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- Intervenções do enfermeiro de reabilitação que promovem a independência, aos nível da mobilidade e manutenção de um ambiente seguro, na pessoa em situação de AVC na comunidadePublication . Morgado, Mónica; Lourenço, JoséNuma pessoa em situação de AVC, as reações posturais normais e automáticas não se encontram funcionantes no hemicorpo lesado, o que impede uma diversidade de padrões de postura e de movimento, essenciais para a realização de atividades funcionais, podendo levar assim a uma dependência ao nível das várias atividades de vida, entre elas, mover-se e manter um ambiente seguro. Com o presente relatório, pretendemos fazer uma análise e reflexão das competências adquiridas durante o ensino clínico – Estágio II e Relatório - e aprofundar conhecimentos, através da revisão sistemática da literatura, sobre a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação no âmbito da reeducação funcional motora e sensorial, tendo em vista a máxima independência, ao nível da mobilidade e manutenção de um ambiente seguro, da pessoa em situação de AVC, na comunidade. Foi efetuada uma revisão sistemática da literatura pelo método PI[C]OD, sendo incluídos três estudos pesquisados em bases de dados eletrónicas da EBSCO. A evidência científica encontrada na pesquisa, demonstra que nos diferentes programas de reabilitação, estruturados e específicos para pessoas que sofreram um AVC, realizados na comunidade, são descritas diversas intervenções específicas do enfermeiro de reabilitação. Desde uma correta e completa avaliação funcional, à implementação dos programas de intervenção e sua constante reavaliação, todas contribuem para a promoção da independência ao nível da mobilidade e manutenção de um ambiente seguro. Nesta sequência, o enfermeiro de reabilitação, integrado na equipa multidisciplinar, tem intervenção preponderante na capacitação e maximização das capacidades funcionais, melhorando a condição física e contribuindo para uma promoção da independência ao nível da mobilidade e, consecutivamente, para a manutenção de um ambiente seguro, da pessoa em situação de AVC, na comunidade. For someone with a stroke, the automatic postural reactions are not functional in the injured body, which will prevent a diversity of the posture and movement patters, essential for the performance of functional activities, thus leading to a dependence on the various activities in life, among them, to move and maintain a safe environment. This report, analyse and makes an introspection on the acquired skills during the clinical teaching – Stage II and Report – and deepen the knowledge through a systematic literature review on the intervention of the Specialist Nurse in Rehabilitation, within the scope of re-education functional motor and sensory, with a view to maximum independence in terms of mobility and maintenance of a safe environment of the person with a stroke that lives in community. We conducted a systematic literature review using the PI [C] OD method and three studies were included from the electronic database research (EBSCO). The scientific evidence shows that in the different rehabilitation programs, structured and specific for people who suffered a stroke, carried out in the community, several specific interventions of the rehabilitation nurse are described. From a correct and complete functional evaluation, to the implementation of the intervention programs and their constant reassessment, all contribute to a promotion of independence in terms of mobility and maintenance of a safe environment. Therefore, the rehabilitation nurse, which is integrated in a multidisciplinary team, has a play leading role in capacity building and maximization of functional capacities, improving physical condition and contributing to the promotion of independence in terms of mobility and, consecutively, to maintaining a safe environment for the person suffering from stroke in the community.
- A Ética no Marketing das Empresas, Startups e IncumbentesPublication . Gaspar, Fernando; Gouveia, Cristina M.O presente estudo pretende, assim, analisar se o posicionamento ético das marcas influenciam as escolhas do consumidor. Mais concretamente, deseja-se perceber a influência que os testes em animais realizados nos produtos cosméticos, têm na opinião do consumidor aquando no momento de compra do mesmo. O facto de este saber que os cosméticos que usa regularmente são testados em animais, levaria a que consumidor deixasse ou não de os comprar.
- WineWATERFOOTPRINT: sustainable use of water along the wine chainPublication . Oliveira, Margarida
- Promoção da saúde em contexto escolar. Analise critica de um artigoPublication . Vieira, Magadalena; Gaspar, Silvia; Galante, Rosario; Nobrega, Tercio; Figueiredo, Maria do Carmo
- A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagemPublication . Sirgado, Ana Paula Monteiro; Rodrigues, PatriciaFoi nossa intenção, ao longo deste trabalho, refletir acerca da prática pedagógica, no que diz respeito aos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, os quais proporcionaram diversas aprendizagens em contexto de Creche e de Jardim de infância. O projeto de investigação versou sobre a relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem. Para tal, recorremos a uma reflexão acerca da prática em contexto de Creche e de Jardim de infância, que nos forneceu pistas e dados para a pesquisa, sobretudo com a análise de um projeto que resultou na compilação de estórias elaboradas por um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos. Os dados obtidos através desta investigação permitiram constatar que as estórias produzidas por crianças em idade pré-escolar podem promover o desenvolvimento da linguagem.
- Capacitação e inclusão laboral de um sujeito com diferença funcional intelectual na equoterapia do IFB CampusPlanaltina-DFPublication . Cavalcante, Maria Goretti Martins de Oliveira; Vieira, Denise; Delgado, LuísaOptou-se nesse trabalho pelo método de pesquisa de intervenção com a finalidade de capacitar um indivíduo com DFI para sua atuação no serviço de auxiliar-guia. Nesse processo de pesquisa o objetivo principal se limitou à capacitação profissional desse indivíduo com DFI, bem como intervir para viabiliazar sua inclusão laboral no próprio ambiente de trabalho onde foi articulada sua capacitação profissional, o setor da Equoterapia do IFB campus Planaltina-DF. Para viabilizar essa inclusão laboral, optamos como meio facilitador de contratação do indivíduo, a empresa terceirizada que presta serviço para o IFB campus Planaltina-DF. Essa empresa terceirizada é uma prestadora de serviços contratada pela instituição IFB, possui funcionários com variadas funções prestando serviços em todos setores da instituição. Desse modo, acredita-se que essa empresa seja o caminho ideal para incluir esse indivíduo com DFI em seu quadro de funcionários, permitindo que o mesmo aplique suas habilidades laborativas no setor da Equoterapia na função de auxiliar-guia. Observa-se que por meio da pesquisa interventiva a pesquisadora teve oportunidade de interagir direta e pontualmente com a equipe de professores, indivíduo pesquisado e o ambiente de trabalho equoterápico, permitindo aprimorar a prática educacional equoterápica diariamente desenvolvendo a teoria e a prática de trabalho do auxiliar-guia com análise, intervenção e avaliação dos conhecimentos que fundamentaram essa proposta de capacitação e inclusão laboral. Os resultados analisados demonstram que a equoterapia do IFB campus Planaltina apresenta condições suficientes para capacitar e incluir um indivíduo com DFI em seu ambiente de trabalho.
- Gestão de conflitos em contexto escolarPublication . Carvalho, Sara Isabel Patricio; Uva, MartaO presente relatório de estágio apresenta uma síntese do trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. A primeira parte organiza e apresenta a informação contida nos portefólios de estágio, nas planificações elaboradas a pares e/ou individuais e as reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos vários contextos de estágio (creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico), bem como o resultante percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, apresenta-se o exercício investigativo realizado em torno da questão – como se desenvolve o processo de gestão de conflitos em contexto pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico? A metodologia seguida para dar resposta à questão de pesquisa passou pela definição de um estudo de cariz qualitativo com recurso a entrevistas realizadas a educadoras de infância e professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Da análise dos dados recolhidos foi possível constatar que as educadoras de infância e as professoras do 1.º ciclo do ensino básico têm diferentes perspetivas do tema embora todas considerem importante a necessidade de formação nesta área.
- Os desafios da equidade e da inclusão na educação pré-escolar e no 1º CEB - perspetivas de estudantes em formação inicial e docentesPublication . Areias, Cátia Vanessa Alves; Piscalho, IsabelO presente relatório final tem como objetivo dar conta do percurso académico ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) onde são destacadas e refletidas as experiências e as aprendizagens mais significativas realizadas durante os quatro estágios em diferentes contextos: creche, jardim de infância e escola (1º e 3º anos de escolaridade). Apresenta-se, também, um exercício investigativo realizado sobre os desafios da equidade e da inclusão no jardim de infância e na escola do ponto de vista de estudantes em formação inicial, educadores/as de infância e professores/as do 1º CEB. Para se proceder a recolha de dados recorreu-se a inquéritos por questionário a estudantes que frequentam os mestrados que habilitam para a docência numa Instituição do Ensino Superior e duas entrevistas semidiretivas a docentes. Como resultados apresentam-se as perspetivas de educação inclusiva e equitativa destes intervenientes, destacando-se o papel do/a educador/a de infância e do/a professor/a do 1º CEB face à inclusão e equidade e evidencia-se a importância da pedagogia diferenciada como um desafio de uma educação para todos e todas.
- A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de crechePublication . Pimenta, Sofia da Silva; Luís, HelenaO presente relatório de estágio emergiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, é constituído por duas partes distintas: a apresentação dos estágios realizados durante as Práticas de Ensino Supervisionadas e o trabalho investigativo efetuado. Na Parte dos estágios consta a caraterização e análise do trabalho realizado nos contextos de Creche e Jardim de Infância, tendo em consideração o percurso desenvolvido e patenteando as principais aprendizagens e intervenções. Na parte final apresenta-se uma reflexão fundamentada, sobre o desenvolvimento profissional realizado, ao longo deste processo. Na pesquisa realizada expõe-se um estudo de caratér qualitativo concentrado na temática do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento das crianças em contexto de Creche, com o intuito de perceber a relação que existe entre a organização do contexto educativo e o envolvimento das crianças. Para a concretização deste estudo investigativo recolheram-se dados audiovisuais (vídeos e fotografias), registos escritos (adaptados de Laevers & Portugal e de Carvalho & Portugal) e efectuou-se a observação naturalista participante, de modo a perceber a importância da avaliação das dimensões do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento no contexto de Creche. Os resultados obtidos revelaram que as crianças que participaram no estudo estabeleceram interações de nível alto (quatro e cinco) com os materiais criados para as diversas atividades de iniciativa do adulto, assim como com os materiais que já existiam na sala e faziam parte das atividades de iniciativa das crianças, ou seja, também neste ponto elas evidenciaram interações de nível alto (quatro e cinco). Em suma, a avaliação do Bem - Estar Emocional e do Envolvimento revelou-se bastante relevante para a ação pedagógica desenvolvida pelo/a educador/a.
- A relevância atribuída pelos/as educadores/as de infância às áreas de conteúdo: implicações da Teoria das Inteligências Múltiplas em contexto de pré-escolarPublication . Dias, Mariana Lobo; Seixas, SóniaO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, divide-se em dois grandes capítulos: o primeiro destes é uma reflexão às três práticas pedagógicas realizadas durante o mestrado, apresentando os projetos implementados, algumas das suas atividades e o processo de desenvolvimento pessoal. O segundo capítulo concerne à dimensão investigativa, orientada por duas questões: “Pode-se estabelecer uma relação entre as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para o Pré-Escolar (OCEPE) e as inteligências múltiplas de Howard Gardner?” e “Como são trabalhadas as áreas de conteúdo pelos educadores de infância no pré-escolar?”. No decorrer desta pesquisa foi utilizada a metodologia quantitativa, recorrendo-se a inquéritos por questionário aplicados a uma amostra de 107 educadores/as de infância. As principais conclusões da pesquisa indicam que existe uma relação, mesmo que indireta, entre as áreas de conteúdo das OCEPE e a teoria de Gardner. Aproximadamente metade dos educadores de infância atribuem a mesma relevância a todas as áreas de conteúdo, enquanto que os restante mostraram ter prevalência por duas das áreas de conteúdo.