Browsing by Issue Date, starting with "2020-08"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Handbook Escape Room Workflows of InnovationPublication . Barbas, Maria Potes; Falé, Isabel; José, Mário; Casimiro, Elsa; Domingos, JoãoA construção de um Escape Room na Escola Superior de Edução (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) tem a sua origem e enquadramento num Curso, não conferente de grau, em “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho” para jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
- Comer e mexer para a saúde ter- Prevenção da obesidade infantil no 1º cicloPublication . Amendoeira, José; Godinho, Celeste; André, ClaraNo atual contexto de saúde, a implementação de projetos centrados em contextos específicos como a escola, está amplamente consonante com a sua valorização como um espaço de ligação à família, no seio da qual se determinam muitas das escolhas que as crianças fazem nas diferentes áreas, tais como na alimentação e atividade física. Simultaneamente, assume-se a escola como um local privilegiado para uma abordagem estratégica e integrada relativa aos determinantes dos estilos de vida, valorizando-se os determinantes sociais da saúde. Neste enquadramento surge o presente projeto, que visa a promoção da literacia em saúde nos alunos do 1º ciclo, no âmbito da alimentação saudável e prática da atividade física, tendo como parceiros a UCC da Chamusca/Golegã, a Câmara Municipal da Golegã e a Escola Superior de Saúde do IPSantarém. Tem como objetivo geral: capacitar os alunos do 1º ciclo, para a tomada de decisão responsável na adoção de uma alimentação saudável e na prática de atividade física, visando a construção do seu projeto de vida, e como objetivos específicos: caraterizar a população alvo a nível da alimentação saudável e da prática de atividade física; desenvolver um programa de intervenção ao nível da alimentação saudável e da prática de atividade física; sensibilizar a família para a adoção da alimentação saudável e da prática de atividade física nos alunos do 1º ciclo e avaliar o impacto do programa de intervenção na construção do projeto de vida no âmbito da alimentação saudável e da prática de atividade física. Da metodologia destaca-se o desenvolvimento de um projeto de intervenção baseado em investigação-ação, já aprovado pela Comissão de ética da ARSLVT, utilizando-se um questionário integrando o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015), para o grupo etário dos 6 aos 9 anos para os quais se solicitou a respetiva autorização. Pretende-se contribuir para a construção do projeto de vida das crianças, valorizando-se uma intervenção natureza inovadora na prevenção da obesidade infantil e na adoção de comportamentos de saúde responsáveis, com recurso a metodologias ativas, bem como a interdisciplinaridade da equipa, no âmbito das ciências da saúde e a participação de Estudantes de Enfermagem em diferentes estádios da sua formação contribuem para a do projeto.
- Diet of non-native pikeperch Sander lucioperca (Linnaeus, 1758) in Portugal: a first perspective on Tejo basin dietary patternsPublication . Ribeiro, D.R.; Gago, João; Gkenas, C.; Ferreira, M.; Gabriel, S.; Ribeiro, F.The introduction rate of new species is expanding worldwide, being a major driver of biodiversity loss and biotic homogenisation (Strayer & Dudgeon 2010). Such phenomenon is particularly serious in Mediterranean regions (Anastácio et al. 2019) with the modification of habitats (construction of dams and barriers) associated with the establishment of non-native fish (hereafter NNF) (Radinger et al. 2019). The spread of these species promotes a cascade effect disrupting the food webs and ecosystems (Baxter et al. 2004, Clavero et al. 2013). Iberia is a bio-invasion hotspot for freshwater fish introductions containing nearly 30% of NNF relative to total number of present fish species (Leprieur et al. 2008, Leunda 2010). For instance, Portuguese freshwaters contain 20 NNF of a total of 64 fish species, and nearly half of these non-natives have arrived in the last 2 decades (1 new NNF/2 years) (Anastácio et al. 2019). Some of recent NNF are top predators with potential high impact to fish communities and aquatic food webs (Ribeiro & Leunda 2012). The pikeperch (Sander lucioperca) arrived to mainland Portugal in 1997, being firstly reported in Ermal reservoir (Ave basin, NW Portugal) (Barros et al. 1998). In less than a decade, it was spread across mainland Portugal, reaching the Guadiana basin in 2005 (Ribeiro et al. 2009a, b). Only one study has addressed the pikeperch diet in Iberian freshwaters (Perez-Bote & Roso 2012), being important to evaluate its predation pressure in different habitats (lotic and lentic) within its invaded range. Here it is described the diet of pikeperch in Tejo basin and how the diet competition varies between different habitats.
- Utilização de sensores inerciais para a análise tridimensional durante a execução de agachamento com e sem barra:Uma análise Biomecânica e de Comportamento Motor "Publication . Aires, Bruno Pereira; Branco, MarcoIntrodução: O agachamento é um movimento funcional utilizado em várias ações motoras do nosso dia-a-dia, bem como na prescrição de treino de força. A sua análise quantitativa e qualitativa com recurso à utilização de sensores inerciais permite-nos compreender a individualidade de cada praticante durante a sua execução, utilizando tanto uma abordagem biomecânica, como de comportamento motor. Objetivos: Verificar se com a utilização dos sensores inerciais do smartphone é possível identificar alterações no padrão de agachamento entre diferentes condições de execução e analisar a coordenação motora em diferentes grupos nas diferentes condições de agachamento, com e sem barra. Metodologia: O nosso estudo envolveu uma amostra de 29 adultos do sexo masculino e feminino com idades compreendidas entre os 19 e os 49 anos (26±7,23 anos). Para uma análise biomecânica recorremos às variáveis pico máximo, mínimo e amplitude para cada plano de movimento. Para uma análise em comportamento motor utilizámos a média, desvio-padrão e coeficiente de variação com e sem barra nos três planos de movimento. Em ambas as áreas, na biomecânica e no comportamento motor, foi ainda realizada uma análise qualitativa das curvas de dados. Resultados: É possível recolher dados quantitativos de análise do movimento utilizando um smartphone. Verificamos diferenças significativas nos picos máximos, mínimos como nas amplitudes de movimento no padrão de movimento no plano sagital na flexão/extensão da coxa. Nos restantes planos de movimento, através de uma análise individual foi possível encontrar diferenças no padrão de movimento entre indivíduos. Encontramos também diferenças significativas em dois parâmetros de dispersão de dados entre condições, no plano sagital e transversal e na média no plano sagital entre condições de agachamento, mas não na experiência de cada individuo. Numa abordagem de comportamento motor é importante analisar todos os dados do movimento sendo por isso necessário analisar individualmente cada individuo verificando algumas diferenças na coordenação entre grupos. Conclusões: Analisar e recolher dados cinemáticos com o smartphone permite-nos adquirir informações cruciais sobre o movimento do agachamento com e sem barra, bem como, compreender o comportamento motor ao aplicar um constrangimento de tarefa.
- Exercise is medicine: a new perspective for health promotion in bipolar disorderPublication . Sá Filho, Alberto Souza; Cheniaux, Elie; de Paula, Carolina Cavalcante; Murillo-Rodriguez, Eric; Teixeira, Diogo; Monteiro, Diogo; Cid, Luis; Yamamoto, Tetsuya; Telles-Correia, Diogo; Imperatori, Claudio; Budde, Henning; Machado, SergioSimilar effects in reducing the symptoms of the mood disorder are reported in the literature compared the action of drugs and aerobic exercise sessions, demonstrating the potential of exercise in the control and mood stabilization. Therefore, there are many reasons to believe that the increased cardiorespiratory fitness (VO2max) can be an important means of protection and a reducing potential of physical and mental damage in bipolar disorders (BD). This review will highlight the current pattern of response of exercise on the pathophysiology of BD, relating the possible mechanisms, and hypotheses based on exercises.
- The relationship between teachers and peers’ motivational climates, needs satisfaction, and physical education grades: an AGT and SDT approachPublication . Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Teixeira, Diogo S.; Cid, LuisGrounded in achievement goal theory and self-determination theory, this study aimed to examine the associations of students’ perception of learning- and performance-oriented climates created by teachers and peers on basic psychological needs satisfaction, and consequently their relationships with physical education grades. This study had a cross-sectional design, and 589 students aged between 10 and 18 years (M = 12.93; SD = 1.49) were recruited for analysis. Participants completed a multisection survey assessing motivational climates and basic psychological needs, and physical education grades were provided by the physical education teacher. Students’ perception of learning-oriented climates created by teachers and peers was positively and significantly associated with basic psychological needs satisfaction. Additionally, these learning-oriented climates presented a significant indirect association with physical education grades. On the other hand, the performance-oriented climate created by teachers had a negative and significant relationship with basic psychological needs satisfaction and displayed a negative indirect relationship with physical education grades. The performance-oriented climate created by peers had a positive and significant relationship with basic psychological needs satisfaction and displayed a positive indirect relationship with physical education grades. The perception of performance-oriented climates created by peers could represent a boost within the students in physical education features. Teachers have the responsibility of promoting task and learning environments in which students experience positive outcomes, not only on a motivational level but also on a cognitive level