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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo reporta-se a um estudo que teve como objectivo investigar quais as
representações sociais dos educadores de infância sobre a educação para a
sexualidade na educação pré-escolar, especificamente nas seguintes dimensões:
fontes de informação, informação, crenças, atitudes e intenções comportamentais.
Metodologicamente, tratou-se de um estudo quantitativo e descritivo em que foi
aplicado um questionário a uma amostra significativa de 86 educadoras de infância do
concelho de Santarém, pertencentes a instituições da rede pública, privada e
cooperativa.
Como resultados mais significativos regista-se o facto de as inquiridas
afirmarem que existe pouca (in)formação sobre esta temática na educação
pré-escolar. A falta de formação percepcionada pelas educadoras leva-as a
sentirem-se inseguras para iniciar actividades e projectos nesta área, uma vez que
consideram que os manuais de sustentação teórica dão indicações/informações pouco
claras sobre o tema e as oportunidades para os profissionais da educação se
especializarem sobre os assuntos relacionados com a educação para a sexualidade
são escassas. Afirmam, ainda, que as crianças que frequentam o jardim-de-infância
têm por hábito colocar muitas questões sobre sexualidade, contudo, consideram que
as respostas nem sempre são dadas adequadamente devido à insegurança inerente à
falta de formação das educadoras de infância nesta área específica. Por outro lado, as educadoras inquiridas encaram a educação para a sexualidade tão importante como
outras áreas e defendem que esta deve começar a ser abordada desde a educação
pré-escolar (3-6 anos). No entanto, verificou-se que este é um dos temas menos
frequentes nos projectos curriculares das inquiridas. Constatou-se, ainda, que a família
é um elemento essencial na educação para a sexualidade, surgindo como primeira
opção dos inquiridos quando questionados sobre a quem compete abordar este tema
com as crianças.Abstract
This article refers to a study that aimed to investigate the social representations
of kindergarten teachers on education for sexuality in pre-school, specifically in the
following dimensions: information sources, information, beliefs, attitudes and behavioral
intentions.
Methodologically, this was a descriptive and quantitative study in which a
questionnaire was administered to a representative sample of 86 kindergarten teachers
in the municipality of Santarém, belonging to public, private and cooperative schools.
More significant results indicate the respondents’ assertion that there is little (in)
formation on the subject in pre-school. Lack of training is perceived by the educators
and leads them to feel insecure to initiate activities and projects in this area. They
consider that some manuals provide theoretical support but unclear information on the
subject. Also the opportunities for education professionals to specialize on matters
related to education for sexuality are scarce. They claim, furthermore, that children who
attend kindergarten, usually ask many questions about sexuality, however, the answers
given are not always adequate due to the insecurity derived, in their view, from the
poor training of kindergarten teachers in this specific area. Furthermore, the surveyed
educators regard education for sexuality as important as other areas and argue that
this should begin to be addressed from pre-school (3-6 years). However, we observed
that this is one of the less common themes in the curriculum projects surveyed. the
family was also perceived as an essential element in education for sexuality, emerging
as first choice of respondents when asked about who is to address this issue with
children.
Description
Keywords
Educação para a Sexualidade Educação e Promoção para a Saúde Educação Pré-Escolar Representações Sociais Sexual Education Health Education and Promotion Kindergarten Social Representations
Citation
Monteiro, N.,Pereira,V. & Piscalho,I. (2010).Educação para a sexualidade:as representações sociais das educadoras de infância.Revista Interacções,14(6),98-119.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação