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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo pretende descrever um processo de construção da qualidade no
âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como
elemento central na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Um estudo que
procura saber como a prática e a sua supervisão contribuem para o desenvolvimento
profissional das estagiárias. O objectivo deste estudo é identificar estratégias de
supervisão que visem melhorar as interacções educador-criança. Trata-se de um
estudo de caso, focado num processo de intervenção supervisiva com objectivos de
produzir a mudança, de construir a diferença. Um processo assente na construção da
qualidade no campo da supervisão da prática pedagógica na formação inicial,
utilizando como um dos instrumentos a Escala de Observação de Empenhamento do
Adulto (Pascal & Bertram, 1999), para além dos dados recolhidos através de uma
observação participante, natural, numa combinação de metodologias
quantitativa-qualitativa com vista a captar a essência do fenómeno educativo.
Desenvolveu-se em duas salas de um jardim-de-infância da rede pública em meio
rural, com quarenta e quatro crianças, duas educadoras de infância e quatro
estagiárias do 4º ano do Curso de Educação de Infância. Dos resultados obtidos
concluímos que os instrumentos utilizados, privilegiando a focagem nos processos de
interacção educador-criança, podem constituir-se também enquanto estratégias
supervisivas, promotoras da melhoria da qualidade da acção educativa. O processo de
mudança resultante desta supervisão parece contribuir para o desenvolvimento
pessoal e profissional de educadoras e estagiárias. Considera-se, assim, que o presente estudo poderá tornar-se um instrumento de reflexão, para todos os agentes
envolvidos na formação inicial de educadores.Abstract
This study aims to describe an enhancement process in the field of pedagogical
practice supervision, identifying interaction as the key element in the child learning and
development process. It seeks to understand how practice and its supervision
contribute to the student’s professional development. The primary goal is to identify
supervision strategies concerning teacher-child interactions. This is a case study,
focusing on a supervision intervention process. The methodology included the use of
the Adult Engagement Scale (Pascal & Bertram, 1999) and data collected through
participant and natural observation combining quantitative and qualitative
methodologies in order to capture the essence of the educational phenomenon. The
case study was developed in two classrooms of a public preschool in a rural area, with
forty-four children, two preschool teachers and four trainees of the Early Childhood
Education Course. By focusing essentially on the teacher-child interaction we can
conclude that the instruments used in this study can constitute good supervision
strategies promoting the improvement of the quality of educational action. The
changing process resulting from this supervision methodology seemed to have
contributed to the personal and professional development of both teachers and
students. Therefore, this study may be a contribution to those involved in the initial
training of educators.
Description
Keywords
Supervisão Prática pedagógica Interacções educador-criança Estratégias de supervisão Qualidade Supervision Pedagogical practice Teacher-child interactions Supervision strategies Quality
Citation
Calheiros, Maria José& Sónia Raquel Seixas (2010). Supervisão das interacções educador-criança:que relevância na prática pedagógica?. Revista Interacções,14(9),185-215
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação