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  • Comer e mexer para a saúde ter- Prevenção da obesidade infantil no 1º ciclo
    Publication . Amendoeira, José; Godinho, Celeste; André, Clara
    No atual contexto de saúde, a implementação de projetos centrados em contextos específicos como a escola, está amplamente consonante com a sua valorização como um espaço de ligação à família, no seio da qual se determinam muitas das escolhas que as crianças fazem nas diferentes áreas, tais como na alimentação e atividade física. Simultaneamente, assume-se a escola como um local privilegiado para uma abordagem estratégica e integrada relativa aos determinantes dos estilos de vida, valorizando-se os determinantes sociais da saúde. Neste enquadramento surge o presente projeto, que visa a promoção da literacia em saúde nos alunos do 1º ciclo, no âmbito da alimentação saudável e prática da atividade física, tendo como parceiros a UCC da Chamusca/Golegã, a Câmara Municipal da Golegã e a Escola Superior de Saúde do IPSantarém. Tem como objetivo geral: capacitar os alunos do 1º ciclo, para a tomada de decisão responsável na adoção de uma alimentação saudável e na prática de atividade física, visando a construção do seu projeto de vida, e como objetivos específicos: caraterizar a população alvo a nível da alimentação saudável e da prática de atividade física; desenvolver um programa de intervenção ao nível da alimentação saudável e da prática de atividade física; sensibilizar a família para a adoção da alimentação saudável e da prática de atividade física nos alunos do 1º ciclo e avaliar o impacto do programa de intervenção na construção do projeto de vida no âmbito da alimentação saudável e da prática de atividade física. Da metodologia destaca-se o desenvolvimento de um projeto de intervenção baseado em investigação-ação, já aprovado pela Comissão de ética da ARSLVT, utilizando-se um questionário integrando o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015), para o grupo etário dos 6 aos 9 anos para os quais se solicitou a respetiva autorização. Pretende-se contribuir para a construção do projeto de vida das crianças, valorizando-se uma intervenção natureza inovadora na prevenção da obesidade infantil e na adoção de comportamentos de saúde responsáveis, com recurso a metodologias ativas, bem como a interdisciplinaridade da equipa, no âmbito das ciências da saúde e a participação de Estudantes de Enfermagem em diferentes estádios da sua formação contribuem para a do projeto.
  • A escola como espaço de construção pessoal: Como Prevenir o Bullying?
    Publication . Carreira, Teresa Margarida; André, Clara; Candido, Anabela; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, José
    A escola tem hoje a missão de contribuir para a construção pessoal e social de cada aluno a todos os níveis, particularmente na prevenção de comportamentos associados ao bullying. Assim, ao nível do desenvolvimento pessoal e social, existem muitos aspetos que urgem ser trabalhados e discutidos ao longo do crescimento e desenvolvimento de cada jovem. A Escola Superior de Saúde de Santarém do IPSantarém, como Escola Promotora de Saúde tem concretizado um conjunto de sessões de educação para a saúde com o objetivo de prevenir o bullying em meio escolar junto dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico. The school has now the mission of contributing to the personal and social construction of each student at all levels, particularly in the prevention of behaviours associated with bullying. Therefore, there are many aspects of personal and social development that need to be worked on and discussed throughout each young person's growth and development. The School of Health of Santarém of the IPSantarém, as a Health Promoting School, has carried out a series of health education sessions with the aim of preventing bullying in the school environment among students in the 1st and 2nd cycle of basic education.
  • Promoção da saúde em contexto escolar. Analise critica de um artigo
    Publication . Vieira, Magadalena; Gaspar, Silvia; Galante, Rosario; Nobrega, Tercio; Figueiredo, Maria do Carmo
  • Para uma didactica da aprendizagem em cuidados continuados. Um contributo
    Publication . Rosa, Marta
    Este trabalho resulta de uma solicitação da titular Unidade Curricular de Opção Intervenção em Cuidados Continuados II, do 4º ano do Curso de Enfermagem – 1º ciclo, para participar na preparação da mesma, no que se refere aos conteúdos inerentes ao processo de desenvolvimento e actualização na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (adiante designada por RNCCI), interligado com um dos objectivos desta Unidade Curricular: Analisar as competências do enfermeiro nos diferentes contextos da RNCCI. Assim, de acordo com uma perspectiva de articulação teórico prática já iniciada aquando da Opção I no 3º ano, propomo-nos desenvolver uma metodologia de estudo de caso, que entendemos como uma estimulante estratégia de ensino aprendizagem, partindo de um dos contextos já contemplado como contexto de observação dos estudantes - Unidade de Média Duração e Reabilitação do distrito de Santarém, tendo como objectivo identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização de algumas práticas inerentes ao desenvolvimento do processo de cuidados numa unidade de média duração e reabilitação
  • A adaptação do cuidador informal como foco da prática de enfermagem. Um programa de intervenção com matriz conceptual no modelo transaccional de stress e coping
    Publication . Ferreira, Salete
    A adaptação do cuidador informal no cuidado à pessoa dependente por doença crónica, em ambiente domiciliário, é uma temática complexa que implica um aprofundamento na investigação de modo a retratar evidência científica de suporte ao desenvolvimento de um programa de intervenção de enfermagem, inovador e individualizado para cada situação específica, tendo a pessoa do cuidador informal como alvo e a adaptação do mesmo como foco da prática. Neste sentido, através de uma revisão sistemática da literatura, pretende-se analisar o conhecimento científico disponível acerca da efectividade de programas de intervenção na gestão do stress e coping do cuidador informal, com matriz conceptual no Modelo Transaccional de Stress e Coping, desenvolvidos por enfermeiros. A partir da questão PI[C]O, foram definidos alguns conceitos ou palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos em base de dados electrónica (no período entre 2000 e 2010), sendo seleccionados quatro estudos, segundo critérios previamente definidos e centralizados na problemática em estudo. Após análise reflexiva dos contributos dos achados para o estudo em causa, e ao se concluir que a prática de Enfermagem, com matriz conceptual no Modelo Transaccional de Stress e Coping, focalizada na adaptação do cuidador informal da pessoa dependente por doença crónica em ambiente domiciliário, é efectiva, será descrito o processo e estrutura de um futuro programa de intervenção.
  • Os instrumentos básicos na construção da disciplina de enfermagem. Expressões e significados
    Publication . Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Coelho, Teresa; Santos, Irene; Godinho, Celeste; Saragoila, Fátima; Marques, Gina Maria Da Silva; Filipe, Domingos