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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de
futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino-aprendizagem
da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com
uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem
modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando
estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade
curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, lecionada
pela primeira autora. Foram selecionados quatro formandos para estudos de caso.
Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da
turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda
realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência
de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que
abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação
participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta
dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular,
por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados
referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua
compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no
âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do
6.º ano e refletem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para
desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação.
Os formandos identificam aspetos fundamentais que visam o desenvolvimento do
pensamento algébrico dos alunos. - Abstract: This research project analyzes the development of algebraic thinking of
future teachers and educators and their learning about the teaching and learning of
algebra in the early years, in the scope of a training experiment within an exploratory
approach, with particular emphasis on situations involving mathematical modeling.
The study follows a qualitative approach, using case studies. The participants are
students from a class of Algebra and Functions course of a teacher education
program, taught by the first author. Four prospective teachers are selected for case
studies. Data are collected by two questionnaires applied to the 20 students of the
class before and after the training experiment. Three individual interviews were also
conducted at different moments of the training experiment with four students, based
on mathematical tasks dealing with different topics of algebra. Data sources are
also provided by participant observation and by documents produced by the future
teachers. This article presents data on work done by the class and, in particular, by
Alice, in the scope of the work with mathematical modeling. The results relate to the
development of algebraic thinking of the future teachers and their understanding
of the teaching and learning of algebra in the early years, in the scope of the
training experiment, when analyzing the productions of students from the 6th grade
and reflecting on the approach followed by the teacher to develop their students’
ability to resolve situations of modeling. Future teachers identify key issues that aim
at the development of students’ algebraic thinking.
Keywords: Future teachers’ education program; Elementary school; Teaching
experiment; Teaching and learning of algebra.
Resumen: Esta investigación estudia el desarrollo del pensamiento algebraico de
los futuros maestros y educadores y su aprendizaje sobre el proceso enseñanza/
aprendizaje del álgebra en los primeros años, como parte de una experiencia de
formación con un enfoque exploratorio, con énfasis particular en situaciones que
implican modelación matemática. El estudio sigue una metodología cualitativa,
utilizando estudios de caso. Los participantes son estudiantes de una clase de
la asignatura de Álgebra y Funciones de la Licenciatura de Educación Primaria,
impartida por la primera autora. Se seleccionan cuatro estudiantes para los
estudios de caso. Los datos se recogen mediante dos encuestas realizadas a los
20 estudiantes de la clase antes y después de la realización de la experiencia
de formación. Se realizaron también tres entrevistas individuales, en diferentes
momentos de la experiencia de formación, a los cuatro futuros maestros, basadas
en tareas matemáticas que plantean diferentes temas de álgebra. Fuentes de estudiantes. Este artículo presenta los datos sobre la labor realizada por la clase y,
en particular, por Alice en el ámbito del trabajo de la modelación matemática. Los
resultados conciernen al desarrollo del pensamiento algebraico de los estudiantes y
su comprensión de la enseñanza y del aprendizaje del álgebra en los primeros años,
en el marco de la experiencia de formación, al examinar las producciones de los
alumnos de 6 º grado y reflexionar sobre el enfoque seguido por la profesora para
desarrollar en sus alumnos la capacidad de resolver situaciones de modelación. Los
estudiantes identifican los aspectos esenciales que tienen por objetivo el desarrollo
del pensamiento algebraico de los alumnos.
Palabras-clave: Formación inicial del profesorado; Enseñanza primaria; Experiencia
de formación; Enseñanza/aprendizaje del álgebra.
Description
Keywords
Formação inicial de professores Ensino elementar Experiência de formação Ensino aprendizagem da Álgebra
Citation
Branco, N. & Ponte, J.P. (2011). A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação. Indagatio Didáctica - Número especial ENJIE 2010, 3(1), 59-79.
Publisher
Universidade de Aveiro - Centro de investigação em didáctica e tecnologia na formação de formadores.