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Neste artigo apresentamos alguns sentidos emergentes de uma pesquisa que se
deu na interface entre o aprofundamento teĂłrico do conceito de resistĂȘncia e as
experiĂȘncias profissionais de um grupo composto por quatro professores educadores
ambientais em formação permanente. A metodologia utilizada foi baseada nos
discursos de pesquisa narrativa, na qual o objetivo de estudo Ă© a experiĂȘncia dos
participantes e esta é estudada e comunicada também de modo narrativo. Quanto as
resistĂȘncias, a aposta foi de nĂŁo concebĂȘ-las enquanto limite do/no outro, mas como
movimentos relacionais de constituição dos sujeitos, movimentos estes intrĂnsecos aos
espaços de (trans)formação. Logo, Ă© a partir das resistĂȘncias e com elas que se
estabelecem diålogos problematizadores, levando em consideração os contextos dos
sujeitos e suas histĂłrias. Para comunicar parte do resultado da pesquisa,
apresentamos uma narrativa ficcional que explicita, justamente, a positividade das
resistĂȘncias nas relaçÔes de poder, fazendo da ficção uma possibilidade de
experimentação da realidade. A história resulta de uma interpretação do pesquisador
dos sentidos emergentes no contexto da pesquisa. Temos por intenção, com isso,
criar uma rede de significados, onde as narrativas produzidas visam uma ação
formativa de (re)conhecimento para professores e pesquisadores que pensam e
praticam Educação Ambiental. - In this paper we present some emergent senses of a research that if gave in the
interface between the theoretical deepening of the concept resistance and the
professional experiences gained by a group of four teachers/environmental educators
in an in-service program. The methodology was based on the discourses of narrative
research, in which the objective of the study is the participantsâ experience; it is studied
and also communicated through narrative. In relation the resistances the idea not
conceive they as if it were a limit concerning the others, but as relational movements â
intrinsic to spaces of (trans)formation â that constitute the subjects. Thus,
problematizing dialogues are developed from and with resistance, taking into account
the subjectsâ contexts and stories. To communicate part of the result of the research
we present a fictional narrative that expose, in fact, the positivity of the resistance,
turning fiction into the possibility of experimenting reality. The stories resulted from the
researcherâs interpretation of the emergent senses in the context of the research. We
have for intention, with this, to create a net of meanings, where the produced narratives
aim at a formative action of (re)knowledge for teacher and researchers who think and
practice Environmental Education.
Description
Keywords
Pesquisa Narrativa ResistĂȘncias Constitutivas Narrativa Ficcional Formação de Professores Educação Ambiental
Citation
CUPELLI, Rodrigo Launilkas; GALIAZZI, Maria do Carmo - Dos (auto)relatos Ă s narrativas ficcionais: as (re)existĂȘncias de uma comunidade interpretativa de professores educadores ambientais. Revista InteracçÔes. NÂș11 (2009), p.153-173
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação