Mestrados da ESGTS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESGTS by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Competência digital dos profissionais de saúde na formação contínua obrigatória em ambiente e-learningPublication . Leitão, Ângela Márcia Cardoso; Oliveira, Sandra; Loureiro, AnaNa adaptação ao contexto formativo atual, o Centro Hospitalar de Setúbal procurou responder às necessidades formativas dos colaboradores, combinando métodos assentes nas tecnologias da informação e comunicação, exigindo dos profissionais um nível adequado de competência digital, fator determinante para o sucesso da formação O presente estudo tem como objetivo analisar a perceção dos profissionais de saúde sobre a sua competência digital na formação contínua em ambiente e-learning de acordo com variáveis sociodemográficas e conhecer se existem diferenças entre grupos profissionais. Além disso, pretende-se avaliar o impacto da competência digital no sucesso formativo. Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado entre abril e junho de 2024 no Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. Foi aplicado o questionário de autoavaliação de competência digital, baseado no modelo DigComp (Lucas et al., 2022b), a uma amostra de 191 profissionais de saúde e realizada entrevista com focus group, que contou com a participação de 7 profissionais de saúde. A maioria dos profissionais apresenta um nível intermédio de competência digital. No entanto, 35% dos inquiridos classificam-se abaixo do nível esperado, enquanto menos de 2% alcançam níveis avançados. A formação académica demonstrou ser um fator determinante na proficiência digital, ao contrário do tempo de serviço. Médicos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e Enfermeiros apresentam pontuações mais elevadas de competência digital em comparação com outros grupos profissionais. Os resultados sugerem que a idade e o nível de escolaridade influenciam significativamente a competência digital. Profissionais mais jovens e com formação académica mais avançada apresentam melhores níveis de proficiência digital, evidenciando a necessidade de estratégias formativas específicas para diferentes perfis profissionais. A implementação de programas de capacitação digital adaptados às diversas realidades profissionais poderá contribuir para uma melhoria substancial da competência digital no setor da saúde.
- O Futuro do Trabalho:Lições da Pandemia sobre Teletrabalho e Sistemas de Informação, um estudo exploratório em PortugalPublication . Santos, Rui Emanuel Ribeiro dos; Oliveira, Sandra; Nascimento, JoãoA pandemia da COVID-19 impulsionou a adoção massiva do teletrabalho, alterando profundamente a organização do trabalho. Este estudo analisa a perceção dos profissionais sobre o impacto do teletrabalho e o papel dos Sistemas de Informação (SI) na adaptação institucional durante esse período. Com base num inquérito a 1073 profissionais em Portugal, foram analisadas variáveis como produtividade, comunicação, bem-estar e infraestrutura tecnológica. Os resultados indicam elevada aceitação do regime remoto, com destaque para o modelo híbrido como preferência futura. Verificou-se aumento da produtividade e valorização dos SI, mas também desafios como isolamento social, sobrecarga de trabalho e lacunas em cibersegurança. O estudo conclui que o teletrabalho exige políticas organizacionais robustas, liderança adaptada e investimento contínuo em tecnologia, propondo diretrizes para modelos sustentáveis no pós-pandemia.
- Gestão de risco no erro e quase-erro em medicina transfusionalPublication . Pinto, Cecília Teresa Domingues; Ferreira, Regina; Nascimento, FátimaIntrodução: A transfusão de sangue e componentes é uma terapêutica frequente no tratamento de doenças que necessitem da sua reposição. O procedimento recorre a produtos biológicos, pelo que não está imune a riscos e potenciais erros. Cabe à gestão hospitalar encontrar estratégias de mitigação. Objetivos: Identificar erros e potenciais riscos associados ao processo transfusional na área da enfermagem, especificamente: enumerar os tipos de erro, validar a escala RBTKQ e avaliar os conhecimentos dos enfermeiros nos cuidados prestados ao doente transfundido. Metodologias: Foi construída e validada a escala RBTKQ, com base num questionário de Hijji et al. (2012). A investigação é quantitativa, analítica, transversal, numa lógica descritivo-correlacional. A amostra é aleatória simples, constituída por 148 enfermeiros do território português. Na recolha de dados utilizou-se questionário com variáveis sociodemográficas e institucionais/situacionais e a escala RBTKQ. Realizou-se uma Scoping Review sobre erros no processo transfusional hospitalar. Resultados e Conclusões: A escala RBTKQ é adequada aos critérios avaliados. Os participantes mostraram nível de conhecimento moderado (61,57 %) nas várias dimensões analisadas, tendo capacidade para gerir os riscos associados ao processo transfusional. A implementação, de políticas institucionais relacionadas com a transfusão influenciam, positivamente, o seu conhecimento. Os erros reportados no processo transfusional são transversais tanto em Portugal como em estudos internacionais.
- Gestão e avaliação de custos das intervenções assistidas por cães:um estudo esploratório com crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Santos, Sónia Teresa Charrua de Oliveira; Oliveira, SandraObjetivo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo, acerca do impacto das intervenções assistidas com cães (TAC), em crianças com necessidades educativas especiais e verificar que medida a realização de Intervenções assistidas com cães (TAC) em crianças com necessidades educativas especiais tem impacto na redução significativa dos sintomas associados às patologias diagnosticadas nas mesmas, bem como nos custos anuais existentes com o conjunto de terapias realizados no mesmo grupo, após a realização das referida terapias. Métodos: Foi realizado um estudo, tendo por base aa análise dos dados recolhidos dos relatórios efetuados por terapeutas e professores após a realização das Intervenções Assistidas com Cães. Resultados: A evidência dos dados aponta para uma redução significativa dos sintomas associados às patologias diagnosticadas nas mesmas, bem como nos custos anuais existentes com o conjunto de terapias realizados no mesmo grupo, após a realização das referidas terapias. Conclusões: Estes resultados sublinham a importância de continuar a integrar e a avaliar intervenções assistidas com animais em contextos terapêuticos e educacionais. Palavras-chave: Necessidades educativas especiais (NEE), Intervenções Assistidas com Cães (TAC), patologias, custos.
- O impacto da diversidade de género nos órgãos de gestão na performance dos centros hospitalares EPEPublication . Silva, Diana Rafaela Madeira da; Teodósio, JoãoA presente investigação tem como objetivo analisar o impacto da diversidade de género nos órgãos de gestão na performance dos centros hospitalares EPE do Serviço Nacional de Saúde. Os resultados da investigação indicam que a presença de mulheres nos órgãos de gestão dos centros hospitalares EPE não tem impacto significativo na sua performance. Adicionalmente, constata-se que a dimensão do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e dos centros hospitalares EPE afeta positiva e significativamente a performance destas organizações. A escassez de estudos sobre o impacto da diversidade de género na performance dos Centros Hospitalares EPE, destaca a contribuição significativa deste trabalho para a investigação.
- Impacto económico da implementação do patient blood management em pacientes submetidos a cirurgia colorretalPublication . Salvador, Dora Cristina Ferreira; Rosa, SérgioO Patient Blood Management é uma estratégia crucial nos cuidados de saúde, especialmente em pacientes submetidos a cirurgia colorretal. Esta abordagem inovadora visa reduzir transfusões desnecessárias, otimizar a gestão dos componentes sanguíneos e melhorar os desfechos clínicos. O presente estudo analisa o impacto económico da implementação do Patient Blood Management, destacando a redução dos custos hospitalares diretos e indiretos, principalmente através da diminuição do consumo de Concentrado Eritrocitário e do tempo médio de internamento. Os resultados demonstram que o Patient Blood Management contribui significativamente para a sustentabilidade dos serviços hospitalares e para a segurança transfusional, minimizando complicações pós-operatórias. Além das poupanças geradas, esta abordagem enfatiza a necessidade de integrar o Patient Blood Management nos protocolos hospitalares, garantindo uma utilização criteriosa dos recursos sanguíneos. A implementação do Patient Blood Management não só oferece benefícios económicos substanciais, mas também promove uma gestão responsável dos recursos hospitalares, alinhada com as melhores práticas clínicas internacionais.
- Quality in neonatal care:safety checklist validationPublication . Malveira, Ana Cristina Raimundo; Oliveira, Sandra; Dias, Ana Maria GueguésA implementação da Checklist de Segurança do Doente Neonatal (CSDN) tem como objetivo promover uma avaliação rigorosa dos pontos sensíveis e/ou críticos no continuum de cuidados, contribuindo de forma significativa para o clima organizacional, ao incutir um sentido crítico sobre os cuidados prestados aos doentes neonatais nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), potenciando assim a qualidade e a segurança. Este instrumento de qualidade foi concebido para avaliar a conformidade das intervenções de cuidados, assegurando o cumprimento das directrizes, normas e protocolos estabelecidos. Para além disso, define e operacionaliza um conjunto de indicadores de qualidade e segurança neonatal, promovendo uma prática de cuidados consciente e intencionalmente terapêutica, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e a qualidade de vida do doente neonatal e da sua família. Assim, é fundamental dispor de um instrumento que reflicta a complexidade da prática de cuidados na UCIN em toda a sua abrangência e intervenção. Para tal, é essencial chegar a um consenso sobre o seu conteúdo e objetivo, através da validação por peritos na área. A metodologia adoptada inclui a obtenção de feedback e avaliação de peritos em cuidados neonatais no contexto da UCIN. Procura-se uma construção colectiva através do método Delphi, que envolve um conjunto de questionários respondidos sequencial e individualmente pelos participantes (peritos), os quais são analisados e sistematizados pelos investigadores. Posteriormente, é dado um feedback com informação que sintetiza as respostas do grupo aos questionários anteriores, com o objetivo de construir uma resposta colectiva gradual. A aplicação deste método resulta na consolidação de um instrumento cujo desenho está intrinsecamente relacionado com a qualidade e segurança da saúde, bem como promove o desenvolvimento de indicadores de saúde sensíveis às necessidades dos doentes neonatais e suas famílias.
- Quiet Quitting nos enfermeiros do Hospital Distrital de SantarémPublication . Correia, Inês Henriques; Jorge, Nuno; São João, RicardoO Quiet Quitting asume-se como um comportamento organizacional globalmente difundido, particularmente após a pandemia da doença Coronavírus 2019. Caracteriza-se pela falta de comprometimento dos trabalhadores com a organização e pela ausência de esforços adicionais no trabalho, surgindo como uma forma de alcançarem um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de Quiet Quitting dos enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém e suas causas. Para o efeito, foi realizado um estudo populacional, descritivo e transversal, com recurso a uma metodologia quantitativa com base nas respostas de 238 enfermeiros. Os resultados do estudo mostraram que os enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém apresentam um nível médio de Quiet Quitting e que a idade, o nível de escolaridade e o tempo de experiência profissional influenciam este comportamento. Também se verificaram relações entre o nível de Quiet Quitting e fatores pessoais e relacionados com o trabalho.
- O risco psicossocial e o engagement nos profissionais das equipas locais de intervenção precoce da Subcomissão Regional de Lisboa e Vale do TejoPublication . Mendes, Nélia Catarina de Jesus Guido; São João, RicardoA Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho, considera os riscos psicossociais relacionados com o trabalho uma forte ameaça à saúde e segurança dos trabalhadores. O work engagement é um forte preditor de desempenho e produtividade. É essencial dar atenção a estes conceitos e investigar como influenciam a saúde, o bem-estar, e o desempenho dos profissionais integrados nas Equipas Locais de Intervenção Precoce. Esta investigação quantitativa, tem como principais objetivos identificar nestes profissionais: os riscos psicossociais e o engagement; analisar se estes variam em função das características socioprofissionais e sociodemográficas, verificar se existem diferenças nos valores dos domínios do work engagement e por último identificar a existência de relação entre riscos psicossociais e o engagement. Os resultados indicam que o risco psicossocial nos items das exigências cognitivas e das exigências emocionais é elevado. Todos os domínios de saúde e bem-estar apresentam valores de risco médio e os restantes domínios apresentam baixo risco. O nível de engagement total dos profissionais é médio, destacando-se a dimensão da Absorção com elevado engagement. Verificaram-se diferenças no par de domínios Dedicação e Absorção de work engagement. O risco psicossocial global e o engagement encontram-se correlacionados negativamente e são associados quer a variáveis sociodemográficas quer a variáveis socioprofissional.
- As tecnologias ehealth em cirurgia bariátrica e o seu impacto no processo de gestão do tratamento cirúrgico da obesidade, durante a Pandemia COVID-19Publication . Mendes, Cláudia Sofia Orvalho; Zangão, Maria Otília Brites; Carvalho, Manuel GonçalvesNos últimos anos, a saúde digital, ou e-health, tem desempenhado um papel cada vez mais importante na prestação de cuidados de saúde, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Para utentes submetidos a cirurgia bariátrica, cujo acompanhamento póscirúrgico é crucial para o sucesso do procedimento, a utilização de tecnologias de ehealth tornou-se uma ferramenta indispensável. Neste contexto, o acompanhamento por e-health oferece uma solução inovadora e segura para garantir que estes utentes recebam o suporte e os cuidados necessários, mesmo diante das restrições de distanciamento social e das dificuldades de acesso aos serviços de saúde presenciais. A ehealth pode proporcionar uma série de benefícios, incluindo um maior envolvimento dos utentes, um melhor acesso aos cuidados e uma melhor comunicação entre os utentes e os prestadores de cuidados de saúde. Esta dissertação tem como objetivo avaliar de que forma a telemedicina é utilizada em todo o processo de cirurgia bariátrica e de que forma pode influenciar os resultados deste tratamento cirúrgico da obesidade. Esta dissertação destacará a importância das tecnologias e-health na gestão do tratamento cirurgico da obesidade, bem como os seus beneficios no companhamento durante o período da Pandemia COVID-19, explorando as vantagens desta abordagem e os desafios que precisam ser superados para garantir o seu sucesso. Está organizada em dois estudos, sendo um primeiro estudo uma revisão da literatura e o segundo, um estudo observacional de caracter transversal, os quais nos permitiram compreender de que forma a telemedicina poderá ajudar no tratamento destes doentes.