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- Evasão escolar: análise das causas da evasão escolar no curso Técnico em Administração do Proeja, no Campus Gama do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Sousa, Luciana Mendes de; Galinha, SóniaA evasão escolar faz parte de uma realidade da história da educação brasileira, principalmente, no que se refere ao Programa Nacional de Integração Profissional com a educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar os causas da evasão na concepção dos alunos evadidos e dos professores do Programa bem como identificar o que a escola tem feito para diminuir o abandono escolar no curso técnico em Administração do PROEJA do Instituto Federal de Brasília Campus Gama, referente a turma de 2015/1. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer a opinião dos alunos evadidos a respeito do curso e também, a opinião dos professores do curso que pertencem a essa instituição. Como percurso metodológico adotou-se o estudo de caso de natureza exploratória e interpretativa, com enfoque quali-quantitativo e delineamento de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados a cinco alunos desistentes e cinco professores que fazem parte do curso, como também foi realizado a entrevista semi-estruturada com o diretor geral e o diretor de ensino. Tomou-se como referencial teórico a história da educação dos jovens e adultos no Brasil; a institucionalização do PROEJA; o legado de Paulo Freire e a importância do paradigma da complexidade para essa modalidade de ensino, isto por entender-se que novos enfoques epistemológicos e metodológicos fazem- se necessários para a perenidade dessa política. Os resultados obtidos na investigação foi possível identificar na concepção dos alunos que uma das possibilidade para redução da evasão escolar no curso técnico em Administração do PROEJA do Instituto Federal de Brasília Campus Gama, seria a realização de mudança no horário do curso voltado a realidade do aluno trabalhador, como também a implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Básico poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. As percepções dos professores e dos administradores participantes da pesquisa sobre o evasão não se afastam daquelas percebidas pelos alunos, na visão dos professores e dos administradores esses são uns dos fatores também determinantes para a evasão. Logo os resultados obtidos nesta investigação contribuem para uma intervenção numa abordagem sistêmica e institucional.