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Abstract(s)
Este artigo refere-se a um projecto de investigação curricular colaborativa que
nasceu da conjugação entre, por um lado, a preocupação de alguns professores do
ensino básico com o desinteresse manifestado por determinados alunos em relação à
escola e ao currículo e, por outro, o interesse de alguns professores universitários em
estudar questões de relevância curricular. Dessa conjugação resultou a assunção de
uma dimensão investigativa na prática profissional dos referidos professores do ensino
básico, concretizada num projecto de investigação-acção colaborativa conduzido por
uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do ensino básico (todos
os ciclos), que têm estudado a problemática do reconhecimento (ou não), por parte
dos alunos, da relevância das aprendizagens escolares. A recolha de dados tem sido
feita em sucessivos ciclos de investigação-acção, com a duração de um ano escolar
cada, principalmente através do registo sistemático de manifestações de desinteresse
(por parte dos alunos em relação ao currículo) observadas nas aulas e de entrevistas
aos alunos, conduzidas pelos seus professores. Os dados têm sido analisados pelos
próprios professores do ensino básico, com o apoio dos docentes universitários, e
sujeitos a interpretações individuais e de equipa, sendo essas interpretações
inspiradoras de novas estratégias de ensino, que são continuamente monitorizadas e
revistas. Os processos já amadurecidos e os resultados já gerados sugerem que,
apesar da existência de algumas dificuldades, é possível desenvolver nas escolas do
ensino básico práticas de gestão curricular que integrem uma componente de
investigação. - This article describes a project of collaborative research on curriculum, which
was created by a team that includes (1) elementary school teachers worried about the
lack of interest shown by some of their students with regard to the school and the
curriculum, and (2) university professors interested in studying issues of curriculum
relevance. This partnership has contributed to an increased use of research in
classrooms by those elementary school teachers, through an action research project
focused on students’ acknowledgment of the relevance of what they learn in school.
Data has been collected in successive cycles of action research, mainly through
classroom field notes that provide evidence of given students’ lack of interest with
regard to the curriculum, and through interviews conducted by the teachers. Each
action research cycle is one school year long. Data have been analyzed by the
elementary school teachers, sometimes with support from the university professors,
and interpreted both individually and collectively. Such interpretation of data inspires
teachers in designing new teaching strategies, which are continuously monitored and
reviewed. The processes that have already been consolidated and the results that
have already been generated by this project suggest that, despite some difficulties, it is
possible to develop curricula in elementary schools in ways that entail research.
Description
Keywords
Investigação-acção Currículo Profissionalidade docente Deliberação curricular Relevância curricular
Citation
SOUSA, Francisco - A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR. Revista Interacções. Nº14 (2010), p.32-56
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação