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- Do Português Língua Não Materna (PLNM) ao uso de tecnologias. Um contributo para uma aprendizagem da oralidade, por falantes chinesesPublication . Henriques, Jéssica Tomás; Teixeira, Madalena; Novo, CristinaA apresentação do presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à sua finalização. Nele é apresentado um estudo realizado em alunos de 2.º Ciclo, com nacionalidade chinesa. Tendo em conta as caraterísticas dos alunos, foi possível definir uma problemática que orientou o estudo aqui apresentado, centrada no Português Língua Não Materna (PLNM) e no contributo das tecnologias na aprendizagem da oralidade, por falantes chineses. Assim, a partir do estudo desenvolvido pretendeu-se compreender de que forma a utilização de recursos educativos digitais nas aulas de Português vão ao encontro dos interesses dos alunos, aumentam a motivação e influenciam a participação, o empenho e os resultados nos alunos. A metodologia considerada para o estudo aproxima-se do paradigma da metodologia de investigação-ação, tendo a possibilidade de ser um estudo-caso e o teórico relativo à importância da oralidade e à relevância do uso das tecnologias para uma melhor aprendizagem: i) conhecer a importância da língua portuguesa para falantes chineses; ii) identificar as principais dificuldades, na língua portuguesa, para os falantes chineses; iii) realizar uma pesquisa, após a concretização do objetivo anterior, com enfoque no domínio da oralidade; iv) desenvolver um protótipo de ferramenta digital que contribua para a melhoria das aprendizagens, tendo em conta as dificuldades diagnosticadas. Em relação aos resultados obtidos, determinou-se que a utilização de recursos, que vão ao encontro dos interesses e gostos dos alunos, na disciplina de Português Língua não Materna, apresentam potencialidades, sendo elas: (i) aumentar a motivação dos alunos; (ii) aumentar os níveis de participação nas aulas; (iii) melhorar os resultados. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas a esta estratégia, podem dar um contributo relevante ao processo de ensino-aprendizagem.