Volume 5 - 2009 - nº11
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 5 - 2009 - nº11 by Title
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientaisPublication . Barchi, RodrigoOs conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores. - The concepts of minor Science, minor Literature or minor Education do not indicate a qualitative degree in these areas of human knowledge. According to Gilles Deleuze and Felix Guattari (1977), minor implies a revolutionary condition, resistant and not subjected to a context of brutal and authoritative control. To start with, this article tries to establish some links between Political Ecology and Environmental Education based on the work of Deleuze and some of his interpreters that echoes the thoughts of Nietzshe as to the inversion and perversion of some notions so cherished by the platonic thought as being authentic, original, pure and essential. From these links, this work proceeds to suggest some possible constructions of Environmental Education, that due to their singular, radical and multiple conditions, can be considered as minor.
- Dos (auto)relatos às narrativas ficcionais: as (re)existências de uma comunidade interpretativa de professores educadores ambientaisPublication . Cupelli, Rodrigo; Galiazzi, MariaNeste artigo apresentamos alguns sentidos emergentes de uma pesquisa que se deu na interface entre o aprofundamento teórico do conceito de resistência e as experiências profissionais de um grupo composto por quatro professores educadores ambientais em formação permanente. A metodologia utilizada foi baseada nos discursos de pesquisa narrativa, na qual o objetivo de estudo é a experiência dos participantes e esta é estudada e comunicada também de modo narrativo. Quanto as resistências, a aposta foi de não concebê-las enquanto limite do/no outro, mas como movimentos relacionais de constituição dos sujeitos, movimentos estes intrínsecos aos espaços de (trans)formação. Logo, é a partir das resistências e com elas que se estabelecem diálogos problematizadores, levando em consideração os contextos dos sujeitos e suas histórias. Para comunicar parte do resultado da pesquisa, apresentamos uma narrativa ficcional que explicita, justamente, a positividade das resistências nas relações de poder, fazendo da ficção uma possibilidade de experimentação da realidade. A história resulta de uma interpretação do pesquisador dos sentidos emergentes no contexto da pesquisa. Temos por intenção, com isso, criar uma rede de significados, onde as narrativas produzidas visam uma ação formativa de (re)conhecimento para professores e pesquisadores que pensam e praticam Educação Ambiental. - In this paper we present some emergent senses of a research that if gave in the interface between the theoretical deepening of the concept resistance and the professional experiences gained by a group of four teachers/environmental educators in an in-service program. The methodology was based on the discourses of narrative research, in which the objective of the study is the participants’ experience; it is studied and also communicated through narrative. In relation the resistances the idea not conceive they as if it were a limit concerning the others, but as relational movements – intrinsic to spaces of (trans)formation – that constitute the subjects. Thus, problematizing dialogues are developed from and with resistance, taking into account the subjects’ contexts and stories. To communicate part of the result of the research we present a fictional narrative that expose, in fact, the positivity of the resistance, turning fiction into the possibility of experimenting reality. The stories resulted from the researcher’s interpretation of the emergent senses in the context of the research. We have for intention, with this, to create a net of meanings, where the produced narratives aim at a formative action of (re)knowledge for teacher and researchers who think and practice Environmental Education.
- Editorial: Educação ambiental brasileira: a contribuição da nova geração de pesquisadores e pesquisadorasPublication . Reigota, MarcosO editorial argumenta que a educação ambiental brasileira surgida com os movimentos sociais nos anos 1970 esteve influenciada pela luta política contra a ditadura militar (1964-1984) e pelo pensamento pedagógico de Paulo Freire. Nos anos 1990 houve uma significativa produção de teses e dissertações nas universidades brasileiras que possibilitou a sua institucionalização. Os artigos apresentados nesse número da Revista Interacções foram escritos por pesquisadores e pesquisadoras que da nova geração, cujos trabalhos apontam para outras possibilidades da pesquisa em educação ambiental, distantes do que se denomina “ciência normal” (Thomas Kuhn). - The editorial argues that Brazilian environmental education emerged with social movements in 1970s and was influenced by the political struggle against the military dictatorship (1964-1984) and the pedagogic thought of Paulo Freire. In the 1990s, very important academic productions of dissertations and theses were produced ensuring the institutionalization of environmental education in Brazilian universities. The articles presented in this edition of Revista Interacções were written by authors of the new generation of researchers and their work suggests other possibilities for environmental education, without the characteristics of “normal science” (Thomas Kuhn).
- A educação ambiental e a cidade: um espaço em construção?Publication . Maulin, GilfredoEste artigo é resultado da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Sociologia Política, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e teve o objetivo analisar as representações das professoras da rede municipal de ensino de Curitiba sobre a relação entre educação ambiental e a cidade. Trata-se de mostrar a ligação existente entre o espaço urbano, seus problemas e a forma como a educação ambiental pode contribuir com a melhoria da cidade. Busca-se analisar como as professoras representam a cidade, sendo Curitiba uma metrópole vinculada a uma imagem de “cidade ecológica”. Como metodologia adotou-se o uso de questionários. Foram aplicados 123 questionários, num total de 60 escolas encontradas em diferentes regiões da cidade. Foi observado que as professoras têm uma representação preservacionista/conservacionista sobre o papel da educação ambiental na sociedade, não mudando uma tendência apontada por outros estudos no início dos anos 90. Mas por outro lado, se observou que a existência dessa representação não se reflete na forma como Curitiba é simbolizada, ou seja, as professoras apresentaram uma perspectiva crítica ou acrítica da cidade sem que isso estivesse diretamente ligado com a representação de educação ambiental. Neste caso, encontramos representações sociais que não se complementam como instrumentos na agregação de uma ação política/pedagógica na problematização e no enfrentamento dos problemas socioambientais, desvinculando a educação ambiental de qualquer possibilidade emancipatória. - This article is a result of the master's dissertation presented at the Postgraduate Program of Political Sociology from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). It aims to examine the representations of the municipal network of teachers from Curitiba on the relationship between environmental education and the city. It shows the link between the urban space, its problems and how environmental education can contribute to the city development. The present research aims also to study how the teachers represent the city, inasmuch as Curitiba is linked to an image of "ecological city". A total of 123 questionnaires were applied to teachers from 60 schools. It was observed that the teachers have a preservationist/conservationist representation on the role of environmental education in society. But on the other hand, it appears that the existence of such representation is not reflected in the way Curitiba is symbolized: the teachers have a critical and uncritical view of the city without being directly connected with the representation of environmental education. In this case, we found social representations that don’t complement as instruments for a political action and education regarding social problems.
- A educação ambiental e a construção de mapas-falantes em processo de pesquisa-ação em comunidade índigena na amazôniaPublication . Toledo, Renata; Pelicioni, MariaO aumento da concentração populacional e as alterações do modo de vida tradicional da comunidade indígena do Distrito de Iauaretê, Município de São Gabriel da Cachoeira/AM, Terra Indígena do Alto Rio Negro, têm resultado em agravos à saúde da população, principalmente devido à ausência de saneamento básico. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de educação ambiental desenvolvido em uma comunidade indígena, com vistas à identificação de representações sobre o processo saúde-doença e à melhoria das condições de vida da população. O método utilizado foi a pesquisa-ação em processo de educação ambiental, por meio de instrumentos aplicados em reuniões comunitárias, como mapas-falantes e painéis de fotos. Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo a atual situação de degradação socioambiental local e os agravos à saúde a que estavam expostos, ainda não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana. Os moradores que interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo, ficou claro que, a oferta de infra-estrutura não será suficiente para garantir a saúde e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O método da pesquisa-ação mostrou-se extremamente adequado em um processo de educação ambiental que objetiva a busca de soluções para determinada problemática de forma participativa e dialógica e a melhoria das condições de vida da população. - The increase in population concentration and the changes in the traditional way of life of the indigenous community of the District of Iauaretê, City of São Gabriel da Cachoeira/AM, Alto Rio Negro Indigenous Land, have been producing negative consequences for the general health of the population. This is mainly due to the lack of basic sanitation. The objective of the study was to describe the environmental education process developed on a indigenous community intending to identify the representations of heatlh-disease and to improve life conditions of people. The research methodology used is known as action-research in environmental education process, by means of techniques used during the community meetings, such as, talking-maps and photography panels. Despite the indigenous population's awareness of actual situation of socio-environmental degradation and the situations which were potentially hazardous to their health, they were as yet unable to incorporate that knowledge to their daily life. The inhabitants who interacted with the research were keen to improve sanitation. However, it was clear that infra-structural improvements will not be enough to guarantee their health, nor break the cycle of disease transmission. It is also necessary to develop environmental and heath education processes which bring about a critical understanding of reality and its transformations, thus reinforcing healthy habits which might contribute to an improvement in quality of life. Action-research proved itself as an extremely adequate methodology for environmental education processes which aims at finding solutions to a given problem through participation and dialogue, as well as improving the general standard of living.
- A educação ambiental e as suas contribuições para a sustentabilidade da região amazônica: um estudo sobre as experiências desenvolvidas na floresta nacional do TapajósPublication . Silva, MarilenaO presente artigo objetiva a construção de análises acerca das contribuições de projetos de educação ambiental realizados no interior da floresta amazônica a partir de políticas de cooperação internacional voltadas a consolidação de um novo paradigma de desenvolvimento baseado no discurso da sustentabilidade regional e global. Neste artigo são apresentadas as discussões referentes a efetivação do Programa de Educação Ambiental desenvolvido junto aos municípios abrangidos pela Floresta Nacional do Tapajós, sua organização inicial e o desenvolvimento das principais ações, apresentam-se também os resultados do trabalho de campo realizado junto aos professores da rede municipal de educação de Belterra, atuantes nas escolas das comunidades da Floresta. - This research presents the results of an Environmental Education Program developed by a International Cooperation Project called PPG-7 into the Amazon rain forest. This program is based on the theory e practical guidelines of sustainable development for local and global population. This paper presents the discussions and analyses about the main environmental education activities and its results to the general community, students and teachers which are involved in the actions of the environmental project developed in Belterra, a little town localized into the National Forest of Tapajos on Amazon region.
- Educação ambiental, política, cidadania e consumoPublication . Junior, VidalEste artigo tem como finalidade apresentar o debate sobre a relação entre Educação Ambiental, política, consumo e cidadania. Para isso, buscou-se levantar os principais autores que discutem esses temas para se analisar quais as discussões desses conceitos na construção da Educação Ambiental com perspectiva crítica e transformadora. - This paper presents the debate on the relation between Environmental Education, politics, consumption and citizenship. It analyses the ideas from the main authors who discussed these concepts in the construction of an Environmental Education with critical and transforming perspective.
- Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectosPublication . Godoy, AnaO presente artigo tem como objetivo explorar alguns conceitos que fundamentem uma prática de educação aliada às forças vitais, às ecologias e às éticas que emergem em condutas singulares, bem como as forças que com elas se implicam e delas revelam os aspectos mais potentes. Todavia, a implicação com estas forças de constante insurreição desejante requer a problematização de uma série de valores e disposições presentes nos corpos coletivos e individuais e que dizem respeito aos dispositivos de poder e ao seu funcionamento na sociedade de controle. Dividido em pequenos blocos justapostos, este artigo afirma o caráter de experimentação estético-política tanto em seus aspectos formais quanto no traçado conceitual que descreve, funcionando como meio de interpelação daquilo que para o autor constitue problema, qual seja, uma ética dos afetos inseparável das intensidades experimentadas nos encontros, e portadora de um estilo que diz do critério de seletividade nela implicada. É neste movimento que as conexões entre educação, meio-ambiente e subjetividade serão percorridas. - This article has the goal to explore a few concepts that are the basis of an educational practice associated to vital forces. Those ecologies and ethics associated from singular procedures, as well as the forces that have to do with them and from them are what interest in this perspective. The connection with these forces of constant desired insurrection involves the questioning of a sequence of values and dispositions presented in the collective and individual bodies and their relationship with the mechanisms of power on society of control. The design of this article declares the experimental political and esthetical character in its formal aspects as much as in its conceptual line. This procedure affirms an ethic of the affection inseparable from the experienced intensity within the encounters and a style carrier that says about the selectivity criteria implicated within. It is inside of this movement that the connections between education, environment and subjectivity will be driven through.
- Entre imagens e deslocamentos: descaminhos de uma pesquisa em educação ambientalPublication . Guimarães, Leandro; Santos, JulianaEste artigo busca refletir sobre uma experimentação singular de pesquisa em educação ambiental. O objetivo central do texto é mostrar os descaminhos metodológicos da investigação e seus modos intricados de construção, concernentes aos desejos políticos dos autores. Não concedemos no artigo uma importância às explicitações das articulações teóricas da pesquisa, que são, apenas, pinçadas e marcadas sutilmente ao longo do texto. A investigação buscou inspiração em uma educação ambiental pós-moderna, articulada teoricamente ao campo multifacetado e contestado dos estudos culturais e pretendeu promover deslocamentos nos modos de ver, narrar e pensar um parque urbano de proteção ambiental localizado na região metropolitana de Florianópolis, Sul do Brasil. Tal local é comumente visto e narrado como “desértico” e abandonado, como um lugar de “estranhos”, pelos moradores do seu entorno, tal como evidenciamos em uma pesquisa preliminar em que colhemos depoimentos desses sujeitos. Ao convidá-los a adentrar o parque e tirar fotografias do mesmo, a pesquisa tentou provocar deslocamentos nesses modos recorrentes de ver e narrar, buscando traçar por entre as imagens algumas linhas de fuga. Entre imagens e deslocamentos pelo parque emergiram marcas de infância, projetos de futuro, desejos de lazer, potencialidades diferenciais de convívio. Mais do que traçar deslocamentos nos olhares e nas narrativas dos sujeitos, as quais nós não queríamos controlar, instaurando um modo pretensamente nosso de ver, concluímos que a experimentação provocou em nós mesmos, pesquisadores, uma diferença. Nem o parque, nem nós permanecemos mais os mesmos. - This article intends to reflect about a singular experimentation in environmental education. The central purpose of the text is to show the investigation methodological off ways and their construction forms, related to the authors’ political wishes. In the article, we do not grant importance to the explanation of the theoretical bases. They are, only, tenuously indicated throughout the text. The investigation was inspired in a post-modern environmental education, theoretically articulated at the contested, multifaceted field of the cultural studies. In addition to that, the text intends to promote dislocations in the forms of viewing, narrating and thinking about a urban park environmentally protected in the metropolitan region of Florianópolis, South of Brazil. This place is commonly seen and referred to as ‘desertic’, ‘abandoned’, a ‘weird people’s place’ by neighborhood residents, as we show clearly in a preliminary reserch in which we get testimonies of these subjetcs. When they were invited to enter the park and take photos, the reserch tried to provoke changes in the usual manners of seeing and relating. By doing that, we tried to delineate through the images some different views. Through images and displaces across the park, childhood memories emerged, future projects, leisure wishes, difference social contacts. More than provoking displaces in the views and narratives of the subjetcs, in which we did not want to control and/or to impose our manner of seeing, we concluded that the experimentation provoked a difference. Neither we, nor the park stayed the same.
- As escolas-família agrícolas e agroextrativistas do estado do Amapá e a sua relação com o meio ambientePublication . Nascimento, AnaO presente artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelas Escolas Famílias Agrícola e Agroextrativistas (EFAs) do Estado do Amapá, Brasil, e como sua proposta pedagógica se relaciona com a sociobiodiversidade da região Amazônica. O artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulado “Escolas Família do estado do Amapá: práticas e significados” no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), UFPA, sob a orientação da Profª Drª Lígia T. L. Simonian, defendida em Março de 2005. As EFAs são escolas que apresentam uma proposta pedagógica diferenciada e que busca respeitar a realidade do ambiente rural, sendo que em geral as escolas rurais convencionais não consideram as necessidades e vivência dos estudantes do meio rural. As EFAs tem seu surgimento a partir da iniciativa dos próprios trabalhadores rurais, com o apoio da Igreja Católica. A opção metodológica adotada para a realização do estudo fundou-se no enfoque interdisciplinar, na medida em que o objeto de estudo precisa ser discutido a partir da contribuição de várias áreas do conhecimento, envolvendo aspectos sociais, educacionais, políticos, econômicos, que descortinados favorecerão a compreensão da proposta educativa em análise. Em termos operacionais a pesquisa foi desenvolvida junto as EFA obedecendo aos seguintes procedimentos metodológicos: Pesquisa bibliográfica – fundamentação teórica da pesquisa e apreensão qualificada do objeto de estudo, envolvendo leitura, análise e sistematização de indicações bibliográficas referentes ao tema do estudo; Pesquisa documental – programas, projetos, relatórios, instrumentos pedagógicos adotados pelas EFA; Estudo de casos múltiplos. As conclusões que se pode retirar de um trabalho com o caráter das EFAs é o seu grande potencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para uma clientela que por si só possuem uma vontade e compromisso de construir uma melhoria na sua qualidade de vida. A busca da sustentabilidade ainda é incipiente dentro da realidade trabalhada, quando se considera a sustentabilidade dentro do viés econômico e com possibilidades do aproveitamento dos recursos naturais de maneira eficiente, mas se houvesse um investimento maior elas teriam condições de produzir. - This article aims to present the work done by Agricultural and Agroextractive Family Schools (Escolas Família Agrícola e Agroextrativistas – EFAs) from Amapá State, in Brazil, and how their pedagogical proposal relates to environmental sociobiodiversity of Amazon region. The current abstract is a result of the master's dissertation titled "Escolas Família do estado do Amapá: práticas e significados” – Family Schools in the State of Amapá: practices and meanings, at Amazon Center for Advanced Studies (NAEA), at UFPA, under the guidance of Prof.ª D. T. L. Simonian, discussed in March 2005. The EFAs are schools that have a customized educational proposal that seeks to respect the reality of rural environment, since the general conventional rural schools do not consider the needs and experiences of students in rural areas. The EFAs has its emergence from the peasants' own initiative, supported by the Catholic Church. The methodology adopted for the study, founded in the interdisciplinary approach, since that the object of study must be discussed from the contribution of various knowledge fields, involving social, educational, political, economic aspects, which pointed out later, helps the understanding of the educational proposal under consideration. In operational terms the search was developed with the EFAs according to the following methodological procedures: Research literature – theoretical foundation of search and qualified seizure of object of study, concerning to reading, analysis and systematization of bibliographic information on the subject of study; Search documentary – programs, projects, reports, teaching instruments adopted by the EFA; Study of multiple cases. The conclusions we can draw from a job with the character of EFAs is that it has great potential for the development of education quality for a public that by themselves have desire and commitment to build an improvement in their quality of life. The quest for sustainability is still incipient worked within the reality, when considering the sustainability within the bias and with possibilities of economic exploitation of natural resources efficiently, but if there was a greater investment they would have better conditions to produce.