Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
810.44 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No século XXI, as sociedades caracterizam-se pela complexidade e
diversidade. Também as escolas são caracterizadas como espaços/tempos
complexos e diversificados (César, 2003, 2009). Desenvolver práticas mais inclusivas
é fundamental para a construção de cenários educativos que acolham a diferença
como recurso valioso para todos (Ainscow & César, 2006; Armstrong, Armstrong, &
Barton, 2000). Estudar as mudanças que a formação de agentes educativos promove
nos sentimentos, atitudes e preocupações face à educação inclusiva é, assim,
essencial (Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, 2007; Sharma, Forlin, Loreman, & Earle,
2006). Este trabalho insere-se num projecto mais vasto, Educação Inclusiva e
Processos de Formação, cujo principal objectivo é estudar que sentimentos, atitudes e
preocupações apresentam os agentes educativos, antes e após uma formação
relacionada com a educação inclusiva. Desenvolvemos este estudo assumindo uma
abordagem interpretativa e um design baseado num long panel survey. A sub-amostra
deste estudo inclui agentes educativos (N=81), em formação inicial ou pós-graduada,
em instituições de ensino superior, da região da Grande Lisboa. Como instrumentos
de recolha de dados utilizámos: (1) a recolha documental; e (2) a escala SACIE –
Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education, de Loreman, Earle,
Sharma, & Forlin (2006), aplicada em dois momentos: no início e no final das unidades
curriculares seleccionadas. Os dados revelam um ligeiro aumento do número de
sujeitos que indicam atitudes mais inclusivas face aos alunos caracterizados como
apresentando necessidades educativas especiais, quando se confrontam os dois
momentos da aplicação da escala. Revelam, ainda, um elevado nível de
preocupações face à educação inclusiva.Abstract
In the 21st century, societies are characterised by their complexity and
diversity. Alike societies, schools are also characterised as complex and diverse
spaces/times (César, 2003, 2009). Developing inclusive practices is therefore
fundamental for the construction of educational settings that welcome the difference as
a valuable resource for all (Ainscow & César, 2006; Armstrong et al., 2000). Thus, it is
essential to study changes promoted by pre-and in-service education on the
sentiments, attitudes and concerns of the educational agents towards inclusive
education (Loreman et al., 2007; Sharma et al., 2006). This work is part of a broader
project Educação Inclusiva e Processos de Formação whose main goal is to study the
sentiments, attitudes and concerns presented by educational agents, before and after
attending pre- and in-service education, and curricular units regarding inclusive
education. We developed this study assuming an interpretive approach. It was carried
through a long panel survey. This study sub-sample includes educational agents
(N=81) attending higher education in Lisbon area. To collect data we used: (1)
documents; and (2) the SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive
Education scale, by Loreman, Earle, Sharma, and Forlin, (2006). This scale was
answered in two moments: at the beginning and at the end of the selected curricular
units. When the results of these two moments are confronted, a slightly increasing
number of subjects indicate more inclusive attitudes towards students characterized as
presenting SEN (Special Education Needs). The results also show a high level of
concern towards inclusive education.
Description
Keywords
Educação inclusiva;Educação inclusiva Agentes educativos;Agentes educativos Atitudes Preocupações Inclusive education Educational agents Attitudes Concerns
Citation
Santos,J. & César,M. (2010). Atitudes e preocupações de professores e outros agentes educativos face à inclusão. Revista Interacções,14(6), 156-184.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação