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Authors
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Abstract(s)
O objectivo deste artigo é relatar uma intervenção organizacional centrada na
tomada de consciência da cultura organizacional. A nossa hipótese de partida, e que
veio a configurar toda a intervenção, aponta para a ideia de que a prática da
organização analisada se desenvolve sob o desígnio de uma “cultura de
aprendizagem”, típica do que tem sido identificado como “organização aprendente”
(Schein, 1997; Sun, 2003; Senge, 2005; Fernandes, 2007). Deste ponto de vista,
sobressai a necessidade de se realçar o processo, na sua forma activa, situada,
colaborativa e reflexiva (Sun, 2003).
Ao desenharmos a estrutura deste artigo, evocamos leituras e autores que
articulam as questões relacionadas com a improvisação organizacional como
fortemente devedoras da metáfora do jazz (Kamoche, Cunha & Cunha, 2000; Pina e
Cunha, 2002). A possível ligação entre as características de uma organização
aprendente e a metáfora organizacional do jazz é, no âmbito da narrativa do trabalho
realizado, que iremos descrever, particularmente aliciante. De facto, a
contemporaneidade parece demandar a emergência de organizações aprendentes,
que sejam capazes de actuar como bandas de jazz (balançando estrutura e
improvisação).
O resultado do trabalho realizado, ilustrado nas palavras dos seus actores, pode
ser descrito em termos de indicações sobre o caminho a percorrer, assente na ideia
de que uma maior consciência da cultura organizacional, por parte daqueles que são
parte dessa cultura, é uma condição necessária para que qualquer mudança possa
ser implementada, na justa medida da necessidade de que todos se sintam genuinamente comprometidos com o processo a seguir.
Abstract
The aim of this paper is to report an organizational intervention focused on the
awareness of the organizational culture. Our starting hypothesis, configuring all the
intervention, highlights the idea that the organization’s practice is held from a “learning
culture”, typical of what has been labelled as "learning organization" (Schein, 1997;
Sun, 2003; Senge, 2005; Fernandes, 2007). From this point of view, there is the need
to draw attention to process, in its active, situated, collaborative and reflective form
(Sun, 2003).
To decide the paper’s structure, some readings and authors have been useful,
particularly the ones that use the jazz metaphor to talk about organizational
improvisation and creativity (Kamoche, Cunha & Cunha, 2000; Pina e Cunha, 2002).
We thought this very inspiring because the contemporary world seems to demand the
emergence of learning organizations that are able to play like jazz bands (within
structure and improvisation).
The results of the carried out intervention, illustrated by the actors’ own words,
show the paths that can be taken to accomplish development and change within this
particular organization. We argue that the conscious awareness of the organizational
culture by its members is a necessary condition to implement change, because that is
built on genuine commitment and compliance, important to accomplish objectives and
tasks.
Description
Keywords
Aprendizagem organizacional Cultura organizacional Mudança organizacional Organizational learning Organizational culture Organizational change
Citation
Azevedo,N.R. & Nascimento, A.R.B. (2010). Cultura partilhada numa organização aprendente. Santarém, Revista Interacções, 14(6)),9-31
Publisher
Instituto Politécnico de Santarem. Escola Superior de Educação