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- Effects of exercise programs on phase angle in older adults: a systematic review and meta-analysisPublication . Martins, Alexandre; Fernandes, Orlando; Oliveira, Rafael; Bilro, Vitor; Lopes, Gabriel; Parraça, José; Raimundo, Armando; Brito, JoãoThe purpose of this study was to review the evidence to determine the effects of exercise programs on phase angle (PhA) in older people.
- Relationships between physical activity frequency and self-perceived health, self-reported depression, and depressive symptoms in spanish older adults with diabetes: a cross-sectional studyPublication . Denche-Zamorano, Angel; Perez-Gomez, Jorge; Barrios-Fernandez, Sabina; Oliveira, Rafael; Adsuar, Jose C.; Brito, JoãoDiabetes is one of the most prevalent noncommunicable diseases in the world. This disease can affect both physical and mental health in the population. This study analyzed the prevalence of Self-Perceived Health (SPH), self-reported depression, and depressive symptoms in comparison with the Physical Activity Frequency (PAF) reported by Spanish older adults with diabetes. A cross-sectional study was carried out with data from 2799 self-reported diabetic participants, all of whom were residents of Spain, aged 50–79 years, and included in the European Health Surveys carried out in Spain (EHIS) both in 2014 and 2020. The relationships between the variables were analysed with a chi-squared test. A z-test for independent proportions was performed to analyze differences in proportions between the sexes. A multiple binary logistic regression was carried out on the prevalence of depression. Linear regressions were performed on depressive symptoms and SPH. Dependent relationships were found between the SPH, self-reported depression, and depressive symptoms with PAF. Most of the very active participants reported a higher prevalence of self-reported depression. Physical inactivity increased the risk of depression, major depressive symptoms, and negative SPH.
- A gestão de processos na administração educacional: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no BrasilPublication . Santos, Eduardo Oliveira dos; Ramos, Pedro Manuel CostaEsta pesquisa tem como objetivo analisar como os processos de trabalho dos colaboradores da educação é desenvolvido no âmbito de duas Pró-Reitorias de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, sendo a Pró-Reitoria responsável pela Administração e a Pró-Reitoria de Ensino. Optou-se por desenvolver um trabalho de abordagem qualitativa, com a utilização do estudo de caso do tipo exploratório como estratégia de pesquisa. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários com perguntas fechadas aos colaboradores em exercício e ainda, a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pela gestão de cada Pró-Reitoria pesquisada. Os resultados foram analisados e interpretados a partir da técnica de análise de conteúdo. Após a análise dos dados buscou-se o aprofundamento nas questões acerca da gestão de processos, na intenção de propor um projeto de intervenção para a posterior aplicação no âmbito do Instituto, centro desta investigação.
- O contributo de uma abordagem interdisciplinar na promoção de aprendizagens matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cruz, Leonor Silva Cardoso Alves da; Martina, Maria ClaraO presente relatório final surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Santarém, e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte visa apresentar e refletir sobre os períodos de Prática de Ensino Supervisionada (estágios), evidenciando as aprendizagens desenvolvidas e o trabalho realizados nos diversos contextos. Na segunda parte, é apresentada a componete investigativa que se centra no contributo de uma abordagem interdisciplinar na promoção de aprendizagens matemáticas. O estudo, de natureza qualitativa, centra-se no trabalho realizado com os alunos de duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente uma turma de 1.º e outra de 4.º ano. A análise dos dados obtidos evidencia os conhecimentos matemáticos específicos, as capacidades matemáticas transversais e as competências transversais gerais desenvolvidas pelos alunos, favorecidas pela abordagem interdisciplinar adotada, apresentando e demonstrando o contributo positivo da abordagem adotada para o processo de aprendizagem dos alunos.
- Caracterização fisiológica, biomecânica e morfológica em ciclistasPublication . Isidoro, Micael Duarte; Louro, HugoEste estudo teve como objetivo comparar os dados fisiológicos de ciclistas juniores de alto nível com ciclistas amadores competitivos e ciclistas profissionais com o mesmo protocolo. A amostra foi constituída por três grupos (jovens, amadores e profissionais) cada um com 10 atletas (N = 30). O protocolo utilizado para comparar os dados fisiológicos foi um teste de níveis de esforço de cinco minutos de incremento em watts, iniciado em 150 watts, 200 watts, 250 watts, 300 watts, 350 watts, 400 watts, 450 watts. Ao final de cada cinco minutos, recolhemos amostras de sangue para o lactato sanguíneo e avaliamos vários parâmetros, como frequência cardíaca, cadência da pedalada, escala subjetiva de esforço, watts médios e watts máximos. Teoricamente, os ciclistas profissionais, pela sua maturidade e por estarem no auge de suas capacidades físicas, são superiores tanto no limiar anaeróbio e aeróbico quanto na relação peso/potência. Como resultado na variável W/kg foram encontradas apenas diferenças entre amadores e profissionais, ꭕ2 KW (2) = 7,814; p = 0,020. Com relação ao lactato, foram encontradas diferenças entre os profissionais -juniores para níveis de 200 W (ꭕ2 KW (2) = 9,641; p = 0,008); 250 W (ꭕ2 KW (2) = 9,991; p = 0,007) e para 300 W ( ꭕ2 KW (2) = 13,079; p = 0,001). Para o limiar aeróbio, o teste K-W de (ꭕ2 KW (2) = 10.400; p = 0,006) detetou diferenças entre profissionais-juniores (p= 0,037) e profissionais-amadores (p = 0,008). Quanto ao limiar anaeróbio, só registámos diferenças entre juniores e profissionais para p = 0,001. Para as correlações no grupo júnior, verificou-se que existe uma correlação forte e significativa (r = 0,821; p = 0,004) entre o determinante do desempenho P/Kg e o número de horas de treino, bem como uma correlação entre o limiar aeróbio e número de quilômetros percorridos por semana (r = 0,654; r = 0,002). Para o grupo amador, a única correlação foi detetada entre limiar aeróbio e intensidade de treino (r = 0,840; p = 0,002). Não houve correlações entre as variáveis no grupo de profissionais. Concluímos que os juniores desta amostra ainda apresentam um desempenho fisiológico inferior aos seus pares profissionais.
- A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Silva, Cláudia Sofia Cabrita da; Martins, Maria Clara; Correia, MarisaA Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) visa apresentar uma perspetiva inovadora de ensino-aprendizagem, baseada na interdisciplinaridade entre as áreas que a sua sigla integra e o mundo real. Este documento divide-se em duas partes. A primeira incide na descrição e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Enquanto a segunda é alusiva à análise das ideias defendidas pela literatura sobre a abordagem STEM e contempla um estudo intitulado “A abordagem STEM no ensino das Ciências e da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. O estudo segue uma abordagem qualitativa e procura compreender de que forma é que as atividades STEM contribuem para as aprendizagens dos alunos, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Matemática. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos participantes, duas entrevistas de grupo focado, uma a priori e outra após a implementação das atividades STEM e uma análise documental das produções dos alunos.
- Oportunidades do espaço exterior nas aprendizagens e no desenvolvimento de crianças em contextos de educação de infância: Uma Revisão da LiteraturaPublication . Ferreira, Patrícia Jorge; Luís, HelenaOportunidades do espaço exterior nas aprendizagens e no desenvolvimento de crianças em contextos de educação de infância: Uma Revisão da Literatura. O presente relatório de estágio, composto por duas partes reflete as observações e experiências que ocorreram durante o percurso de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educação de Santarém. A primeira parte abrange a análise e reflexão do percurso desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão sistemática da literatura que partiu da questão: “Quais as oportunidades do espaço exterior nas aprendizagens e no desenvolvimento de crianças em contextos de educação de infância? Com o objetivo de compreender e sistematizar os benefícios das experiências desenvolvidas em espaço exterior/ambiente natural ao nível do corpo e do sistema sensorial da criança. O estudo envolveu definir um protocolo de investigação em que se estabeleceu três termos de pesquisa, em duas línguas que permitiram delimitar os estudos mais relevantes e atuais dos últimos cinco anos. Com os dados obtidos pode-se verificar, por um lado, os benefícios do contacto com a natureza que o espaço natural oferece, pelas suas características únicas e dinâmicas. Ao nível do corpo, os espaços exteriores/naturais são dos mais benéficos convites ao movimento, revelando benefícios ao nível da saúde e motivação para aprender enfatizada por meio de diversos sentidos que combinados e organizados integram sensorialmente conhecimentos e experiências mais densas desenvolvendo ainda a criatividade e novas formas de entender o mundo.
- A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Botas, Patrícia Isabel Mendes de Oliveira; Seixas, SóniaO presente relatório final de estágio debruça-se sobre a temática da disciplina no Pré Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta os percursos realizados nos diversos estágios, durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Na segunda parte é descrito o percurso investigativo desenvolvido, onde procurei conhecer e compreender os fatores que afetam a manutenção da disciplina e conhecer formas de prevenir ou alterar comportamentos disruptivos. O presente estudo é qualitativo, sendo que o instrumento utilizado foram as entrevistas, para poder conhecer a opinião dos entrevistados sobre o que entendem por (in)disciplina em contexto escolar. Os dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas a educadoras, professoras e alunos do 1.º CEB. Os sujeitos da amostra foram duas educadoras de Creche e uma educadora do Jardim de Infância, três professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo uma delas do 2.º ano, outra do 3.º e outra do 4.º ano e oito crianças do 1.º CEB, todas pertencentes ao 2.º ano de escolaridade. A forma de análise dos dados recolhidos foi realizada através dos procedimentos de Bardin, nomeadamente a identificação das unidades de sentido e a sua categorização em categorias e subcategorias. Após a análise e organização dos dados, verificou-se que não existe uma concordância total entre os discursos dos sujeitos da amostra, existindo algumas discrepâncias. A definição de regras em conjunto com o grupo é importante para que haja um bom funcionamento e relacionamento em sala, sendo também essencial que o educador/professor conheça a sua criança num todo e que saiba agir perante qualquer situação. É de salientar que não existe uma única regra que seja aplicada a uma criança ou a um grupo sobre um determinado tema, pois todas as crianças são diferentes. Portanto, o modo como se atua, como se observa e se está em qualquer lugar, deve ser realizado de forma adequada, calma e correta, independentemente de cada caso em concreto.
- Acolhimento em períodos de transiçãoPublication . Dias, Sara Isabel Fonseca Costa; Seixas, SóniaEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, para obtenção do grau de mestre. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: a caracterização dos estágios realizados e o exercício investigativo sobre o tema “Acolhimento em períodos de transição – do pré-escolar para o 1º Ciclo”. Sabe-se que o papel do educador na creche e no Jardim de Infância (JI) e do professor no 1.º Ciclo, é fundamental no quotidiano das crianças, pois constituem uma figura de referência relevante no momento do acolhimento. Com este estudo procurou-se analisar as estratégias utilizadas por educadores e professores, assim como as vivências e sentimentos das crianças aquando desta transição. Da mesma forma, investigaram-se as perceções dos pais relativamente aos seus filhos. Esta investigação é um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, sendo o instrumento de recolha de dados utilizado, a entrevista. A amostra foi constituída por vinte participantes: educadoras, professoras, alunos do 1.º Ciclo e Encarregados de Educação. Através deste estudo, concluiu-se que as docentes valorizam o momento da transição e desenvolvem estratégias para o facilitar. Por outro lado, alguns pais mencionam não sentir esforço por parte dos contextos educativos para auxiliar neste processo e as crianças referem sentir algum receio, ansiedade e nervosismo ao saber que vão frequentar a escola.
- As histórias infantis no ensino e aprendizagem da matemática: perceções e práticas dos educadores e professoresPublication . Damas, Sara Marques; Santos, RaquelO atual relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em dois grandes grupos. A primeira parte é referente ao percurso experienciado ao longo das práticas de ensino supervisionadas em creche, jardim de infância e 1.º CEB – 1.º e 4.º anos. A segunda parte contempla a componente investigativa, assumindo-se como um estudo qualitativo cujo fim é compreender a perceção dos profissionais de educação sobre a utilização de histórias infantis para desenvolver aprendizagens matemáticas. Os resultados obtidos foram recolhidos através de um questionário e envolveu 237 participantes (educadores a exercer em jardim de infância e professores do 1.º CEB). Através dos dados recolhidos, concluiu-se que a utilização das histórias infantis para promover aprendizagens matemáticas é uma estratégia bem vista pela maioria dos profissionais de educação de Portugal.
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