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Mestrado em Desporto - Treino Desportivo

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  • A função de observador e analista em contexto de Sub-17 feminino & estudo dos pontapés de canto no futebol de formação feminino
    Publication . Severiano, Nelson Sebastião Paulo; Teixeira, Eduardo
    Este documento é desenvolvido no âmbito do 2º ano do 2º Ciclo do Mestrado em Treino Desportivo, especialização em futebol decorrente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Consiste num relatório de estágio e um estudo que visam a obtenção do grau de mestre em Treino Desportivo pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O relatório está dividido em duas partes. Uma primeira parte acerca da questão prática, o estágio, onde o estagiário colocou em teste os conhecimentos e práticas adquiridos ao longo da sua formação académica. Uma segunda parte, relativa ao estudo referente às bolas paradas defensivas no Campeonato Distrital Feminino da AF Lisboa em sub-17. Na primeira fase o estagiário fez uma reflexão da sua época de estágio, aprofundando as áreas da observação e análise, departamento onde esteve inserido, do planeamento e operacionalização, área onde teve bastante intervenção e também da área da gestão de equipas e pessoas. Na segunda fase o estagiário fez a análise de todas as bolas paradas defensivas dos adversários que defrontaram a sua equipa durante o período competitivo.
  • Intervenção do treinador-adjunto/analista no processo de treino e competição de uma equipa sénior B feminina
    Publication . Ferreira, João Gonçalo Carvalho; Teixeira, Eduardo
    O presente Relatório de Estágio descreve a intervenção do Estagiário na função de Treinador-adjunto/Analista da Equipa Sénior B Feminina do Sport Lisboa e Benfica, que participou no Campeonato Nacional Feminino – II Divisão, durante a época desportiva 2023/2024, sagrando-se campeã nacional. Estruturado em três Capítulos distintos, mas complementares, o relatório aborda: Capítulo I – O Estágio, que descreve detalhadamente as funções e tarefas desempenhadas pelo Estagiário no contexto futebolístico em que esteve inserido, com especial foco na área da observação e análise, sendo complementado por uma abordagem multidisciplinar que integra diversas áreas fundamentais para o treino e para o jogo de Futebol; Capítulo II – Estudo “Social support, network, and relationships among coaches in different sports: a systematic review”, que analisa os diferentes tipos e níveis de suporte social fornecidos a treinadores de diferentes modalidades, investigando o impacto desse suporte no seu bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, o desempenho e a eficácia no trabalho; Capítulo III – Balanço Final do Estágio, no qual são analisados os principais desafios e aprendizagens da experiência, tanto no contexto futebolístico como nas atividades extrafutebol, que contribuíram para a evolução do Estagiário enquanto Treinador. Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém, o Estágio permitiu aplicar, avaliar e aprofundar diversas competências teórico-práticas, promovendo a capacidade analítica, pedagógica e de adaptação a diferentes desafios, reforçando a integração de estratégias multidisciplinares no Futebol de Formação.
  • Intervenção técnico pedagógica numa equipa sub 19. A instrução do treinador e a sua influência no desempenho dos futebolistas
    Publication . Pascoal, Rodrigo Miguel Mendes; Miguel, Mauro
    O presente trabalho desenvolveu se em três fases: pré estágio, estágio e estu- do. Na fase de pré estágio foram definidos os objetivos específicos e elaborado um plano de atuação adaptado ao contexto da Associação Académica de Santarém (AAS). Durante o estágio (época 2023/2024), foram desempenhadas as funções de treinador adjunto nos Juniores Sub 19 e de treinador principal nos Benjamins Sub 10. No escalão Sub 19, as tarefas incluíram a preparação de exercícios específicos, análi- se de desempenho e participação na defin ição do modelo de jogo. Já nos Sub 10, foi desenvolvida uma metodologia de treino progressiva, orientada para o desenvolvimen- to técnico cognitivo e a evolução da equipa. A experiência de estágio permitiu consolidar conhecimentos adquiridos ao lon- go do curs o e desenvolver competências práticas fundamentais para a intervenção em contexto real. A atuação nos dois escalões distintos proporcionou uma visão abran- gente das exigências técnicas, táticas e pedagógicas inerentes a diferentes etapas de formação desport iva. Nos Sub 19, aprofundei a capacidade de análise do jogo e de planeamento estratégico, enquanto nos Sub 10 refinei as competências de comunica- ção, gestão de grupo e adaptação de conteúdos ao nível etário. Esta vivência contribu- iu significativamente para o meu crescimento pessoal e profissional, reforçando a im- portância da flexibilidade, da reflexão crítica e do trabalho em equipa no desempenho das funções de treinador. Na fase de estudo, foi investigada a eficácia da instrução do treinador no ensi- no dos princípios defensivos, através de métodos quantitativos que analisaram a re- tenção e execução após diferentes tipos de instrução. Os resultados demonstraram que instruções claras e específicas contribuem significativamente para a assimilação dos conceitos d efensivos e para a melhoria do desempenho individual e coletivo. O relatório final destaca a importância da articulação entre prática e investiga- ção para o crescimento profissional, bem como a ambição de evoluir para contextos de alto rendimento, aprofundando competências na área do treino e da análise de jo- go.
  • Observação e análise no futebol - O planeamento do microciclo do treinador analista
    Publication . Marques, José Augusto Calvo; Padinha, Vitor
    A primeira parte do relatório consiste no enquadramento do estágio, avaliando o seu contexto, definindo objetivos para o estagiário, apresentando conteúdos e estratégias de intervenção profissional, avaliando o controlo do processo de estágio, fazendo um balanço das tarefas do estagiário, assim uma reflexão do seu processo de estágio. Essas tarefas passaram pela filmagem dos jogos e dos treinos da equipa, pela codificação dos jogos relativos aos adversários, pela elaboração de compactos de vídeo em relação à equipa adversária, pela análise individual e coletiva da equipa adversária e pela análise estatística dos esquemas táticos ofensivos e defensivos, das oportunidades de remate alcançadas e concedidas e dos golos marcados e sofridos. Para além disto, também a tarefa de auxiliar no processo de treino. Todas estas tarefas permitiram um desenvolvimento pessoal e profissional, num contexto de elite e, principalmente na área da observação e análise de jogo. Na segunda parte, encontrase um enquadramento do estudo de investigação aplicado durante o contexto de estágio. No processo de investigação dos estudos abordados, teve-se como finalidade o estabelecimento de contactos com treinadores analistas ou elementos do departamento de análise de diversos clubes profissionais, inseridos nos campeonatos de 1ª Liga, 2ª Liga e 3ª Liga. Este estudo passou pela realização de entrevistas a dez treinadores analistas, com o objetivo de procurar analisar os diferentes momentos da observação e análise do jogo de Futebol (focando principalmente no momento do “antes”, ou seja, no planeamento do microciclo do treinador analista), e perceber, de que forma é que essa análise influencia o microciclo semanal de preparação de um jogo. Os resultados demonstraram que, em todas as dimensões abordadas ao longo do estudo, a área da observação e análise é vista como importante nos três contextos (1ª Liga, 2ª Liga e 3ª Liga). No entanto, foi possível concluir que para alguns parâmetros, não existem procedimentos iguais, dependendo daquilo que se pretende para um determinado jogador, equipa, entre outros, e mesmo para alguns tipos de análises mais secundárias, embora se considerem importantes, a falta de recursos humanos em alguns clubes, levam a que essas mesmas análises não sejam realizadas com tanta frequência, ou sejam, realizadas de uma forma mais geral e não tão aprofundada como se pretende.
  • Planeamento, intervenção e reflexão na função de treinador de uma equipa de sub-15
    Publication . Massano, João Pedro Freitas; Padinha, Vitor
    O relatório documenta a experiência do estagiário como treinador de futebol de sub-15 no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Realizado na Associação Recreativa do Porto Alto (AREPA), o estágio focou-se no desenvolvimento técnico, tático e físico dos atletas, culminando na conquista do campeonato distrital de Santarém. Como treinador principal, o estagiário planeou a época, incluindo mesociclos e microciclos, adaptando os treinos às necessidades da equipa. Foi dado ênfase à melhoria de habilidades técnicas, como passe e receção, e princípios táticos, como contenção e cobertura. Exercícios variados, combinando métodos gerais e específicos, foram utilizados para melhorar a coordenação motora e o desempenho físico, enquanto atividades de teambuilding fortaleceram o espírito de equipa. Um estudo integrado analisou o impacto de diferentes métodos de treino na coordenação motora dos atletas, com base em testes realizados antes, durante e após intervenções. Os resultados destacaram a eficácia inicial dos métodos gerais de preparação, enquanto a diversidade de estímulos ao longo do tempo demonstrou benefícios significativos no desenvolvimento global dos atletas.
  • Intervenção como treinador-analista estagiário numa equipa de futebol juvenis B Sub-16 em campeonato nacional
    Publication . Negreira, João Pedro Silvério; Padinha, Vitor
    Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio, inserida no 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo. O estágio foi realizado durante a época desportiva 2022/2023, com intervenção direta como treinador-analista de uma equipa de Juvenis B – Sub-16, integrado no Departamento de Análise e Observação do clube. Na primeira parte do documento irão ser abordados todos os temas referentes à intervenção do estagiário, assim como os seus objetivos, o seu enquadramento, as suas tarefas e as suas reflexões no tempo que passou na Entidade Acolhedora. As competências e aprendizagens adquiridas neste momento foram imensuráveis. Na segunda parte, será apresentado um estudo aplicado durante o contexto de estágio. O estudo passou pela caracterização do processo de reflexão de cinco treinadores de futebol de um centro de formação de elite. Este estudo, realizado através de entrevistas semiestruturadas e de uma análise de conteúdo, permite acrescentar conhecimento e exemplos de treinadores de topo sobre a forma como refletem. Os treinadores mencionaram que não utilizam ferramentas ou bases teóricas para refletir, preferindo a sua experiência. Quando refletem, todos avaliam os seus jogadores e ainda a si próprios. Para além disso, procuram sempre comparar se a sua operacionalização está de acordo com o que planearam. Os treinadores optam por reflexões mais informais e acima de tudo, este processo de reflexão deve ser pessoal e subjetivo.
  • Intervenção técnico-pedagógica como treinador adjunto de juvenis sub-17 . Caracterização do momento da finalização.
    Publication . Correia, Tiago Gomes; Teixeira, Eduardo
    O Relatório de Estágio apresenta uma estrutura baseada em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se ao processo de estágio e o segundo capítulo incide sobre o respetivo estudo. Por fim, realiza-se uma breve súmula do trabalho desenvolvido, da importância do estudo e das perspetivas futuras do estagiário. Em relação ao estudo, este teve como objetivo a caracterização dos golos marcados na pela Associação Desportiva Ovarense no Campeonato SABSEG na época 2023/2024. A amostra foi constituída por 78 golos e a sua análise realizada através do software de análise de jogo VideObserver, recorrendo ao Sistema de Observação do Golo no Futebol (SOGF). Por sua vez, a apresentação dos resultados obtidos foi realizada através de estatística descritiva. Os mesmos demonstram que a maioria dos golos foram marcados em casa e quando a equipa se encontrava a vencer. Os passes para finalização surgiram preferencialmente da zona ofensiva direita e o método para obtenção do golo mais frequente foi o ataque posicional. Quanto à forma de obtenção da finalização, o pé direito foi mais solicitado, surgindo a mesma maioritariamente dentro da área (zona F).
  • Características, funções e papéis do treinador adjunto sob o olhar do treinador principal
    Publication . Gonçalves, Martim Fernandes; apelido, nome; Vasconcellos, Fabrício
    Este trabalho refere-se ao Relatório de Estágio inserido no Mestrado em Treino Desportivo do ano letivo 2022/2023 e respetiva época desportiva, na modalidade de futebol. Este documento, dividido em duas partes, caracteriza e descreve o contexto do estágio (Parte I), realizado no escalão de sub-14 masculino, num clube de elite em Portugal. A Parte II refere-se ao estudo desenvolvido em contexto de estágio, no qual foram entrevistados oito treinadores principais de escalões de formação, abordando o tema da importância dos seus treinadores adjuntos, passando pelas características, funções e papéis que estes consideram fulcrais nas suas equipas técnicas. O objetivo deste estudo foi agregar as principais características que um treinador adjunto deve ter e as suas principais funções, de acordo com a visão dos treinadores principais, a fim de considerar um conjunto de pontos-chave em que os treinadores que aspiram ocupar esse cargo devem trabalhar para melhorar. Os dados foram analisados qualitativamente, utilizando a ferramenta de análise MAXQDA. Os resultados revelaram que a capacidade de análise do jogo coletivo, planeamento e operacionalização do treino foram competências técnicas destacadas pelos treinadores principais, reforçando a necessidade de o treinador adjunto ser uma extensão do principal e atuar de forma proativa no processo de treino. De entre as competências pessoais, a lealdade e o espírito crítico surgiram como pontos-chave.
  • Características, funções e papéis do treinador adjunto sob o olhar do treinador principal
    Publication . Gonçalves, Martim Fernandes; apelido, nome; Vasconcelos, Fabricio
    Este trabalho refere-se ao Relatório de Estágio inserido no Mestrado em Treino Desportivo do ano letivo 2022/2023 e respetiva época desportiva, na modalidade de futebol. Este documento, dividido em duas partes, caracteriza e descreve o contexto do estágio (Parte I), realizado no escalão de sub-14 masculino, num clube de elite em Portugal. A Parte II refere-se ao estudo desenvolvido em contexto de estágio, no qual foram entrevistados oito treinadores principais de escalões de formação, abordando o tema da importância dos seus treinadores adjuntos, passando pelas características, funções e papéis que estes consideram fulcrais nas suas equipas técnicas. O objetivo deste estudo foi agregar as principais características que um treinador adjunto deve ter e as suas principais funções, de acordo com a visão dos treinadores principais, a fim de considerar um conjunto de pontos-chave em que os treinadores que aspiram ocupar esse cargo devem trabalhar para melhorar. Os dados foram analisados qualitativamente, utilizando a ferramenta de análise MAXQDA. Os resultados revelaram que a capacidade de análise do jogo coletivo, planeamento e operacionalização do treino foram competências técnicas destacadas pelos treinadores principais, reforçando a necessidade de o treinador adjunto ser uma extensão do principal e atuar de forma proativa no processo de treino. De entre as competências pessoais, a lealdade e o espírito crítico surgiram como pontos-chave.
  • Observação e análise individual de atletas de futebol de formação: uma proposta metodológica
    Publication . Elias, Pedro Miguel da Costa; Teixeira, Eduardo
    O presente documento consiste num Relatório de Estágio referente à época desportiva/ano letivo 2023/2024, que visa a obtenção do Grau de Mestre em Treino Desportivo. Este Relatório aborda a Intervenção Profissional no contexto de Estágio, relativamente às tarefas, funções e ao enquadramento na Equipa Técnica e no Clube, onde foi desempenhado o cargo de Treinador-Analista. Este documento aborda pormenorizadamente as tarefas e funções desempenhadas ao nível da Observação e Análise, Planeamento, Processo de Treino e Competição. É também realizada uma proposta metodológica referente à Observação e Análise Individual das Atletas, criando uma relação direta entre o Processo de Treino e a Competição. Neste sentido, foi desenvolvido um Modelo de Observação e Análise Individual das Atletas, que visa englobar uma análise completa e abrangente das capacidades das atletas e dos pontos a melhorar, tal como uma monitorização da evolução das mesmas ao longo da época. O objetivo deste Modelo de Observação e Análise Individual é permitir aos Treinadores construir uma base de dados individual das atletas, acompanhar a evolução das mesmas e utilizar esta ferramenta para uma comunicação objetiva com as jogadoras.