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As escolas-família agrícolas e agroextrativistas do estado do Amapá e a sua relação com o meio ambiente

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O presente artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelas Escolas Famílias Agrícola e Agroextrativistas (EFAs) do Estado do Amapá, Brasil, e como sua proposta pedagógica se relaciona com a sociobiodiversidade da região Amazônica. O artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulado “Escolas Família do estado do Amapá: práticas e significados” no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), UFPA, sob a orientação da Profª Drª Lígia T. L. Simonian, defendida em Março de 2005. As EFAs são escolas que apresentam uma proposta pedagógica diferenciada e que busca respeitar a realidade do ambiente rural, sendo que em geral as escolas rurais convencionais não consideram as necessidades e vivência dos estudantes do meio rural. As EFAs tem seu surgimento a partir da iniciativa dos próprios trabalhadores rurais, com o apoio da Igreja Católica. A opção metodológica adotada para a realização do estudo fundou-se no enfoque interdisciplinar, na medida em que o objeto de estudo precisa ser discutido a partir da contribuição de várias áreas do conhecimento, envolvendo aspectos sociais, educacionais, políticos, econômicos, que descortinados favorecerão a compreensão da proposta educativa em análise. Em termos operacionais a pesquisa foi desenvolvida junto as EFA obedecendo aos seguintes procedimentos metodológicos: Pesquisa bibliográfica – fundamentação teórica da pesquisa e apreensão qualificada do objeto de estudo, envolvendo leitura, análise e sistematização de indicações bibliográficas referentes ao tema do estudo; Pesquisa documental – programas, projetos, relatórios, instrumentos pedagógicos adotados pelas EFA; Estudo de casos múltiplos. As conclusões que se pode retirar de um trabalho com o caráter das EFAs é o seu grande potencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para uma clientela que por si só possuem uma vontade e compromisso de construir uma melhoria na sua qualidade de vida. A busca da sustentabilidade ainda é incipiente dentro da realidade trabalhada, quando se considera a sustentabilidade dentro do viés econômico e com possibilidades do aproveitamento dos recursos naturais de maneira eficiente, mas se houvesse um investimento maior elas teriam condições de produzir. - This article aims to present the work done by Agricultural and Agroextractive Family Schools (Escolas Família Agrícola e Agroextrativistas – EFAs) from Amapá State, in Brazil, and how their pedagogical proposal relates to environmental sociobiodiversity of Amazon region. The current abstract is a result of the master's dissertation titled "Escolas Família do estado do Amapá: práticas e significados” – Family Schools in the State of Amapá: practices and meanings, at Amazon Center for Advanced Studies (NAEA), at UFPA, under the guidance of Prof.ª D. T. L. Simonian, discussed in March 2005. The EFAs are schools that have a customized educational proposal that seeks to respect the reality of rural environment, since the general conventional rural schools do not consider the needs and experiences of students in rural areas. The EFAs has its emergence from the peasants' own initiative, supported by the Catholic Church. The methodology adopted for the study, founded in the interdisciplinary approach, since that the object of study must be discussed from the contribution of various knowledge fields, involving social, educational, political, economic aspects, which pointed out later, helps the understanding of the educational proposal under consideration. In operational terms the search was developed with the EFAs according to the following methodological procedures: Research literature – theoretical foundation of search and qualified seizure of object of study, concerning to reading, analysis and systematization of bibliographic information on the subject of study; Search documentary – programs, projects, reports, teaching instruments adopted by the EFA; Study of multiple cases. The conclusions we can draw from a job with the character of EFAs is that it has great potential for the development of education quality for a public that by themselves have desire and commitment to build an improvement in their quality of life. The quest for sustainability is still incipient worked within the reality, when considering the sustainability within the bias and with possibilities of economic exploitation of natural resources efficiently, but if there was a greater investment they would have better conditions to produce.

Description

Keywords

Escola-familia Educação rural Meio ambiente

Citation

NASCIMENTO, Ana Lídia Cardoso do - As escolas-família agrícolas e agroextrativistas do estado do Amapá e a sua relação com o meio ambiente. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.29-47

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Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

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