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- A formação do treinador de futebol: análise de competências, modelos e necessidades de formaçãoPublication . Costa, João PauloO estudo pretende identificar as percepções dos treinadores de futebol e dos dirigentes desportivos acerca do perfil de competências específicas dos treinadores, acerca das suas necessidades de formação bem como caracterizar as suas perspectivas relativamente à formação inicial e contínua, verificando a influência de variáveis como a idade, o nível de escolaridade, tipo de formação, experiência profissional, nível e anos de prática como atleta, comparando, ainda, as percepções de dirigentes e de treinadores. Participaram no estudo 116 Treinadores e 50 Dirigentes, tendo-se, para o efeito, construído e aplicado um questionário. O questionário foi objecto de validação. Os dados foram tratados através de estatística descritiva e inferencial, nomeadamente X2 e Análise da Variância (ANOVA). O estudo descreve características gerais dos treinadores, a sua formação, o perfil de competências desejado, as condições de acesso percebidas como adequadas, as entidades que entendem ser responsáveis pela formação inicial, as estratégias de formação contínua que valorizam, as necessidades de formação e as características do treinador que consideram justificadas e as fontes de conhecimento profissional percepcionadas pelos inquiridos. No Perfil de competências percepcionado pelos treinadores, o nível de escolaridade é o grande diferenciador. A experiência profissional e as restantes variáveis introduzem pouca variabilidade. Os treinadores sentem maiores necessidades de formação nas áreas “Técnica e Táctica”, “Equipamentos e Tecnologias” e a “Metodologia do Treino”. A percepção das necessidades de formação é independente dos grupos de treinadores e as variáveis que as determinam são, dominantemente, a idade e o nível de escolaridade. Os treinadores valorizam mais as competências que estão directamente relacionados com as suas tarefas diárias e com a sua actividade pedagógica, e por seu lado, os dirigentes atribuem uma maior valorização às competências relacionadas com as questões sociais, regulamentares e de gestão do treinador, não se notam diferenças significativas ao nível da percepção e valorização das diferentes variáveis. - This study intends to identify the perceptions of soccer coaches and sport directors concerning the profile of specific professional skills and competencies and its educational needs of initial and continuous professional training. The study characterizes their perspectives about initial and continuous education, verifying the influence of variables as age, academic level, type of formal training, professional experience and level and years of practice as athlete. We compare, also, the perceptions of coaches and directors. 116 coaches and 50 directors participated in the study. We constructed and applied a questionnaire. The questionnaire was submitted to expert validation. The data had been treated through descriptive and inferential statistics, namely X2 and ANOVA. The study describes general coaches characteristics, its formal professional training, the profile of skills they see as desired, there perceived conditions of training access, the organizational entities they understand able to be responsible for the initial formation, the strategies of continuous education they value, the professional education needs and deficiencies and the sources of professional knowledge. Academic Level was the skill and competencies profile great differentiator. All other variables introduced little variability in the perceived profile. Coaches’ great’s educational needs were "Technique and Tactic", "Equipment and Technologies" and “Training Methodology ", in a technical approach to the profession, valuing immediate and practical professional skills. The professional perceived needs were determined by age and academic level. Between coaches and directors there were some significant differences. Coaches values more skills that were related with their daily tasks and their pedagogical activity and directors attribute a bigger valuation to the abilities related with social matters, management skills and sport rules and regulation knowledge.
- Manual 1ªclasse e Caderno de AtividadesPublication . Cardona, Maria João; Galveias, Fátima; Fonseca, Ana; Camacho, George; Bento, Maria de Jesus; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Barroca, Célia; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual escolar 1ª classe em São Tomé e Princípe.
- Sugestões pedagógicas 1ª classePublication . Cardona, Maria João; Galveias, Fátima; Fonseca, Ana; Pagarete, Maria José; Bento, Maria de Jesus; Camacho, George; Reis, Pedro; Barroca, Célia; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual de sugestões pedagógicas para a 1ª classe do sistema educativo de São Tomé e Príncipe.
- Quartolas e fragmentos de madeira de carvalho no envelhecimento de vinhos tintosPublication . Clímaco, M. C.; Rodrigues, José
- Sugestões pedagógicas 4ª classePublication . Cardona, Maria João; Galveias, Fátima; Fonseca, Ana; Pagarete, Maria José; Camacho, George; Bento, Maria de Jesus; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Barroca, Célia; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual de sugestões pedagógicas para a 4ª classe do sistema educativo de São Tomé e Príncipe.
- Fertilidade de solos afectados por práticas de silvicultura intensiva : 2. Efeitos da gestão dos resíduos de abate e da sua composição química nas dinâmicas do P, Ca, Mg e KPublication . Azevedo, António; Madeira, M.; Hilário, L.; Marques, P.Os efeitos da gestão dos resíduos de abate (folhas, cascas, raminhos e ramos) e da sua composição química nas dinâmicas do P, Ca, Mg e K, foram estudados em plantações de Eucalyptus globulus, instaladas em Arenossolos na região Centro de Portugal. Os tratamentos consistiram na redistribuição dos resíduos de abate na superfície do solo (S) e na sua incorporação por gradagem (I). A mobilidade dos nutrientes foi, de um modo geral, K>Mg>P>Ca, tendo este padrão sido verificado, quer em relação aos tratamentos, quer em relação às diferentes componentes dos resíduos de abate. No final de estudo, os resíduos dos tratamentos apresentavam uma proporção remanescente de P, Mg e K semelhante e que era, respectivamente, de 51, 27 e 10%. A proporção remanescente de Ca no tratamento S (63%) era, todavia, de cerca do dobro da do tratamento I. A libertação de P, Mg e K foi de, respectivamente, 8, 44 e 128 Kg ha-1, tendo no tratamento S ocorrido uma libertação de Ca de cerca de 156 Kg ha-1. À excepção dos ramos e apenas no caso particular do P, todas as componentes de abate funcionaram como fonte de Ca, Mg e K. Os resultados sugerem que a calendarização do corte e a data de replantação das árvores deverá ser ponderada, o mesmo acontecendo com a fertilização nos primeiros anos de plantação, que não deverá trazer benefícios.
- Sugestões pedagógicas 3ª classePublication . Cardona, Maria João; Galveias, Fátima; Fonseca, Ana; Pagarete, Maria José; Camacho, George; Bento, Maria de Jesus; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Barroca, Célia; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual de sugestões pedagógicas para a 3ª classe do sistema educativo de São Tomé e Príncipe.
- Aplicações da rastreabilidade genética na fileira de produção suínaPublication . Carolino, M. I.; Vicente, António; Gama, Luis
- Sugestões pedagógicas 2ª classePublication . Cardona, Maria João; Galveias, Fátima; Fonseca, Ana; Pagarete, Maria José; Camacho, George; Bento, Maria de Jesus; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Barroca, Célia; Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual de sugestões pedagógicas para a 2ª classe do sistema educativo de São Tomé e Príncipe.
- Do jardim de infância à escola:estudo longitudinal duma coorte de alunosPublication . Rodrigues, IsabelAo entrar para a escola a criança vê-se confrontada com novos problemas e desafios cada vez mais complexos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas exigências vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como da qualidade das experiências actuais vividas na escola. O estudo longitudinal que se sintetiza pretende contribuir para a reflexão sobre os problemas que resultam da falta de articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico. A investigação foi conduzida em duas etapas: na primeira pretendeu-se analisar as diferentes expectativas de educadoras de infância e de professoras do 1ºciclo face ao percurso escolar das crianças que transitam do jardim de infância para a escola; numa segunda etapa, seguimos a trajectória escolar de uma coorte de 30 crianças, sinalizadas no fim da frequência da educação pré-escolar em termos de provável sucesso ou insucesso na escola. O princípio organizador do trabalho foi a comparação dos critérios de sucesso escolar de educadoras de infância e de professoras do 1º ciclo. A par da constatação de um percurso escolar de sucesso para a grande maioria das crianças em estudo, sublinha-se a existência de diferenças nas qualidades mais ou menos valorizadas nas crianças que sustentam diferentes práticas em cada uma das etapas.