Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A organização de grupos/turmas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Martins, Cristiana Sofia dos Santos; Cardona, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico na Escola Superior de Educação de Santarém. Apresenta uma reflexão das aprendizagens adquiridas ao longo dos dois anos de mestrado, com especial foco nas Práticas de Ensino Supervisionadas e num estudo que realizei sobre os grupos/turmas com diferentes idades/anos de escolaridade. Com este estudo analisei o que dizem docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público, sobre a forma como é feita a organização das turmas, com a preocupação de estudar aspetos positivos e dificuldades que decorrem desta organização, assim como as estratégias de trabalho utilizadas para uma resposta diferenciada às necessidades de cada criança de cada grupo/turma. A existência de grupos/turmas de diferentes idades/anos de escolaridade é cada vez maior no nosso país, realidade que preocupa muitos docentes. Assim, procurei estudar esta problemática pensando no meu futuro profissional como educadora/professora.
- O processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gregório, Carolina Isabel Ferreira; Cardona, Maria JoãoA transição entre ciclos de ensino é descrita pela literatura como um acontecimento de vida que pode ser problemático e desencadear situações de tensão e de fragilidade nas crianças e nas suas famílias. Assim, a adaptação da criança aos novos problemas e desafios vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como da qualidade das experiências vividas na escola de acolhimento. Por isso, professores e pais/encarregados de educação concordam que os momentos de transição devem ser muito bem pensados, de modo a realizarem-se de forma harmoniosa (Bento, 2007). Este relatório final está organizado em três partes: na primeira é feita uma síntese dos diferentes estágios realizados, onde são descritos os vários contextos e experiências vividas, sendo também realizada uma autoavaliação do percurso de aprendizagem; na segunda parte é apresentado uma pesquisa que emergiu de questões vivenciadas nos estágios, onde se analisou o processo de transição entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico; por fim, na terceira e última parte são descritas algumas considerações finais referentes a toda esta experiência. Como referido anteriormente, a presente investigação teve como propósito conhecer a problemática do processo de transição das crianças entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, num centro escolar, percecionada pelas crianças, respetivos pais/encarregados de educação e docentes. Para o efeito, a pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso e, por isso, recorreu-se à realização de entrevistas às crianças e docentes de ambos os ciclos de ensino e à aplicação do inquérito por questionário aos respetivos pais/ encarregados de educação. Apontou-se para uma metodologia que, apesar de ter contado com indicadores quantitativos, assumiu forte preocupação interpretativa, com o intuito de atingir uma maior profundidade de análise dos processos de pensamento e de ação dos intervenientes na transição escolar. Dos resultados obtidos foi possível inferir que a transição entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico era preparada no interior de cada ciclo de ensino e que as crianças se sentiam, na generalidade, confiantes e preparadas. Esta evidência é também confirmada pelos pais e pelos docentes. No entanto, apesar dos docentes reconheceram que a articulação entre ciclos de ensino promove uma maior continuidade e proporciona uma melhor adaptação, verifica-se que ainda há trabalho a fazer para um melhor desenvolvimento das práticas de articulação que na generalidade são promovidas entre a educação pré-escolar e a escola.
- Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediênciaPublication . Alberto, Carla Almoster; Marques, RamiroO presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no primeiro ciclo do ensino básico – 3º e 4º anos que por sua vez se encontra integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e tem como vista a obtenção do grau de mestre. Este divide-se em três principais capítulos. O primeiro apresenta os diversos locais de estágio vivenciados, bem como as experiências ultrapassadas ao longo dos mesmos. A apresentação destes é fulcral no que diz respeito ao percurso percorrido para a definição do tema tratado no presente relatório. Já o segundo capítulo descreve as principais questões orientadoras, assim como a metodologia utilizada e o processo de recolha de dados. Passando pela realização de questionários a educadores e professores que demonstraram a sua opinião em relação à desobediência infantil em pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo é fundamental no sentido de completar toda a fundamentação teórica apresentada no relatório demonstrando segundo os participantes as principais causas para a desobediência na escola, as situações mais frequentes da mesma e os fatores de diminuição deste comportamento. Por fim, o último capítulo expõe todas as considerações finais sobre o relatório, as implicações do estudo para a prática e os principais fatores para estudos futuros.