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- A gestão de processos na administração educacional: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no BrasilPublication . Santos, Eduardo Oliveira dos; Ramos, Pedro Manuel CostaEsta pesquisa tem como objetivo analisar como os processos de trabalho dos colaboradores da educação é desenvolvido no âmbito de duas Pró-Reitorias de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, sendo a Pró-Reitoria responsável pela Administração e a Pró-Reitoria de Ensino. Optou-se por desenvolver um trabalho de abordagem qualitativa, com a utilização do estudo de caso do tipo exploratório como estratégia de pesquisa. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários com perguntas fechadas aos colaboradores em exercício e ainda, a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pela gestão de cada Pró-Reitoria pesquisada. Os resultados foram analisados e interpretados a partir da técnica de análise de conteúdo. Após a análise dos dados buscou-se o aprofundamento nas questões acerca da gestão de processos, na intenção de propor um projeto de intervenção para a posterior aplicação no âmbito do Instituto, centro desta investigação.
- O contributo de uma abordagem interdisciplinar na promoção de aprendizagens matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cruz, Leonor Silva Cardoso Alves da; Martina, Maria ClaraO presente relatório final surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Santarém, e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte visa apresentar e refletir sobre os períodos de Prática de Ensino Supervisionada (estágios), evidenciando as aprendizagens desenvolvidas e o trabalho realizados nos diversos contextos. Na segunda parte, é apresentada a componete investigativa que se centra no contributo de uma abordagem interdisciplinar na promoção de aprendizagens matemáticas. O estudo, de natureza qualitativa, centra-se no trabalho realizado com os alunos de duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente uma turma de 1.º e outra de 4.º ano. A análise dos dados obtidos evidencia os conhecimentos matemáticos específicos, as capacidades matemáticas transversais e as competências transversais gerais desenvolvidas pelos alunos, favorecidas pela abordagem interdisciplinar adotada, apresentando e demonstrando o contributo positivo da abordagem adotada para o processo de aprendizagem dos alunos.
- Caracterização fisiológica, biomecânica e morfológica em ciclistasPublication . Isidoro, Micael Duarte; Louro, HugoEste estudo teve como objetivo comparar os dados fisiológicos de ciclistas juniores de alto nível com ciclistas amadores competitivos e ciclistas profissionais com o mesmo protocolo. A amostra foi constituída por três grupos (jovens, amadores e profissionais) cada um com 10 atletas (N = 30). O protocolo utilizado para comparar os dados fisiológicos foi um teste de níveis de esforço de cinco minutos de incremento em watts, iniciado em 150 watts, 200 watts, 250 watts, 300 watts, 350 watts, 400 watts, 450 watts. Ao final de cada cinco minutos, recolhemos amostras de sangue para o lactato sanguíneo e avaliamos vários parâmetros, como frequência cardíaca, cadência da pedalada, escala subjetiva de esforço, watts médios e watts máximos. Teoricamente, os ciclistas profissionais, pela sua maturidade e por estarem no auge de suas capacidades físicas, são superiores tanto no limiar anaeróbio e aeróbico quanto na relação peso/potência. Como resultado na variável W/kg foram encontradas apenas diferenças entre amadores e profissionais, ꭕ2 KW (2) = 7,814; p = 0,020. Com relação ao lactato, foram encontradas diferenças entre os profissionais -juniores para níveis de 200 W (ꭕ2 KW (2) = 9,641; p = 0,008); 250 W (ꭕ2 KW (2) = 9,991; p = 0,007) e para 300 W ( ꭕ2 KW (2) = 13,079; p = 0,001). Para o limiar aeróbio, o teste K-W de (ꭕ2 KW (2) = 10.400; p = 0,006) detetou diferenças entre profissionais-juniores (p= 0,037) e profissionais-amadores (p = 0,008). Quanto ao limiar anaeróbio, só registámos diferenças entre juniores e profissionais para p = 0,001. Para as correlações no grupo júnior, verificou-se que existe uma correlação forte e significativa (r = 0,821; p = 0,004) entre o determinante do desempenho P/Kg e o número de horas de treino, bem como uma correlação entre o limiar aeróbio e número de quilômetros percorridos por semana (r = 0,654; r = 0,002). Para o grupo amador, a única correlação foi detetada entre limiar aeróbio e intensidade de treino (r = 0,840; p = 0,002). Não houve correlações entre as variáveis no grupo de profissionais. Concluímos que os juniores desta amostra ainda apresentam um desempenho fisiológico inferior aos seus pares profissionais.