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- Potencialidades da aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância e 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Ribeiro, Matilde Duarte; Uva, MartaEste relatorio, elaborado no ambito do Mestrado em Educacao Pre-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Basico da Escola Superior de Educacao de Santarem, analisa criticamente os estagios realizados no ambito da Pratica de Ensino Supervisionada em contexto de Creche, Jardim de Infancia e 1.o Ciclo. O exercicio investigativo, de carater qualitativo, envolveu quatro entrevistas semiestruturadas e tres focus groups para compreender as percecoes de docentes e criancas face as potencialidades da aprendizagem cooperativa no contexto de jardim de infancia e de 1.o Ciclo do Ensino Basico. Os resultados permitiram identificar concecoes e praticas pedagogicas dos educadores e professores, destacando estrategias cooperativas aplicadas em sala. Tambem foram recolhidas as concecoes das criancas, evidenciando as suas experiencias e opinioes. Este estudo aprofundou as potencialidades da aprendizagem cooperativa, analisando como ela e implementada e percebida, e contribuiu para ampliar a compreensao sobre o papel dessa abordagem no desenvolvimento educativo e social, bem como inspirar as praticas educativa.
- Organização do ambiente educativo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: a gestão do tempo como promotora da autorregulação da aprendizagem das criançasPublication . Ferreira, Beatriz da Silva; Piscalho, IsabelEste relatório de estágio é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém. O documento reflete a experiência prática adquirida nos contextos de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. Estrutura-se em três partes principais. A primeira parte tem como objetivo desenvolver uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e as práticas pedagógicas implementadas nestes três contextos. A segunda parte aborda a componente investigativa, que procura compreender de que forma a organização do ambiente educativo, sobretudo em relação à dimensão “tempo”, pode promover a autorregulação da aprendizagem das crianças durante as transições educativas entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Além disso, investiga o papel dos educadores e professores na organização do tempo, visando a promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças em ambos os contextos. Para tal, foram realizados três estudos com uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa. A investigação envolveu observação direta, utilizando a cheklist CHILD (Piscalho, 2021), registos escritos, 61 inquéritos online e dois focus groups, cada um com cinco crianças. Além disso, esta exploração investigativa possibilitou perceber qual deve ser o papel do educador/professor na promoção da aprendizagem autorregulada. Os resultados obtidos demonstram de forma clara que a organização do tempo desempenha um papel crucial na promoção das competências autorregulatórias das crianças, ajudando-as a gerir melhor o seu comportamento, emoções e aprendizagens. Adicionalmente, as práticas educativas adotadas pelos docentes revelam-se igualmente essenciais neste processo. Metodologias pedagógicas que incentivem a autonomia, a reflexão crítica e a autoavaliação contribuem significativamente para o desenvolvimento da autorregulação nas crianças, permitindo que adquiram ferramentas para enfrentar desafios de forma mais eficaz e responsável. Assim, a conjugação de uma boa gestão do tempo com estratégias educativas adequadas constitui um pilar fundamental para o desenvolvimento saudável e equilibrado das competências autorregulatórias desde a infância. Por fim, a terceira parte apresenta uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento profissional ao longo do curso, descrevendo as principais aprendizagens e dificuldades encontradas durante este percurso e nos três estudos realizados.
- A influência da autoestima no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em pré-escolar e 1º CEBPublication . Serrenho, Ana Rita Gesteiro; Uva, MartaO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB),realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este relatório cruza todas as experiências vividas em cada estágio, e todo o pecurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional, culminado na realização do exercício investigativo. A primeira parte é no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES) referido os 4 estágios bem como as reflexões sobre os mesmos. Em seguida, aborda o exercício investigativo focando-se o mesmo nas conceções sobre a autoestima das crianças e docentes, no impacto que esta tem na aprendizagem e o papel que os educadores/professores têm neste processo. A recolha de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, a duas educadoras, duas professoras de 1.º ciclo e a 14 alunos de 1.º ciclo. A revisão de literatura permitiu-me clarificar conceitos como: autoestima e autoconceito e permitiu-me cruzar informações entre as conceções das educadoras/professoras e alunos com as dos autores estudados. Os resultados das crianças apontaram para a importância de se conhecerem a elas próprias.Os resultados dos docentes apontam para a perceção que cada um tem de si, aproximando-se do que as crianças responderam, ressaltando a importância da confiança. As crianças acreditam que o seu bem-estar influencia a forma como aprendem e as educadoras/professoras dão ênfase, também, aos fatores emocionais, bem como à importância de se transmitir segurança, de modo a promover a confiança no processo de aprendizagem.
- As relações sociais entre as crianças e a promoção da aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância e 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, Carolina Isabela Vieira; Uva, MartaEste exercício investigativo surge no âmbito da obtenção de grau de Mestre, na área de Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico, englobando a reflexão sobre as vivências em estágio e o percurso investigativo realizado. O exercício investigativo tem principal enfoque na aprendizagem e desenvolvimento das crianças através das suas relações sociais. O desenvolvimento do percurso investigativo permite compreender de que forma a socialização entre crianças influencia a sua aprendizagem e desenvolvimento. Por meio de um estudo de caráter qualitativo pretendeu-se conhecer perspetivas dos participantes no estudo, dos quais faziam parte educadoras, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e crianças, sobre as conceções das relações entre crianças, estratégias e atividades promotoras das relações entre crianças, conhecendo também o papel do docente nesta promoção. A análise dos resultados permitiu identificar práticas educativas eficazes na promoção de ambientes educativos que valorizem as interações sociais. Por fim, ressalta-se o papel dos docentes, enquanto mediadores dessas interações, evidenciando a importância do diálogo, da empatia e de estratégias pedagógicas colaborativas para a construção de uma prática educativa transformadora.