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- Occlusion technique in swimming: a training method to improve exchange block time in swimming relaysPublication . Conceição, Ana; Costa, Aldo M; Silva, António J; Sobreiro, Pedro; Louro, HugoSwimming relay events have the concern regarding a good start is shared between the incoming and outgoing swimmers. The aim of this study was to evaluate changes in exchange block time (eBT) for swimming relay events as a result of a four-week training program using the occlusion technique. MeThodS: Twenty-eight national swimmers, 12 males (age: 17±1.83 years) and 16 females (age: 19.94±5.65 years) participated in this study. Subjects were required to undergo a training program on visual perception in relay swimming over the course of four weeks; they watched videos corresponding to the last movements of a swimmer during a 4×100m freestyle relay event. The videos were presented with temporal occlusion corresponding to predetermined approaching distances (7.5 m, 5.0 m, and 2.5 m). Swimmers were required to simulate a typical position for exiting the block and to estimate the time-to-contact of the incoming swimmer. The eBT was collected during a real 4×100-m freestyle competition before and after the application of the training program. RESULTS: Female swimmers showed a decreased in EBT, with an improvement of 1.42%, despite there not being a signifcant difference (p=0.68). The male swimmers had a higher improvement in eBT after the training, with a decrease of 13.34% (p=0.68). coNcluSioNS: Visual perception practice using video occlusion techniques seems to have a positive effect. on eBT in swimming relay events, particularly in female swimmers
- Problemas na escrita cursiva no 1º ciclo do ensino básico: efeito de um plano de estimulação percetivo-motoraPublication . Chambel, Ana; Catela, DavidDificuldades na escrita cursiva são detetáveis por inconstância espacial e lentidão, com uma incidência até 30% no 1º CEB, estão associadas a fraco rendimento escolar. É objetivo deste estudo analisar o efeito de um programa de estimulação percetivo-motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. A amostra é composta por 9 crianças (7 do 1º ano e 2 do 4º ano) com problemas na escrita cursiva, sinalizadas e com apoio pedagógico individualizado, emparelhadas por género, ano de escolaridade e turma com outras 9 crianças sem problemas de aprendizagem. O programa de intervenção teve um efeito benéfico significativo nas crianças com problemas na escrita cursiva, identificável com a redução do espaço entre letras, da altura das letras e do tempo da sua execução. Dos resultados obtidos, sugere-se que a aprendizagem do desenho espacial da letra anteceda o treino da redução da sua altura e que o controlo da dimensão da letra é mais difícil e mais moroso que o da velocidade de execução da letra. Com base nos resultados obtidos, propõe-se que às crianças com dificuldade na aprendizagem da escrita cursiva seja disponibilizado mais espaço disponível e tempo para escreverem letras, e que exercitem regularmente coordenação motora interdigital sem e com lápis, em variadas superfícies e áreas disponíveis de escrita, bem como a identificação da mesma letra em tipos diferentes.
- Dynamic balance in children with trisomy 21: a pilot studyPublication . Catela, David; Seabra, Ana Paula; Matias, Bernardo; Nunes, Miguel; Neves, Pedro; Rodrigues, SamuelAt age 5, children with trisomy 21 have roughly 2 years of delayed motor development. We aimed to verify if children with trisomy 21 (AD) (N = 6, 7.67 ± 1.51 years) had a similar performance to children with a typical development (TD) (N = 37, 5.19 ± 0.40 years old), in a playful motor action (to spin on herself until she cannot get more). On average, ADs gave less laps, for less time, spending more time per rotation, but without significant difference. Of the AD, one-third fell and rose to continue to spin, one-third stopped and resumed spinning (with intervals of 2.05 ± .86 s). Three ADs performed the action counterclockwise and the other 3 in clockwise direction. The results support the hypothesis that AD can perform the activity of spinning, with DT (significantly) younger; allowing to AD momentary pauses and conditions for their physical security.
- Short Report: Babywalkers Use and Age of Autonomous Sitting and Walking in Portuguese InfantsPublication . David Catela, null; Carolina Lagoiro, null; Carolina Gonçalves, null; Filipa Passadinhas, null; Isabela Ribeiro, null; Ana Paula Seabra, nullBabywalkers are wheeled seats for infants that support their weight and allow them to move around, pushing the floor with their feet or feet’s toes. The purpose of the present study was to verify if Portuguese infants that used babywalker gained or not temporal advantage compared to infants who did not use any instrument for learning to walk. Data were obtained through a structured questionnaire for parents, with closed questions. Results revealed that babywalkers use does not afford advantages in the acquisition of independent walk. The absence of association between seat and walk autonomously in babywalker users that also used other walk-helper (e.g., harness belt) reinforces the hypothesis that the use of these equipments may disrupt normal process of transition between seat and walk in infants. Considering the sample of the present study, a great percentage of Portuguese parents still presume that the use of babywalkers or similar equipments are necessary for independent walking acquisition. Babywalkers should be discouraged as an instrument for independent walk learning, and be replaced by functional stimulation, like stepping reflex systematic practice.
- Motor affordances in family context of children 18 to 42 months, from a urban coastland county of PortugalPublication . Rezendes, Pedro; Catela, DavidAHEMD – SR was applied to children from 18 to 42 months (N = 132), from a coastal municipality of Portugal. The results revealed that the father's income provides more conditions for motor development stimulation, and that a higher number of offspring may result in less conditions for the younger ones. Having a mother, whatever her academic qualifications, is also a factor that promotes better conditions. Thus, in families with fewer resources and more children, it is strategically advisable to technically support the mother. The kindergarten appears to be an equalizer factor for opportunities for access to motor stimulation resources.
- Atractividade: escolha da razão cintura anca entre crianças portuguesas do meio rural e urbanoPublication . Catela, David; Seabra, Ana PaulaA razão cintura-anca (RCA) é uma medida de atratividade. Com este estudo pretendemos explorar em crianças a influência da origem geográfica na sua perceção de atratividade. Com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos, observaram 7 silhuetas manipuladas na largura da anca, apontando a que consideravam a mais bonita, para o seu género e para o oposto. As crianças de 7 anos selecionaram silhuetas mais magras como as mais bonitas/ atraentes; e, com a idade, ocorreu uma diferenciação progressiva entre géneros. Por origem geográfica, nenhuma diferença significativa foi encontrada entre os géneros; exceto nas crianças rurais para o género feminino, com as meninas a escolher uma RCA menor. As crianças de origem metropolitana não diferenciaram RCA entre géneros, mas situam-no numa proporção de corpo saudável. As crianças de origem não metropolitana escolheram uma RCA significativamente inferior para o género feminino, e uma RCA próxima de 0,9 para o género masculino. Talvez, uma menor diferença nos papéis de género possa explicar os resultados das crianças metropolitanas.
- Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento covid-19Publication . São João, Ricardo; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreA assertividade é um conceito chave comunicacional no seio das competências pessoais e sociais dos jovens adultos estudantes do ensino superior pelos benefícios que acarreta. A presente investigação quantitativa, com recurso a uma amostra não-probabilística de 101 inquiridos, realizada no início do período pandémico COVID-19/março de 2020 em Portugal tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico antes do confinamento dos estudantes; avaliar os seus níveis de competência assertiva através da aplicação da Escala de Avaliação Global da Assertividade (EAGA); discutir a importância do suporte social e a ausência de mobilidade relativamente à competência analisada. Aspetos sociodemográficos (faixa etária, grau de ensino, suporte social familiar e ensino à distância) compensam a ausência de mobilidade imposta pelo confinamento. No excecional período de saúde pública a que se reporta o estudo, os indivíduos em regime de ensino à distância apresentam atitudes positivas com níveis de assertividade acima da média.
- Introdução e exploração da colher na infância em contexto familiarPublication . Catela, David; Leonardo, Ana; Patrício, Beatriz; Castelo, Mafalda; Nunes, Matilde; Seabra, Ana PaulaDurante o processo de apropriação da colher, as crianças precisam detetar e adquirir uma série de competências motoras funcionais, bem como certas normas sociais associadas ao uso deste utensílio. Com este estudo descritivo pretendemos obter informação sobre a sequenciação temporal de acesso à colher e aos outros talheres, e quais as explorações que as crianças fazem em contexto familiar português. Foram obtidos dados relativos a 115 crianças pequenas portuguesas, através de questionário estruturado on-line. Os resultados revelam que: i) há uma noção clara que a criança necessita de um objeto escalado ao tamanho da sua mão; ii) a colher favorece a oportunidade de brincar físico, funcional, solitário e social; iii) explorar colher - usar colher - explorar garfo - explorar faca é a sequência temporal de acesso aos talheres, significativamente faseada durante toda a primeira infância; iv) a criança pequena consegue explorar a colher como instrumento para outras funções que não as relacionadas com comer. Assim, a colher possui um potencial muito diversificado para aprendizagem do uso de um instrumento, para a exploração de propriedades funcionais de objetos e para o desenvolvimento social e cultural da criança pequena.
- Ambientes educativos inovadores: um percurso de formação de professoresPublication . Correia, Marisa; Cavadas, BentoEste trabalho apresenta o percurso de formação de professores na unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores (AEI) de um Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esse percurso, organizado em quatro módulos, iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI. De seguida foram exploradas diferentes abordagens pedagógicas inovadoras, com a finalidade de capacitar os professores com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes. O desempenho dos professores nas atividades realizadas na UC AEI foi avaliado através de rubricas. O estudo de caso descritivo e exploratório aqui apresentado recorreu, para além da análise documental realizada através de rubricas, a uma entrevista de grupo focado. O balanço global do funcionamento da UC mostra que os professores se sentiram globalmente satisfeitos com as competências que desenvolveram quanto ao contributo dos AEI na inovação do ensino e na gestão curricular, o que poderá contribuir para a mudança das suas práticas.
- O envolvimento das famílias na educação de infânciaPublication . Silva, Neuza Filipa Simões da; Cardona, Maria JoãoNa primeira parte do relatório, apresento os estágios que foram realizados em contexto de creche e jardim-de- infância, as caraterizações das instituições, caraterizações dos grupos, projetos educativos de cada instituição, projetos desenvolvidos durante as intervenções e o resumo do percurso de aprendizagens que foram realizadas durante a prática. Na segunda parte do relatório, foi apresentada a questão investigativa, que tem como título O Envolvimento das Famílias na Educação de Infância. Para a realização da pesquisa, elaborou-se doze questionários mistos. No seguimento da pesquisa, foram aplicados os questionários a três educadoras de infância em contexto de creche, três educadoras de infância em contexto de jardim-de-infância, três encarregados de educação em que os educandos frequentavam o contexto de creche e três encarregados de educação onde os educandos estavam em contexto de jardim-de infância. Para completar a parte investigativa, foram analisadas legislações em vigor, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (2016), o envolvimento das famílias na educação de infância e quais as estratégia que um educador poderá promover para envolver as famílias no jardim-de-iância. A escolha do tema mencionado anteriormente, surgiu devido a observações realizadas durante as intervenções. Segundo Brickman e Tyaylor (1991), os pais são os primeiros educadores e os primeiros adultos a desempenhar um papel essencial no desenvolvimento e no processo de aprendizagem das crianças. Logo é fundamental que estes sejam envolvidos ativamente no trabalho desenvolvido tanto em creche como em Jardim de Infância. Em suma, ao realizar o relatório, foram encontradas respostas para as minhas dúvidas e receios, identificando estratégias, para que no futuro como educadora, consiga promover um envolvimento das famílias tanto em creche como em Jardim de Infância, sendo evidente que para isso é fundamental saber ouvir, estabelecendo uma boa interação e comunicação com os familiares das crianças.