Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio_Joana Pinto .pdf5.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
This report presents a formative and investigative journey, with the purpose of obtaining a master's degree in Teaching Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The report is divided into two fundamental parts for its construction. The first part is devoted to the supervised teaching practices in the context of 1st and 2nd cycles of basic education in the subjects of History and Geography of Portugal and Portuguese, and, in a second part, the investigative part focused on the theme of emotions, more specifically, on the emotions of 2nd cycle students in school context. Therefore, this study sought to investigate how the emotions of 2nd cycle students in school settings are characterized and what influences them. The results presented in this research bring us knowledge about the students' emotions, their emotional competencies, and their relationship with learning. We are also left with the methodologies in face-to-face teaching and how distance education caused the students’ emotions based on the comparison between the two types of teaching. The research is based on a mixed character methodology, since it presents qualitative and quantitative methodologies, through data collection instruments such as interviews by survey to a teacher and a psychologist and questionnaire surveys carried out by students of the 2nd cycle of basic education.

Description

Keywords

aprendizagens emoções emoções básicas educação papel do docente 2. º Ciclo do Ensino Básico learning emotions and basic emoticons

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue