Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.37 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório apresenta o estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia. Teve como objectivo verificar e perceber de que forma a plataforma Moodle pode ser um meio para a aprendizagem colaborativa e ao mesmo tempo um complemento aos modelos de aprendizagem da Matemática no 1º CEB, em particular na Escola EB1 de Asseiceira do Agrupamento de Marinhas do Sal. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo (anexo 3).
Assim propusemo-nos avaliar a usabilidade e entender as potencialidades educativas da plataforma Moodle, tentar compreender a motivação dos alunos para um modelo de aprendizagem colaborativa a partir desta plataforma e, ainda, efectuar uma análise comparativa entre o trabalho das aulas tradicionais e as aulas recorrendo à plataforma Moodle procurando enquadrar os resultados num modelo de tratamento estatístico que nos ajude a extrair resultados que permitam interpretações ao estudo efectuado no âmbito da Investigação-Acção (action research) realizada.
Antes de entrar no primeiro capítulo iremos apresentar a justificação do estudo de forma a melhor compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das plataformas de e-Learning em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.
A partir deste enquadramento abordaremos os objectivos a que nos propomos e a forma como este relatório é apresentado.
Description
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia
Keywords
TIC 1º ciclo do ensino básico aprendizagem ensino da matemática Moodle