Escola Superior de Desporto
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- Os objectivos do patrocinio ao desporto - Estudo em pequenas e médias empresas das sub-regiões da lezíria e do médio tejoPublication . Silva, A.Debaixo da influência da economia aberta e da imensa quantidade de produtos no mercado, o aumento do consumo tem-se desenvolvido a um ritmo assinalável. As empresas oferecem os seus produtos e serviços perante uma competição empresarial cada vez maior, encorajando os consumidores a comprarem, sempre cada vez mais. Para uma adequada oferta dos produtos e serviços, as empresas comunicam com os seus públicos, através de uma política de comunicação de vital importância para a concretização dos objectivos da empresa. Pela política de comunicação, e por meio do processo de fornecimento de informação da empresa para o exterior, procura-se influenciar opiniões, expectativas, atitudes, formas de comportamento e decisões de compra dos consumidores/público, no sentido de alcançar os objectivos comerciais de cada produto ou serviço. Estes objectivos económicos-comerciais das empresas consistem essencialmente no aumento do volume de vendas e no aumento da quota de mercado. Desde sempre, muitas empresas exercitam uma política de comunicação, na qual todos os consumidores são indiferenciadamente bombardeados com massas imensas de informação. Outras há, que adoptam um caminho mais directo ao segmento de mercado desejado.
- Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formaçãoPublication . Sequeira, Pedro“Coaching is communication. Every act of coaching requires you to communicate. Successful coaches are masterful communicators.” Martens (1997) As características do Treinador, a sua formação e experiência, assim como as qualidades físicas, técnicas, psicológicas, entre outras, dos Atletas, são determinantes no sucesso desportivo e na relação pedagógica em Desporto. A relação pedagógica, entre Treinador e Atleta, irá influenciar tudo aquilo que se passa antes, durante e após o treino. São muitos os factores inerentes à relação pedagógica, no entanto, existe um que é preponderante em qualquer tipo de relação, seja ela pedagógica ou não, que é a comunicação. A arte de saber comunicar poderá influenciar, positiva ou negativamente, a prestação de um Atleta. Para Martens (1997), não chega aos Treinadores apenas dominar o envio, o conteúdo e a parte verbal, mas também a recepção, a parte não verbal e a parte psicológica de uma comunicação. O Feedback é um dos instrumentos que o Treinador utiliza para comunicar com o Atleta no processo da relação pedagógica. É através do Feedback que o Atleta tem possibilidades de evoluir em termos psicomotores, pois só assim é que ele obtém informações acerca das suas prestações.Será que o Treinador está apto a emitir Feedbacks apropriados? Sabe quando os utilizar e quais as suas consequências? Será que o Treinador tem uma formação desportiva e pedagógica que influencie positiva ou negativamente a prescrição de Feedbacks? A investigação científica tem se debruçado sobre o Feedback mais ao nível da Educação Física e dos seus profissionais. Mas assim como é importante o Feedback no desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física, também o parece ser durante os treinos desportivos. Afinal, em ambos os casos, o Feedback tem o mesmo objectivo: auxiliar os Atletas/Alunos a desenvolverem as suas habilidades psicomotoras. Os estudos sobre o Feedback costumam apenas abordar a sua utilização durante o treino ou a aula de Educação Física. Actualmente, a investigação tem abordado, não só aquilo que se passa durante a fase interactiva, o treino ou a aula, mas também aquilo que ocorre antes e depois da fase interactiva. Este estudo pretende, não só abordar a análise multidimensional do Feedback em situações de treino de Andebol, nos escalões de formação, mas também analisar o que os Treinadores pensam antes do treino. Iremos, também, aproveitar para confrontar Treinadores com duas formações distintas, ao nível universitário e ao nível federativo, como forma de verificar qual a influência da formação dos Treinadores num instrumento tão importante como parece ser o Feedback. O estudo deste tema parece-nos de grande importância, na medida que permitirá abordar e aprofundar o estudo sobre o Feedback em situação de treino desportivo, ao mesmo tempo que permitirá introduzir uma nova perspectiva na abordagem ao Feedback – são as decisões tomadas antes da emissão dos Feedbacks.Pretendemos, com este estudo, contribuir para a pesquisa sobre a utilização do Feedback, no treino nos escalões de formação, e sobre o pensamento do Treinador antes do treino. Para além disto, pretendemos também contribuir para a análise da influência da formação profissional no processo ensino-aprendizagem.
- Formação de Treinadores DesportivosPublication . Sarmento, Pedro; Rosado, António; Rodrigues, José
- Efeitos crónicos do exercício físico combinado na de metabolismo de repouso de homens com doença das artérias coronáriasPublication . Bento, TeresaEsta investigação reporta a uma população de indivíduos com DAC. Dadas as dificuldades de acesso e manutenção deste tipo de população em programas de treino com horários e locais de treino muito específicos, o número de indivíduos que permaneceu no estudo ao longo dos dois anos não é muito elevado. Assim, as conclusões desta investigação não poderão ser extrapoláveis para o universo de doentes das artérias coronárias em geral, mas a populações de características semelhantes àquelas que aqui são descritas. Por outro lado, uma vez que os indivíduos que constituem a amostra da presente investigação estão integrados há cerca de um ano num programa de treino, também as suas taxas de modificação das variáveis em estudo poderão não ser tão elevadas quanto uma intervenção com a duração de 2 anos poderia supor.
- O uso do instrumento e o estudo do comportamento motorPublication . Catela, DavidQueremos agarrar uma pequena esfera enfiada num pequeno orifício e os nossos dedos não cabem. Como tirar a esfera? Recorremos a uma pinça. A pinça vai permitir-nos retirar a esfera do orifício, mas vai alterar as nossas referências corporais. A pinça prolonga-se para lá dos limites dos nossos dedos, a parte que dela servir para "agarrar" a esfera tem dimensões e um atrito diferentes das polpas dos nossos dedos. A percepção que temos do peso e da textura da esfera faz-se já não directamente através da nossa pele mas indirectamente através da pinça. Já não temos que decidir quantos dedos usar mas a que distância devemos parar. Podemos mesmo alcançar o objecto se ele estiver mais afastado de nós, como se de facto ele não estivesse. Incorporaremos nós o instrumento no nosso corpo, como se passássemos a possuir um outro eu corporal? De tão óbvio e trivial, o uso do instrumento não tem sido alvo da devida atenção. Neste texto identificaremos primeiro o que consideramos ser um instrumento e usar um instrumento. Seguidamente faremos uma análise de estudos que de um modo directo ou indirecto abordaram o desenvolvimento motor, a aprendizagem motora e/ou o controlo motor de instrumentos. Finalmente reflectiremos sobre questões metodológicas para o estudo do uso do instrumento.
- A formação do treinador de futebol: análise de competências, modelos e necessidades de formaçãoPublication . Costa, João PauloO estudo pretende identificar as percepções dos treinadores de futebol e dos dirigentes desportivos acerca do perfil de competências específicas dos treinadores, acerca das suas necessidades de formação bem como caracterizar as suas perspectivas relativamente à formação inicial e contínua, verificando a influência de variáveis como a idade, o nível de escolaridade, tipo de formação, experiência profissional, nível e anos de prática como atleta, comparando, ainda, as percepções de dirigentes e de treinadores. Participaram no estudo 116 Treinadores e 50 Dirigentes, tendo-se, para o efeito, construído e aplicado um questionário. O questionário foi objecto de validação. Os dados foram tratados através de estatística descritiva e inferencial, nomeadamente X2 e Análise da Variância (ANOVA). O estudo descreve características gerais dos treinadores, a sua formação, o perfil de competências desejado, as condições de acesso percebidas como adequadas, as entidades que entendem ser responsáveis pela formação inicial, as estratégias de formação contínua que valorizam, as necessidades de formação e as características do treinador que consideram justificadas e as fontes de conhecimento profissional percepcionadas pelos inquiridos. No Perfil de competências percepcionado pelos treinadores, o nível de escolaridade é o grande diferenciador. A experiência profissional e as restantes variáveis introduzem pouca variabilidade. Os treinadores sentem maiores necessidades de formação nas áreas “Técnica e Táctica”, “Equipamentos e Tecnologias” e a “Metodologia do Treino”. A percepção das necessidades de formação é independente dos grupos de treinadores e as variáveis que as determinam são, dominantemente, a idade e o nível de escolaridade. Os treinadores valorizam mais as competências que estão directamente relacionados com as suas tarefas diárias e com a sua actividade pedagógica, e por seu lado, os dirigentes atribuem uma maior valorização às competências relacionadas com as questões sociais, regulamentares e de gestão do treinador, não se notam diferenças significativas ao nível da percepção e valorização das diferentes variáveis. - This study intends to identify the perceptions of soccer coaches and sport directors concerning the profile of specific professional skills and competencies and its educational needs of initial and continuous professional training. The study characterizes their perspectives about initial and continuous education, verifying the influence of variables as age, academic level, type of formal training, professional experience and level and years of practice as athlete. We compare, also, the perceptions of coaches and directors. 116 coaches and 50 directors participated in the study. We constructed and applied a questionnaire. The questionnaire was submitted to expert validation. The data had been treated through descriptive and inferential statistics, namely X2 and ANOVA. The study describes general coaches characteristics, its formal professional training, the profile of skills they see as desired, there perceived conditions of training access, the organizational entities they understand able to be responsible for the initial formation, the strategies of continuous education they value, the professional education needs and deficiencies and the sources of professional knowledge. Academic Level was the skill and competencies profile great differentiator. All other variables introduced little variability in the perceived profile. Coaches’ great’s educational needs were "Technique and Tactic", "Equipment and Technologies" and “Training Methodology ", in a technical approach to the profession, valuing immediate and practical professional skills. The professional perceived needs were determined by age and academic level. Between coaches and directors there were some significant differences. Coaches values more skills that were related with their daily tasks and their pedagogical activity and directors attribute a bigger valuation to the abilities related with social matters, management skills and sport rules and regulation knowledge.