide Sofia Diogo; Novo, Cristina
    Este relatório tem dois capítulos. No primeiro relatamos as experiências e as aprendizagens que a Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Secções como a Reflexão tornam-no fulcral para a realização do capítulo que se segue visto foi nela que encontrámos o mote para a investigação. No segundo apresentamos uma pesquisa que diz respeito ao estudo da avaliação das aprendizagens dos alunos com Necessidades Específicas. Nele quisemos saber de que forma é que o papel do professor se repercute na avaliação dos alunos. Sublinhamos o nível de subjetividade do estudo e refutamos o objetivo de saber se os profissionais participantes são competentes no processo de avaliação dos alunos com NE. Pretendemos conhecer e compreender a complexidade que enfrentam ao desenvolver o dito processo, os seus problemas e a forma como os superam.
  • Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
    Publication . Chambel, Ana Filipa dos Santos; Catela, David
    O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. No que concerne à primeira parte, é apresentado uma análise e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa. Esta investigação teve como objetivo identificar no 1.º e 4.º ano de escolaridade dificuldades na escrita cursiva, detetáveis por megalografia, inconstância espacial, substituições ou imprecisão de traço, inversões, trocas ou ausências. Pretendemos aplicar e avaliar o efeito de um programa de estimulação motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. Os dados foram recolhidos, tendo por base um pré-teste e um pós-teste a um total de 120 crianças do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao grupo experimental pertenceram 9 crianças do 1.º e 4.º ano, emparelhado a um grupo de controlo, por idade, género e sala. As sessões de intervenção, demonstraram que o grupo experimental beneficiou da intervenção a nível de redução de espaço, altura das letras e tempo, aproximando-se do grupo de controlo, e ultrapassando-o em determinados parâmetros.
  • Conceções das crianças do ensino básico sobre a identidade "mouro" decorrentes do ensino do período da reconquista cristã
    Publication . Ferreira, Henrique Aguiar; Tavares, Teresa Claúdia
    No primeiro, documento a contribuição dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Primeiro Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no Segundo Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento e obtenção de competências profissionais e pessoais. No segundo, apresento uma pesquisa-intervenção referente às conceções das crianças do Ensino Básico sobre a identidade “mouro” decorrentes do ensino do período da Reconquista Cristã. A pesquisa-intervenção questionou em que medida o ensino sobre o período da Reconquista Cristã a crianças portuguesas de uma comunidade de maioria cristã influencia a conceção destas sobre a identidade “mouro” e sobre a sua própria identidade de portuguesas. A investigação baseou-se na interação da análise da documentação curricular pertinente com a observação de dinâmicas de aula, uma intervenção em que as crianças ilustraram personagens e eventos de um conto que retratava um conflito mouro/cristão e a análise de respostas a um inquérito em linha sobre esse mesmo conto. Embora o caráter introdutório desta investigação, a reduzida amostra de crianças do 1.º CEB e a ainda mais reduzida do 2.º CEB impeça a generalização dos resultados, estes levam a concluir que as crianças constroem a sua conceção de “mouro” a partir do que lhes é previamente ensinado na escola no conteúdo programático “Reconquista Cristã” e, no caso de não terem presentes os conteúdos deste ensino, a partir das representações de “mouro” que buscam e encontram na internet. O produto final deste ensino - que coincide com as representações da internet - é o “mouro” ser para estas crianças apenas o membro de um grupo que luta contra os membros de um outro grupo, o grupo dos cristãos, com o qual implicitamente se identificam. O “mouro” é para elas o “Outro”, o oponente. No terceiro e último capítulo reflito sobre o percurso cognitivo e pedagógico que efetuei durante a elaboração deste trabalho e sobre a influência deste processo de elaboração, em si, na minha formação para a docência.
  • Implicações da compreensão textual na aprendizagem de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
    Publication . Lima, Catarina Isabel Francisco; Rauber, André Luiz; Freitas, Pedro
    O presente Relatório de Estágio é realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau de mestre. Este reflete o trabalho realizado nas Práticas de Ensino Supervisionadas nas valências do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as aprendizagens adquiridas e as metodologias de ensinoaprendizagem desenvolvidas. Destacamos ainda o trabalho de pesquisa referente às implicações da compreensão textual na aprendizagem de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente os estudos realizados nesse âmbito e as metodologias propostas.