Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O editorial argumenta que a educação ambiental brasileira surgida com os movimentos sociais nos anos 1970 esteve influenciada pela luta política contra a ditadura militar (1964-1984) e pelo pensamento pedagógico de Paulo Freire. Nos anos 1990 houve uma significativa produção de teses e dissertações nas universidades brasileiras que possibilitou a sua institucionalização. Os artigos apresentados nesse número da Revista Interacções foram escritos por pesquisadores e pesquisadoras que da nova geração, cujos trabalhos apontam para outras possibilidades da pesquisa em educação ambiental, distantes do que se denomina “ciência normal” (Thomas Kuhn). - The editorial argues that Brazilian environmental education emerged with social movements in 1970s and was influenced by the political struggle against the military dictatorship (1964-1984) and the pedagogic thought of Paulo Freire. In the 1990s, very important academic productions of dissertations and theses were produced ensuring the institutionalization of environmental education in Brazilian universities. The articles presented in this edition of Revista Interacções were written by authors of the new generation of researchers and their work suggests other possibilities for environmental education, without the characteristics of “normal science” (Thomas Kuhn).
Description
Keywords
Editorial Pesquisa Institucionalização Nova geração Educação ambiental Brasil
Citation
REIGOTA, Marcos - Editorial: Educação ambiental brasileira: a contribuição da nova geração de pesquisadores e pesquisadoras. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.1-7
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação