Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-14"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humanaPublication . Félix, Marta Alexandra Marques; Barroca, CéliaO presente relatório de investigação apresentado incide no trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em contextos de Creche e de Jardim de Infância na cidade de Santarém. No decorrer desse período, várias foram as questões que foram surgindo e, a certa altura, constatando que a Educação Artística é essencial para o desenvolvimento global do ser humano, considerámos que esta dever-se-á implementar desde a primeira infância e contemplar todos os graus de ensino do percurso escolar. Para responder a este facto, implementámos um projeto (“A floresta: do real ao imaginário”) visando a abordagem de algumas formas de Arte a crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos num jardim de infância da rede pública de Santarém, cujo principal objetivo era o desenvolvimento de capacidades criativas e imaginativas, valorizando quer a dimensão lúdica, quer a dimensão artística do Jogo Dramático/Teatro e das Artes Visuais, essencialmente. De forma a que o Projeto de intervenção se tornasse num objeto de estudo e também num instrumento de reflexão sobre uma prática pedagógica, a investigação-ação teve um caráter descritivo, baseado numa metodologia do tipo qualitativo. As entrevistas semiestruturadas realizadas à Educadora Cooperante e ao grupo de crianças com quem foi implementado o Projeto, possibilitaram, a par da observação direta e dos registos diários, dar resposta aos objetivos que pretendíamos alcançar com esta investigação: compreender o impacto que o Projeto teve no grupo, perceber a relevância da Educação Artística para as crianças, assim como a relevância que lhe é atribuída pelos/as educadores/as e, ainda, compreender de que modo é que as Artes poderão contribuir para aumentar os níveis de envolvimento e bem-estar das crianças. De modo a alargarmos essas conclusões, foram ainda realizadas mais três entrevistas semiestruturadas a Educadoras de Infância, evidenciando existir algumas lacunas no que diz respeito à dimensão artística das Artes e ao próprio conhecimento sobre cada linguagem artística mas reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento de diversas capacidades nas crianças. Por fim, sustentámos as conclusões do nosso estudo baseando-nos nas investigações de diversos autores consagrados, evidenciando o papel da Educação Artística para o desenvolvimento pleno do ser humano. Mas, para que este desenvolvimento seja possível, é essencial que a criança esteja motivada e envolvida na atividade. As Artes são, por si só, excelentes indutores de motivação e envolvimento. Cabe ao/à Educador/a proporcionar a cada criança momentos artísticos onde a dimensão lúdica e a dimensão artística sejam sempre contemplados.
- Postural Control in Preschool Children with Developmental Coordination Disorder, in Sitting Position During a Functional TaskPublication . Mercê, Cristiana; Branco, Marco A. C.; Seabra, Ana Paula; Catela, DavidThe developmental coordination disorder is a motor disorder that affects 5 to 6% of children at school-age. The postural control deficit is one of the most prevalent problems affecting 73 to 87% of these children. The present research aims to analyze and compare postural control in probable (p-DCD) and at- risk of developmental coordination disorder children and in typical children in a sitting position during a functional task. p-DCD children were tendentially less recurrent, less periodic, simpler and more regular. These children oscillated more and faster in conditions with visual information; with a visual focus they had more stability and oscillated less and slowler campared to the baseline; without visual information they reduced their oscillations and velocity and become less recurrent, periodic, stable and simpler, possibly freenzing more degrees of freedom in order to respond to absence of external information. p-DCD seem to be more dependent on external stimulus like visual information to auto organize their own balance. The greater the task’s complexity, the lesser and slower their oscillations were but also more recurrent and periodic. Despite oscillating, more and faster in all conditions and being tendentially more recurrent and periodic, in risk children revealed a behaviour pattern similar to typical in both variables. p-DCD, at-risk and typical children reveal the same manner of action without visual information, less and slower oscillations. Most likely, the problem with p-DCD is not in motor control, but on perception-action cycles’ effectivness; and, where stimulation must be focused.