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O presente artigo tem como objetivo explorar alguns conceitos que fundamentem
uma prática de educação aliada às forças vitais, às ecologias e às éticas que
emergem em condutas singulares, bem como as forças que com elas se implicam e
delas revelam os aspectos mais potentes. Todavia, a implicação com estas forças de
constante insurreição desejante requer a problematização de uma série de valores e
disposições presentes nos corpos coletivos e individuais e que dizem respeito aos
dispositivos de poder e ao seu funcionamento na sociedade de controle. Dividido em
pequenos blocos justapostos, este artigo afirma o caráter de experimentação
estético-política tanto em seus aspectos formais quanto no traçado conceitual que
descreve, funcionando como meio de interpelação daquilo que para o autor constitue
problema, qual seja, uma ética dos afetos inseparável das intensidades
experimentadas nos encontros, e portadora de um estilo que diz do critério de
seletividade nela implicada. É neste movimento que as conexões entre educação,
meio-ambiente e subjetividade serão percorridas. - This article has the goal to explore a few concepts that are the basis of an
educational practice associated to vital forces. Those ecologies and ethics associated
from singular procedures, as well as the forces that have to do with them and from
them are what interest in this perspective. The connection with these forces of constant
desired insurrection involves the questioning of a sequence of values and dispositions presented in the collective and individual bodies and their relationship with the
mechanisms of power on society of control. The design of this article declares the
experimental political and esthetical character in its formal aspects as much as in its
conceptual line. This procedure affirms an ethic of the affection inseparable from the
experienced intensity within the encounters and a style carrier that says about the
selectivity criteria implicated within. It is inside of this movement that the connections
between education, environment and subjectivity will be driven through.
Description
Keywords
Educação Meio-ambiente Subjetividade Sociedade de controle Linhas de fuga
Citation
GODOY, Ana - Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.8-28
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação