Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo busca refletir sobre uma experimentação singular de pesquisa em
educação ambiental. O objetivo central do texto é mostrar os descaminhos
metodológicos da investigação e seus modos intricados de construção, concernentes
aos desejos políticos dos autores. Não concedemos no artigo uma importância às
explicitações das articulações teóricas da pesquisa, que são, apenas, pinçadas e
marcadas sutilmente ao longo do texto. A investigação buscou inspiração em uma
educação ambiental pós-moderna, articulada teoricamente ao campo multifacetado e
contestado dos estudos culturais e pretendeu promover deslocamentos nos modos de
ver, narrar e pensar um parque urbano de proteção ambiental localizado na região
metropolitana de Florianópolis, Sul do Brasil. Tal local é comumente visto e narrado
como “desértico” e abandonado, como um lugar de “estranhos”, pelos moradores do
seu entorno, tal como evidenciamos em uma pesquisa preliminar em que colhemos
depoimentos desses sujeitos. Ao convidá-los a adentrar o parque e tirar fotografias do
mesmo, a pesquisa tentou provocar deslocamentos nesses modos recorrentes de ver
e narrar, buscando traçar por entre as imagens algumas linhas de fuga. Entre imagens
e deslocamentos pelo parque emergiram marcas de infância, projetos de futuro,
desejos de lazer, potencialidades diferenciais de convívio. Mais do que traçar
deslocamentos nos olhares e nas narrativas dos sujeitos, as quais nós não queríamos
controlar, instaurando um modo pretensamente nosso de ver, concluímos que a
experimentação provocou em nós mesmos, pesquisadores, uma diferença. Nem o
parque, nem nós permanecemos mais os mesmos. - This article intends to reflect about a singular experimentation in environmental
education. The central purpose of the text is to show the investigation methodological
off ways and their construction forms, related to the authors’ political wishes. In the
article, we do not grant importance to the explanation of the theoretical bases. They
are, only, tenuously indicated throughout the text. The investigation was inspired in a
post-modern environmental education, theoretically articulated at the contested,
multifaceted field of the cultural studies. In addition to that, the text intends to promote
dislocations in the forms of viewing, narrating and thinking about a urban park
environmentally protected in the metropolitan region of Florianópolis, South of Brazil.
This place is commonly seen and referred to as ‘desertic’, ‘abandoned’, a ‘weird
people’s place’ by neighborhood residents, as we show clearly in a preliminary reserch
in which we get testimonies of these subjetcs. When they were invited to enter the park
and take photos, the reserch tried to provoke changes in the usual manners of seeing
and relating. By doing that, we tried to delineate through the images some different
views. Through images and displaces across the park, childhood memories emerged,
future projects, leisure wishes, difference social contacts. More than provoking
displaces in the views and narratives of the subjetcs, in which we did not want to
control and/or to impose our manner of seeing, we concluded that the experimentation
provoked a difference. Neither we, nor the park stayed the same.
Description
Keywords
Educação ambiental Fotografia Estudos culturais
Citation
GUIMARÃES, Leandro Belinaso; SANTOS, Juliana Evelyn dos - Entre imagens e deslocamentos: descaminhos de uma pesquisa em educação ambiental. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.91-102
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação