Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
320.57 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
“Coaching is communication. Every act of coaching requires you to
communicate. Successful coaches are masterful communicators.”
Martens (1997)
As características do Treinador, a sua formação e experiência, assim como as
qualidades físicas, técnicas, psicológicas, entre outras, dos Atletas, são determinantes no
sucesso desportivo e na relação pedagógica em Desporto.
A relação pedagógica, entre Treinador e Atleta, irá influenciar tudo aquilo que se
passa antes, durante e após o treino.
São muitos os factores inerentes à relação pedagógica, no entanto, existe um que é
preponderante em qualquer tipo de relação, seja ela pedagógica ou não, que é a
comunicação.
A arte de saber comunicar poderá influenciar, positiva ou negativamente, a
prestação de um Atleta.
Para Martens (1997), não chega aos Treinadores apenas dominar o envio, o
conteúdo e a parte verbal, mas também a recepção, a parte não verbal e a parte
psicológica de uma comunicação.
O Feedback é um dos instrumentos que o Treinador utiliza para comunicar com o
Atleta no processo da relação pedagógica.
É através do Feedback que o Atleta tem possibilidades de evoluir em termos
psicomotores, pois só assim é que ele obtém informações acerca das suas prestações.Será que o Treinador está apto a emitir Feedbacks apropriados? Sabe quando os
utilizar e quais as suas consequências? Será que o Treinador tem uma formação
desportiva e pedagógica que influencie positiva ou negativamente a prescrição de
Feedbacks?
A investigação científica tem se debruçado sobre o Feedback mais ao nível da
Educação Física e dos seus profissionais. Mas assim como é importante o Feedback no
desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física, também o parece ser durante os
treinos desportivos. Afinal, em ambos os casos, o Feedback tem o mesmo objectivo:
auxiliar os Atletas/Alunos a desenvolverem as suas habilidades psicomotoras.
Os estudos sobre o Feedback costumam apenas abordar a sua utilização durante o
treino ou a aula de Educação Física. Actualmente, a investigação tem abordado, não só
aquilo que se passa durante a fase interactiva, o treino ou a aula, mas também aquilo
que ocorre antes e depois da fase interactiva.
Este estudo pretende, não só abordar a análise multidimensional do Feedback em
situações de treino de Andebol, nos escalões de formação, mas também analisar o que
os Treinadores pensam antes do treino.
Iremos, também, aproveitar para confrontar Treinadores com duas formações
distintas, ao nível universitário e ao nível federativo, como forma de verificar qual a
influência da formação dos Treinadores num instrumento tão importante como parece
ser o Feedback.
O estudo deste tema parece-nos de grande importância, na medida que permitirá
abordar e aprofundar o estudo sobre o Feedback em situação de treino desportivo, ao
mesmo tempo que permitirá introduzir uma nova perspectiva na abordagem ao
Feedback – são as decisões tomadas antes da emissão dos Feedbacks.Pretendemos, com este estudo, contribuir para a pesquisa sobre a utilização do
Feedback, no treino nos escalões de formação, e sobre o pensamento do Treinador antes
do treino. Para além disto, pretendemos também contribuir para a análise da influência
da formação profissional no processo ensino-aprendizagem.
Description
Dissertação elaborada sob orientação do Professor
Doutor José de Jesus Fernandes Rodrigues, com
vista à obtenção do grau de Mestre em
Gestão da Formação Desportiva,apresentada à Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, 1998.