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O presente artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelas Escolas
Famílias Agrícola e Agroextrativistas (EFAs) do Estado do Amapá, Brasil, e como sua
proposta pedagógica se relaciona com a sociobiodiversidade da região Amazônica. O
artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulado “Escolas Família do estado do
Amapá: práticas e significados” no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA),
UFPA, sob a orientação da Profª Drª Lígia T. L. Simonian, defendida em Março de
2005. As EFAs são escolas que apresentam uma proposta pedagógica diferenciada e
que busca respeitar a realidade do ambiente rural, sendo que em geral as escolas
rurais convencionais não consideram as necessidades e vivência dos estudantes do
meio rural. As EFAs tem seu surgimento a partir da iniciativa dos próprios
trabalhadores rurais, com o apoio da Igreja Católica. A opção metodológica adotada
para a realização do estudo fundou-se no enfoque interdisciplinar, na medida em que
o objeto de estudo precisa ser discutido a partir da contribuição de várias áreas do
conhecimento, envolvendo aspectos sociais, educacionais, políticos, econômicos, que
descortinados favorecerão a compreensão da proposta educativa em análise. Em
termos operacionais a pesquisa foi desenvolvida junto as EFA obedecendo aos
seguintes procedimentos metodológicos: Pesquisa bibliográfica – fundamentação
teórica da pesquisa e apreensão qualificada do objeto de estudo, envolvendo leitura,
análise e sistematização de indicações bibliográficas referentes ao tema do estudo;
Pesquisa documental – programas, projetos, relatórios, instrumentos pedagógicos
adotados pelas EFA; Estudo de casos múltiplos. As conclusões que se pode retirar de
um trabalho com o caráter das EFAs é o seu grande potencial para o desenvolvimento
de uma educação de qualidade para uma clientela que por si só possuem uma
vontade e compromisso de construir uma melhoria na sua qualidade de vida. A busca da sustentabilidade ainda é incipiente dentro da realidade trabalhada, quando se
considera a sustentabilidade dentro do viés econômico e com possibilidades do
aproveitamento dos recursos naturais de maneira eficiente, mas se houvesse um
investimento maior elas teriam condições de produzir. - This article aims to present the work done by Agricultural and Agroextractive
Family Schools (Escolas Família Agrícola e Agroextrativistas – EFAs) from Amapá
State, in Brazil, and how their pedagogical proposal relates to environmental
sociobiodiversity of Amazon region. The current abstract is a result of the master's
dissertation titled "Escolas Família do estado do Amapá: práticas e significados” –
Family Schools in the State of Amapá: practices and meanings, at Amazon Center for
Advanced Studies (NAEA), at UFPA, under the guidance of Prof.ª D. T. L. Simonian,
discussed in March 2005. The EFAs are schools that have a customized educational
proposal that seeks to respect the reality of rural environment, since the general
conventional rural schools do not consider the needs and experiences of students in
rural areas. The EFAs has its emergence from the peasants' own initiative, supported
by the Catholic Church. The methodology adopted for the study, founded in the
interdisciplinary approach, since that the object of study must be discussed from the
contribution of various knowledge fields, involving social, educational, political,
economic aspects, which pointed out later, helps the understanding of the educational
proposal under consideration. In operational terms the search was developed with the
EFAs according to the following methodological procedures: Research literature –
theoretical foundation of search and qualified seizure of object of study, concerning to
reading, analysis and systematization of bibliographic information on the subject of
study; Search documentary – programs, projects, reports, teaching instruments
adopted by the EFA; Study of multiple cases. The conclusions we can draw from a job
with the character of EFAs is that it has great potential for the development of
education quality for a public that by themselves have desire and commitment to build
an improvement in their quality of life. The quest for sustainability is still incipient
worked within the reality, when considering the sustainability within the bias and with
possibilities of economic exploitation of natural resources efficiently, but if there was a
greater investment they would have better conditions to produce.
Description
Keywords
Escola-familia Educação rural Meio ambiente
Citation
NASCIMENTO, Ana Lídia Cardoso do - As escolas-família agrícolas e agroextrativistas do estado do Amapá e a sua relação com o meio ambiente. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.29-47
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação