Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O aumento da concentração populacional e as alterações do modo de vida
tradicional da comunidade indígena do Distrito de Iauaretê, Município de São Gabriel
da Cachoeira/AM, Terra Indígena do Alto Rio Negro, têm resultado em agravos à
saúde da população, principalmente devido à ausência de saneamento básico. O
objetivo deste estudo foi descrever o processo de educação ambiental desenvolvido
em uma comunidade indígena, com vistas à identificação de representações sobre o
processo saúde-doença e à melhoria das condições de vida da população. O método
utilizado foi a pesquisa-ação em processo de educação ambiental, por meio de
instrumentos aplicados em reuniões comunitárias, como mapas-falantes e painéis de
fotos. Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo a atual situação de
degradação socioambiental local e os agravos à saúde a que estavam expostos, ainda
não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana. Os moradores que
interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo,
ficou claro que, a oferta de infra-estrutura não será suficiente para garantir a saúde e
romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento
de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão
crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O método da pesquisa-ação
mostrou-se extremamente adequado em um processo de educação ambiental que
objetiva a busca de soluções para determinada problemática de forma participativa e
dialógica e a melhoria das condições de vida da população. - The increase in population concentration and the changes in the traditional way of
life of the indigenous community of the District of Iauaretê, City of São Gabriel da
Cachoeira/AM, Alto Rio Negro Indigenous Land, have been producing negative
consequences for the general health of the population. This is mainly due to the lack of
basic sanitation. The objective of the study was to describe the environmental
education process developed on a indigenous community intending to identify the
representations of heatlh-disease and to improve life conditions of people. The
research methodology used is known as action-research in environmental education
process, by means of techniques used during the community meetings, such as,
talking-maps and photography panels. Despite the indigenous population's awareness
of actual situation of socio-environmental degradation and the situations which were
potentially hazardous to their health, they were as yet unable to incorporate that
knowledge to their daily life. The inhabitants who interacted with the research were
keen to improve sanitation. However, it was clear that infra-structural improvements will
not be enough to guarantee their health, nor break the cycle of disease transmission. It
is also necessary to develop environmental and heath education processes which bring
about a critical understanding of reality and its transformations, thus reinforcing healthy
habits which might contribute to an improvement in quality of life. Action-research
proved itself as an extremely adequate methodology for environmental education
processes which aims at finding solutions to a given problem through participation and
dialogue, as well as improving the general standard of living.
Description
Keywords
pesquisa-ação mapa-falante população indígena educação ambiental participação comunitária
Citation
TOLEDO, Renata Ferraz de; PELICIONI, Maria Cecília Focesi - A educação ambiental e a construção de mapas-falantes em processo de pesquisa-ação em comunidade índigena na amazônia. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.193-213
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação