Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Educação inclusiva no ensino primário guineensePublication . Sanhá, Buli; Piscalho, IsabelA escola inclusiva constitui uma matéria atual no mundo e na Guiné-Bissau. Este estudo exploratório-descritivo e de natureza qualitativa concretizado num estudo de casos múltiplos visou conhecer os progressos e desafios da educação inclusiva no ensino primário guineense. Centrou-se intencionalmente, em duas escolas assumidamente inclusivas numa comunidade de Bissau, recorrendo a entrevistas semidiretivas a dois Diretores Gerais do Ministério de Educação na Guiné-Bissau, a dois Diretores das escolas inclusivas, a quatro professores, a quatro encarregados de educação e a um representante dos alunos. Como principais resultados foi possível conhecer perspectivas sobre a inclusão/exclusão da criança com necessidades específicas no ensino primário guineense; Identificar mecanismos e estratégias de inclusão escolar; saber como têm os pais/encarregados das crianças com deficiências lidado com esta situação no ambiente familiar e na comunidade; e perspetivar o papel dos agentes educativos no processo de inclusão escolar das crianças com necessidades específicas no ensino primário guineense. Como principal conclusão, emerge a urgência de educar e formar para a consciencialização da população sobre a importância da inclusão, sobretudo, a inclusão escolar nas diversas comunidades de Bissau.
- Tuberculose infantil em Portugal contributo da gestão para o novo paradigma de vacinação BCGPublication . Sobral, Ana Lúcia Trabulo; Ferreira, Quirina; Oliveira, SandraIntrodução: A Tuberculose infantil é um problema de saúde pública que tem vindo a aumentar em Portugal e na europa é o segundo país com a incidência (100 mil/habitantes) mais alta. A vacina BCG reduz as formas graves de tuberculose infantil, todavia em 2016 deu-se a mudança do paradigma vacinal, passando de universal a seletiva. Objetivos: analisar a evolução da tuberculose infantil verificando os efeitos inerentes à mudança de paradigma vacinal e identificar determinantes que estejam a contribuir para o seu aumento. Metodologia: método quantitativo e qualitativo em duas fases do estudo. Conclusão: o aumento da tuberculose dos 0 - 5 anos está relacionado com a não toma da BCG e com a falha na identificação de crianças de risco, embora seja necessário mais tempo para avaliar o real impacto da mudança de paradigma vacinal. Sugere-se melhor interligação e partilha de informação entre as organizações adequando estratégias a cada região.
- Importância da relação entre a escola e a família no processo de ensino-aprendizagem das crianças: o papel do educador social na escola enquanto mediador dessa relaçãoPublication . Martins, Jéssica Sofia Pedro; Dias, Paulo; Silva, Perpétua SantosA presente dissertação aborda a questão da importância da relação entre a escola e a família no processo de ensino-aprendizagem das crianças, procurando também perceber o papel do Educador Social na escola enquanto mediador dessa relação. Este trabalho corresponde a um estudo de caso realizado numa escola do ensino básico, no distrito de Santarém. Face ao objeto de estudo da dissertação, o tema foi devidamente contextualizado, apresentando-se, assim, o conceito de família e a sua importância na educação. Do ponto de vista teórico, foi também apresentado o papel do educador social como mediador no contexto escolar. Metodologicamente, procedeu-se a um estudo de natureza mista, à vez qualitativa ou quantitativa, em função dos objetivos de estudo, tendo para isso sido realizada observação direta e indireta, nomeadamente, inquérito por questionário e por entrevista. Os principais resultados deste estudo foram que, nesta escola em específico, de uma maneira geral, os pais procuram acompanhar o progresso dos seus filhos na escola. Todos os envolvidos consideram que a relação entre a escola e a família é imprescindível, existindo uma boa comunicação e atividades que a escola realiza em conjunto com a família. Relativamente à educadora social, conclui-se que esta tem um papel ativo sendo uma interlocutora privilegiada na ligação entre a escola e a família. Concluímos que com a participação dos pais na escola, as crianças sentem-se mais motivadas e por essa razão a relação entre a escola e a família torna-se relevante para o processo de ensino-aprendizagem das crianças e que a educadora social tem um papel ativo na escola.