Volume 6 - 2010 - nº14
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- Atitudes e preocupações de professores e outros agentes educativos face à inclusãoPublication . Santos, Joel; César, MargaridaNo século XXI, as sociedades caracterizam-se pela complexidade e diversidade. Também as escolas são caracterizadas como espaços/tempos complexos e diversificados (César, 2003, 2009). Desenvolver práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que acolham a diferença como recurso valioso para todos (Ainscow & César, 2006; Armstrong, Armstrong, & Barton, 2000). Estudar as mudanças que a formação de agentes educativos promove nos sentimentos, atitudes e preocupações face à educação inclusiva é, assim, essencial (Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, 2007; Sharma, Forlin, Loreman, & Earle, 2006). Este trabalho insere-se num projecto mais vasto, Educação Inclusiva e Processos de Formação, cujo principal objectivo é estudar que sentimentos, atitudes e preocupações apresentam os agentes educativos, antes e após uma formação relacionada com a educação inclusiva. Desenvolvemos este estudo assumindo uma abordagem interpretativa e um design baseado num long panel survey. A sub-amostra deste estudo inclui agentes educativos (N=81), em formação inicial ou pós-graduada, em instituições de ensino superior, da região da Grande Lisboa. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos: (1) a recolha documental; e (2) a escala SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education, de Loreman, Earle, Sharma, & Forlin (2006), aplicada em dois momentos: no início e no final das unidades curriculares seleccionadas. Os dados revelam um ligeiro aumento do número de sujeitos que indicam atitudes mais inclusivas face aos alunos caracterizados como apresentando necessidades educativas especiais, quando se confrontam os dois momentos da aplicação da escala. Revelam, ainda, um elevado nível de preocupações face à educação inclusiva.Abstract In the 21st century, societies are characterised by their complexity and diversity. Alike societies, schools are also characterised as complex and diverse spaces/times (César, 2003, 2009). Developing inclusive practices is therefore fundamental for the construction of educational settings that welcome the difference as a valuable resource for all (Ainscow & César, 2006; Armstrong et al., 2000). Thus, it is essential to study changes promoted by pre-and in-service education on the sentiments, attitudes and concerns of the educational agents towards inclusive education (Loreman et al., 2007; Sharma et al., 2006). This work is part of a broader project Educação Inclusiva e Processos de Formação whose main goal is to study the sentiments, attitudes and concerns presented by educational agents, before and after attending pre- and in-service education, and curricular units regarding inclusive education. We developed this study assuming an interpretive approach. It was carried through a long panel survey. This study sub-sample includes educational agents (N=81) attending higher education in Lisbon area. To collect data we used: (1) documents; and (2) the SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education scale, by Loreman, Earle, Sharma, and Forlin, (2006). This scale was answered in two moments: at the beginning and at the end of the selected curricular units. When the results of these two moments are confronted, a slightly increasing number of subjects indicate more inclusive attitudes towards students characterized as presenting SEN (Special Education Needs). The results also show a high level of concern towards inclusive education.
- Cultura partilhada numa organização aprendentePublication . Azevedo, Nair; Nascimento, AnaO objectivo deste artigo é relatar uma intervenção organizacional centrada na tomada de consciência da cultura organizacional. A nossa hipótese de partida, e que veio a configurar toda a intervenção, aponta para a ideia de que a prática da organização analisada se desenvolve sob o desígnio de uma “cultura de aprendizagem”, típica do que tem sido identificado como “organização aprendente” (Schein, 1997; Sun, 2003; Senge, 2005; Fernandes, 2007). Deste ponto de vista, sobressai a necessidade de se realçar o processo, na sua forma activa, situada, colaborativa e reflexiva (Sun, 2003). Ao desenharmos a estrutura deste artigo, evocamos leituras e autores que articulam as questões relacionadas com a improvisação organizacional como fortemente devedoras da metáfora do jazz (Kamoche, Cunha & Cunha, 2000; Pina e Cunha, 2002). A possível ligação entre as características de uma organização aprendente e a metáfora organizacional do jazz é, no âmbito da narrativa do trabalho realizado, que iremos descrever, particularmente aliciante. De facto, a contemporaneidade parece demandar a emergência de organizações aprendentes, que sejam capazes de actuar como bandas de jazz (balançando estrutura e improvisação). O resultado do trabalho realizado, ilustrado nas palavras dos seus actores, pode ser descrito em termos de indicações sobre o caminho a percorrer, assente na ideia de que uma maior consciência da cultura organizacional, por parte daqueles que são parte dessa cultura, é uma condição necessária para que qualquer mudança possa ser implementada, na justa medida da necessidade de que todos se sintam genuinamente comprometidos com o processo a seguir. Abstract The aim of this paper is to report an organizational intervention focused on the awareness of the organizational culture. Our starting hypothesis, configuring all the intervention, highlights the idea that the organization’s practice is held from a “learning culture”, typical of what has been labelled as "learning organization" (Schein, 1997; Sun, 2003; Senge, 2005; Fernandes, 2007). From this point of view, there is the need to draw attention to process, in its active, situated, collaborative and reflective form (Sun, 2003). To decide the paper’s structure, some readings and authors have been useful, particularly the ones that use the jazz metaphor to talk about organizational improvisation and creativity (Kamoche, Cunha & Cunha, 2000; Pina e Cunha, 2002). We thought this very inspiring because the contemporary world seems to demand the emergence of learning organizations that are able to play like jazz bands (within structure and improvisation). The results of the carried out intervention, illustrated by the actors’ own words, show the paths that can be taken to accomplish development and change within this particular organization. We argue that the conscious awareness of the organizational culture by its members is a necessary condition to implement change, because that is built on genuine commitment and compliance, important to accomplish objectives and tasks.
- (Dia)lógicas de formação: contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação proporciadoras de desenvolvimento profissionaisPublication . Hamido, GracindaPretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis. Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação. Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.Abstract Our aim in this paper is to organize a conceptual contribution to the development of professional education processes. These are conceptualized as dialogical processes, supported by supervision, reflectivity and research within and on practice. First we try to clarify our view of professional learning and education. Recognizing an intimate relation between professional knowledge construction processes and praxis, we also stress the interdependence of individual and collective / organizational dimensions of those processes. Then we conduct a brief examination of the epistemological and theoretical frameworks of some concepts that we assume to be central and descriptive of the composite and systemic nature of professional learning and education: Dialogism, Intersubjectivity, Dialogical Self and Identity, Voice, Situated learning, Community of practice and Participation. Finally we draw some implications of the presented conceptual framework to the identification of relational and interactive modalities that may be helpful in developing balanced and efficient supervision processes.
- Editorial: Investigação e prática profissional: histórias de relação com o saberPublication . Hamido, Gracinda; Luís, Helena
- Educação para a sexualidade:as representações sociais das educadoras de infânciaPublication . Monteiro, Nádia; Pereira, Vânia; Piscalho, IsabelEste artigo reporta-se a um estudo que teve como objectivo investigar quais as representações sociais dos educadores de infância sobre a educação para a sexualidade na educação pré-escolar, especificamente nas seguintes dimensões: fontes de informação, informação, crenças, atitudes e intenções comportamentais. Metodologicamente, tratou-se de um estudo quantitativo e descritivo em que foi aplicado um questionário a uma amostra significativa de 86 educadoras de infância do concelho de Santarém, pertencentes a instituições da rede pública, privada e cooperativa. Como resultados mais significativos regista-se o facto de as inquiridas afirmarem que existe pouca (in)formação sobre esta temática na educação pré-escolar. A falta de formação percepcionada pelas educadoras leva-as a sentirem-se inseguras para iniciar actividades e projectos nesta área, uma vez que consideram que os manuais de sustentação teórica dão indicações/informações pouco claras sobre o tema e as oportunidades para os profissionais da educação se especializarem sobre os assuntos relacionados com a educação para a sexualidade são escassas. Afirmam, ainda, que as crianças que frequentam o jardim-de-infância têm por hábito colocar muitas questões sobre sexualidade, contudo, consideram que as respostas nem sempre são dadas adequadamente devido à insegurança inerente à falta de formação das educadoras de infância nesta área específica. Por outro lado, as educadoras inquiridas encaram a educação para a sexualidade tão importante como outras áreas e defendem que esta deve começar a ser abordada desde a educação pré-escolar (3-6 anos). No entanto, verificou-se que este é um dos temas menos frequentes nos projectos curriculares das inquiridas. Constatou-se, ainda, que a família é um elemento essencial na educação para a sexualidade, surgindo como primeira opção dos inquiridos quando questionados sobre a quem compete abordar este tema com as crianças.Abstract This article refers to a study that aimed to investigate the social representations of kindergarten teachers on education for sexuality in pre-school, specifically in the following dimensions: information sources, information, beliefs, attitudes and behavioral intentions. Methodologically, this was a descriptive and quantitative study in which a questionnaire was administered to a representative sample of 86 kindergarten teachers in the municipality of Santarém, belonging to public, private and cooperative schools. More significant results indicate the respondents’ assertion that there is little (in) formation on the subject in pre-school. Lack of training is perceived by the educators and leads them to feel insecure to initiate activities and projects in this area. They consider that some manuals provide theoretical support but unclear information on the subject. Also the opportunities for education professionals to specialize on matters related to education for sexuality are scarce. They claim, furthermore, that children who attend kindergarten, usually ask many questions about sexuality, however, the answers given are not always adequate due to the insecurity derived, in their view, from the poor training of kindergarten teachers in this specific area. Furthermore, the surveyed educators regard education for sexuality as important as other areas and argue that this should begin to be addressed from pre-school (3-6 years). However, we observed that this is one of the less common themes in the curriculum projects surveyed. the family was also perceived as an essential element in education for sexuality, emerging as first choice of respondents when asked about who is to address this issue with children.
- Intervenção em espaços recreativos nocturnos - da experiência da intervenção à evidência da investigaçãoPublication . Henriques, Susana; Peralta, Mónica; Borges, Pedro; Serralheiro, RafaelaNo presente artigo apresentamos e discutimos os resultados de um projecto de investigação-acção servindo como pano de fundo para uma reflexão a partir de dois campos de investigação e de prática principais – a Sociologia e a Educação Social. O objectivo é o de apresentar evidências relativas à intervenção preventiva em contextos de diversão nocturna, junto de frequentadores e staff. Ao mesmo tempo, explorar e clarificar algumas implicações resultantes desta particular articulação interdisciplinar neste campo de intervenção. A referida intervenção foi orientada por dois eixos teóricos, o primeiro referente à prevenção selectiva e prevenção indicada do consumo de substâncias psicoactivas e o segundo, referente aos factores de risco e factores de protecção. E assentou numa abordagem metodológica de investigação-acção com o propósito de ir monitorizando todas as estratégias em função dos dados recolhidos, fazendo ajustes ou correcções sempre que necessário. No final deste percurso podemos constatar a importância do uso de uma metodologia de investigação-acção, adaptada sempre à realidade da intervenção. Bem como, destacar o carácter complementar da interdisciplinaridade assente numa base crítica e reflexiva, que permitiu atingir os objectivos propostos.Abstract In this article we present and discuss the results of an action-research serving as a backdrop for reflection from two fields of research and major practice - Sociology and Social Education. The aim is to present evidence regarding the preventive intervention in nightlife contexts, from their customers and staff. At the same time to explore and to clarify some implications arising from this particular interdisciplinary articulation in this field of intervention. Intervention was guided by two theoretical axes, the first one related to selective and indicated prevention of psychoactive substances consumption and the second one related to the risk factors and the protective factors. In terms of methodology this intervention has followed an action-research approach which allowed checking all the strategies in light of the collected data, making adjustments and corrections when ever necessary. At the end of this process we highlight the importance of using an action-research methodology, always adapted to the intervention’s reality and we stress the complementary nature of interdisciplinary based on a critical and reflective perspective that allowed achieving the proposed goals.
- A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICRPublication . Sousa, FranciscoEste artigo refere-se a um projecto de investigação curricular colaborativa que nasceu da conjugação entre, por um lado, a preocupação de alguns professores do ensino básico com o desinteresse manifestado por determinados alunos em relação à escola e ao currículo e, por outro, o interesse de alguns professores universitários em estudar questões de relevância curricular. Dessa conjugação resultou a assunção de uma dimensão investigativa na prática profissional dos referidos professores do ensino básico, concretizada num projecto de investigação-acção colaborativa conduzido por uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do ensino básico (todos os ciclos), que têm estudado a problemática do reconhecimento (ou não), por parte dos alunos, da relevância das aprendizagens escolares. A recolha de dados tem sido feita em sucessivos ciclos de investigação-acção, com a duração de um ano escolar cada, principalmente através do registo sistemático de manifestações de desinteresse (por parte dos alunos em relação ao currículo) observadas nas aulas e de entrevistas aos alunos, conduzidas pelos seus professores. Os dados têm sido analisados pelos próprios professores do ensino básico, com o apoio dos docentes universitários, e sujeitos a interpretações individuais e de equipa, sendo essas interpretações inspiradoras de novas estratégias de ensino, que são continuamente monitorizadas e revistas. Os processos já amadurecidos e os resultados já gerados sugerem que, apesar da existência de algumas dificuldades, é possível desenvolver nas escolas do ensino básico práticas de gestão curricular que integrem uma componente de investigação. - This article describes a project of collaborative research on curriculum, which was created by a team that includes (1) elementary school teachers worried about the lack of interest shown by some of their students with regard to the school and the curriculum, and (2) university professors interested in studying issues of curriculum relevance. This partnership has contributed to an increased use of research in classrooms by those elementary school teachers, through an action research project focused on students’ acknowledgment of the relevance of what they learn in school. Data has been collected in successive cycles of action research, mainly through classroom field notes that provide evidence of given students’ lack of interest with regard to the curriculum, and through interviews conducted by the teachers. Each action research cycle is one school year long. Data have been analyzed by the elementary school teachers, sometimes with support from the university professors, and interpreted both individually and collectively. Such interpretation of data inspires teachers in designing new teaching strategies, which are continuously monitored and reviewed. The processes that have already been consolidated and the results that have already been generated by this project suggest that, despite some difficulties, it is possible to develop curricula in elementary schools in ways that entail research.
- Navegação segura na internet - riscos e desafiosPublication . Pires, Carina; Novo, Cristina; Gomes, JoanaO avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento de relações pessoais, entre outros aspectos das vidas de crianças, jovens e adultos do século XXI. No âmbito da disciplina Comunicação Educacional e Meios e Materiais de Ensino (CEMME), leccionada no curso de licenciatura em Educação de Infância, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), surgiu a oportunidade de realização de um projecto que teve como principal objectivo a sensibilização de pais, educadores de infância e alunos do ensino superior, sobre os perigos a que estamos sujeitos na utilização das TIC em geral e da Internet em particular, promovendo momentos de reflexão conjunta relativamente a boas práticas a adoptar. Deste trabalho, fica a convicção de que muito caminho ainda há para percorrer na formação de professores e educadores, no que toca à forma como usam a rede Internet e como cuidam dos computadores de que são utilizadores, já que os jovens que frequentam a formação de nível 1 (1º ciclo de Blonha) são assíduos utilizadores das TIC, mas revelam lacunas no que toca à exposição a que se sujeitam na rede. De igual forma, têm alguma dificuldade em respeitar e cuidar da segurança pessoal e dos seus computadores, muito embora a amostra com que trabalhámos tenha tentado passar uma imagem diferente, mais informada e esclarecida do que aquilo que verificámos na realidade dos workshops e nas reflexões que deles resultaram.Abstract Technological advances and the massive use of Information and Communication Technology (ICT) have transformed the way of living of subjects in contemporary societies, at a speed unmatched in the past. So it isn’t difficult to recognize that the use of ICT brought benefits to the distribution of Information, speed of interpersonal communication, knowledge acquirement, development of personal relationships, among other aspects of lives of children, young people and adults of the twenty-first century. Within the class of Educational Communication and Media Teaching Materials (ECMTM), teaching in the undergraduate program in Childhood Education, at the Higher School of Education of Santarém (HSES), we had the opportunity to develop a project that had the objective of sensitizing parents, kindergarten teachers and higher education students about the dangers of the use of ICT in general and the Internet in particular, promoting joint moments of reflection on good practices to be adopted. This work brings us the conviction that there is still a long way to run in alerting teachers and educators to be concerned about the way they use the Internet and take care of their computers, since young people are frequent users of ICT, but have difficulties when it comes to caution their exposure to network; they have also difficulty in respecting and caring for their personal security and of their computers, although our participants have tried to give a different idea, more informed and clarified than what we saw in the reality in workshop discussions.
- Reflexões sobre o mestrado em educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP- Presidente Prudente (SP): produção e impactos na formação pessoal e profissional de ex-alunosPublication . Guimarães, Célia; Rodrigues, Silvia; Lopes, Claúdia; Coelho, Sónia; Marin, Fátima; Gomes, Alberto; Zechi, JulianaO presente artigo traz os resultados da investigação, que teve como objetivo primeiro analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/UNESP), produzidas pelos alunos ingressantes no período de 2001 e 2004 e defendidas até o ano de 2006, ano em que o programa completava cinco anos de existência. A partir de roteiro composto por seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação: aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos e objetivos das pesquisas. A partir desta etapa surgiu a necessidade de verificar junto aos ex-alunos o impacto da pós-graduação, no caso o Mestrado, em sua vida nos âmbitos pessoal e profissional. Os dados foram obtidos a partir de depoimentos colhidos via correspondência eletrônica. A investigação nos permitiu observar dados de pesquisas anteriores que apontam para o fato de que a produção de conhecimento no campo da educação é marcada pela complexidade que caracteriza o fenômeno educacional, uma vez que possui um caráter de confluência de várias disciplinas. No caso específico das dissertações produzidas no PPGEFCT/ UNESP há especificidades da área, tais como currículo, ensino e aprendizagem, formação de professores, entre outras. Acreditamos que a diversidade abarcada pela área da Educação, corroborada na presente pesquisa, se dá pela dificuldade em estabelecer a identidade da educação como campo de produção de conhecimentos, o que torna freqüente o hibridismo teórico nas análises das pesquisas educacionais, acarretando tanto conseqüências positivas quanto negativas. No que diz respeito ao impacto do PPGE-FCT/UNESP, a totalidade dos ex-alunos ponderou que a vivência neste espaço proporcionou mudanças qualitativas significativamente positivas tanto no âmbito pessoal como profissional, considerado pela grande maioria como sendo um “divisor de águas”.The present article brings the results of an investigation witch first purpose was to analyze the scientific production of students who entered the Post graduation Program in Education of the Science and Technology College from Paulista State University between the years of 2001 and 2004 (PPGE – FCT/UNESP) and presented until the year 2006, which was the fifth anniversary of the program. The dissertations were analyzed according to their main themes, methodological procedures, research techniques, and the goals of those papers. After this stage the need of verifying among the ex-students the impact of a post graduation program in their lives emerged. It was needed to measure it both in the personal and in the professional field. The data were collected through electronic mail. The investigation allowed us to observe and confirm previous data that pointed to the fact that the knowledge production in the educational field is marked by a complexity that defines the educational phenomenon itself, since this phenomenon is characterized by the confluence of various disciplines. In the specific case of the dissertations produced in the PPGE – FCT/UNESP there are particular areas, such as: curriculum, teaching and learning, teachers’ training, and there are also issues approaching cultural matters, language aspects and social movements. We believe that the diversity that defines the Educational field and proved by this analysis is caused by the difficulty of establishing Education’s identity as a scientific and knowledge production area. Because of that it is very common to find theoretical hybridism while analyzing educational researches, fact that can be considered either positive or not. According to the analysis of the impact of the program in their lives, the wholeness of the ex-students considered that the lives experiences provided by the program caused a significant qualitative and positive changes either on the personal and professional fields and could be considered as a “landmark” in their journeys.
- Supervisão das interacções educador-criança:que relevância na prática pedagógica?Publication . Calheiros, Maria José; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazEste estudo pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Um estudo que procura saber como a prática e a sua supervisão contribuem para o desenvolvimento profissional das estagiárias. O objectivo deste estudo é identificar estratégias de supervisão que visem melhorar as interacções educador-criança. Trata-se de um estudo de caso, focado num processo de intervenção supervisiva com objectivos de produzir a mudança, de construir a diferença. Um processo assente na construção da qualidade no campo da supervisão da prática pedagógica na formação inicial, utilizando como um dos instrumentos a Escala de Observação de Empenhamento do Adulto (Pascal & Bertram, 1999), para além dos dados recolhidos através de uma observação participante, natural, numa combinação de metodologias quantitativa-qualitativa com vista a captar a essência do fenómeno educativo. Desenvolveu-se em duas salas de um jardim-de-infância da rede pública em meio rural, com quarenta e quatro crianças, duas educadoras de infância e quatro estagiárias do 4º ano do Curso de Educação de Infância. Dos resultados obtidos concluímos que os instrumentos utilizados, privilegiando a focagem nos processos de interacção educador-criança, podem constituir-se também enquanto estratégias supervisivas, promotoras da melhoria da qualidade da acção educativa. O processo de mudança resultante desta supervisão parece contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de educadoras e estagiárias. Considera-se, assim, que o presente estudo poderá tornar-se um instrumento de reflexão, para todos os agentes envolvidos na formação inicial de educadores.Abstract This study aims to describe an enhancement process in the field of pedagogical practice supervision, identifying interaction as the key element in the child learning and development process. It seeks to understand how practice and its supervision contribute to the student’s professional development. The primary goal is to identify supervision strategies concerning teacher-child interactions. This is a case study, focusing on a supervision intervention process. The methodology included the use of the Adult Engagement Scale (Pascal & Bertram, 1999) and data collected through participant and natural observation combining quantitative and qualitative methodologies in order to capture the essence of the educational phenomenon. The case study was developed in two classrooms of a public preschool in a rural area, with forty-four children, two preschool teachers and four trainees of the Early Childhood Education Course. By focusing essentially on the teacher-child interaction we can conclude that the instruments used in this study can constitute good supervision strategies promoting the improvement of the quality of educational action. The changing process resulting from this supervision methodology seemed to have contributed to the personal and professional development of both teachers and students. Therefore, this study may be a contribution to those involved in the initial training of educators.